pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

5 dicas para triunfar numa entrevista telefónica

Uma entrevista por telefone pode parecer um primeiro passo mais informal num processo de recrutamento, no entanto, trata-se de uma oportunidade extremamente valiosa para assegurar que o candidato passa para a fase seguinte do processo. 

O nosso conselho? Trate este passo com tanta seriedade como trataria uma entrevista final. Na Robert Walters, vemos os candidatos subvalorizar repetidamente a importância do seu desempenho em entrevistas telefónicas, o que lhes pode custar a sua continuação no processo de recrutamento. 

Acertar neste primeiro passo é crucial. Além disso, criar uma boa ligação com os recursos humanos pode dar um suporte à sua candidatura. Pelo contrário, uma conversa telefónica menos brilhante pode cancelar o processo antes de este começar realmente.  

Assim, antes de pegar no telefone, leia os nossos cinco principais conselhos para fazer com que a sua próxima entrevista telefónica seja um sucesso:

1 – Remova as distracções 

Pode ser difícil fazer uma entrevista telefónica para um posto específico no contexto do seu emprego actual e responsabilidades diárias. É extremamente importante estar num ambiente livre de distracções durante um telefonema – nada desconcentra mais a sua linha de raciocínio do que colegas de trabalho a ouvir as suas conversas privadas, ou empregados de café a gritar os pedidos uns para os outros. Assim, vá para uma sala em que possa estar à vontade, só, e sente-se de costas para a janela, tirando notas durante a conversa – isto pode realmente ajudar na concentração.  

2 – Transmita confiança e energia

O entrevistador vai analisar as suas capacidades de comunicação através da forma como se apresenta ao telefone. Deve transparecer motivação e aptidão para o posto, talvez mais ainda do que numa entrevista presencial, pois o seu tom de voz e aquilo que diz são o único elemento que o entrevistador tem nesta fase para avaliar o candidato. O entrevistador vai ainda analisar as suas competências interpessoais e julgar a sua aptidão para trabalhar em equipa. 

Procure ter uma atitude positiva de quem é capaz de fazer as coisas acontecer. E, decididamente, não demonstre qualquer tipo de negatividade ou frustração face ao seu posto actual, caso exista. Foque-se, pelo contrário, nas oportunidades e sucessos que teve. Demonstre optimismo e entusiasmo, e não tenha medo de destacar os seus êxitos profissionais, desde que não pareça presunçoso. E, ainda que o entrevistador não o possa ver, sorria enquanto fala e vista uma roupa com que se sinta confiante – pode não se ver, mas transmite-se pela sua energia. Levante-se durante a chamada se sentir que não está a conseguir manter o mesmo ritmo sentado. 

3 – Mostre interesse e envolvimento

Faça perguntas específicas, demonstrando que tem realmente vontade de aprender mais sobre a empresa e o posto. Enquadre estas perguntas na pesquisa que já fez sobre as funções do posto e organização, e não deixe que os nervos ou a vergonha sejam confundidos com desinteresse. Mesmo que pareça forçado, reitere o seu interesse em continuar no processo antes de terminar o telefonema. E não se esqueça de enviar um email de agradecimento depois, procurando começar o processo de marcação da próxima conversa ou entrevista. 

Na Robert Walters, vemos os candidatos subvalorizar repetidamente a importância do seu desempenho em entrevistas telefónicas, o que lhes pode custar a sua continuação no processo de recrutamento 

4 – Prepare a sua história 

Tenha uma cópia do seu CV à frente durante o telefonema, pois é a única entrevista em que o pode fazer sem problemas. Prepare-se para conseguir explicar a sua carreira profissional e académica com datas certas e referências sem hesitar. Prepare também alguns cenários possíveis de perguntas em que possa responder com projectos em que tenha trabalhado, iniciativas que liderou ou problemas que resolveu. Tome nota de alguns elementos-chave para ser mais fácil de transmitir as suas ideias sem se confundir, e para poder adaptar melhor as suas respostas às perguntas específicas. Vale a pena treinar estes exemplos, pois vai acabar por utilizá-los em qualquer entrevista por telefone ou pessoal. 

5 - Motive-se

Procurar trabalho pode ser um processo desmoralizante e frustrante, mas não deixe o desapontamento afectar o seu entusiasmo por novas oportunidades. Leia frases motivacionais, reveja algumas passagens do seu autor preferido, assista a uma TED Talk ou a um filme que o deixe com boas energias, ou peça um discurso motivacional a um amigo antes da entrevista. Tudo isto pode fazer a diferença na sua disposição durante a chamada, e o entusiasmo sente-se, mesmo pelo telefone. 

É importante lembrar-se sempre que ser rejeitado depois de uma entrevista não se trata de um reflexo das suas capacidades pessoais ou profissionais. Aliás, o mais provável é ter de enfrentar mais desapontamentos e rejeições de emprego do que ofertas ao longo da sua carreira. É normal. Foque-se naquilo que pode mesmo controlar, como a sua atitude, e aproveite o feedback recebido para a próxima entrevista telefónica ou presencial. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como potenciar os primeiros 5 minutos da sua entrevista

Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes

Ler mais

5 conselhos para superar uma entrevista por competências

As empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c

Ler mais

Descubra 11 perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Embora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas. Preparar respostas claras e organizadas às p

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.