Estratégias de talento sustentável - Women in Business

Duas mulheres sorriem

À medida que a escassez de talento se agudiza, torna-se cada vez mais necessário desenvolver as líderes empresariais do futuro para oferecer estratégias de talento mais sustentáveis.

As empresas que investem no seu talento interno por vezes se esquecem-se de abordar a questão problemática das várias mulheres que abandonam a força de trabalho, e de estas continuarem a não estar bem representadas nos cargos mais altos de muitas organizações.

O que podem as empresas fazer para atrair e manter o talento das mulheres?

O nosso informe “Estratégias de talento sustentável – Women in Business” (2018), baseado num questionário realizado a 800 mulheres profissionais em Espanha e Portugal, revela a eficácia de algumas estratégias para dar mais poder às mulheres no local de trabalho, analisando temas como mentoring, liderança e flexibilidade laboral, procurando ainda decifrar o que as mulheres entendem por carreira de sucesso.

63% das mulheres inquiridas acredita que optar por uma medida de conciliação familiar travou ou vai travar a sua projeção profissional

Posições de liderança

As mulheres inquiridas pensam que as políticas que asseguram a diversidade de género na direção das empresas é um dos fatores mais importantes para fomentar esta mesma diversidade em posições diretivas ou de liderança. Além disso, 1 em cada 2 mulheres considera que o compromisso com a igualdade de oportunidades é maior em companhias com maior presença feminina nos órgãos diretivos.

Políticas de comunicação sobre diversidade

81% das mulheres acredita que é muito importante dispor de uma estratégia clara de comunicação sobre a diversidade de género no seu local de trabalho, e 75% opina que deveriam existir políticas de educação e formação sobre a diversidade de género nas organizações.

Estratégias de aquisição de talento

Cerca de metade das mulheres indicou que a sua principal prioridade na carreira profissional é ter um trabalho gratificante e satisfatório. Além disto, uma melhoria salarial e um melhor desenvolvimento profissional são os fatores principais que as mulheres mais têm em conta para uma mudança de trabalho, o que apresenta desafios e oportunidades para as empresas no momento de criação das suas estratégias de aquisição de talento.

Atraiu o talento – como mantê-lo?

63% das mulheres inquiridas acredita que optar por uma medida de conciliação familiar travou ou vai travar a sua projeção profissional de alguma forma. Assim, é importante as organizações darem apoio aos empregados que decidem ter filhos, sendo este um fator essencial para a retenção de talento, já que 90% das mulheres classifica a opção de flexibilidade laboral para as pessoas com filhos como importante ou muito importante. Do mesmo modo, mais de metade das mulheres inquiridas mudaria de trabalho se lhe oferecessem uma melhor política de maternidade.

Futuras líderes

As mulheres inquiridas consideram que o mais importante para as ajudar a alcançar o sucesso individual são os programas de desenvolvimento profissional, tais como os programas de capacitação personalizados. Igualmente, 75% considera que programas de mentoring são uma estratégia eficaz para promover a diversidade de género em cargos de liderança.

Ao fomentar as políticas de igualdade e diversidade, promovendo programas de mentoring, que sublinham a importância de uma formação contínua, e permitindo uma maior flexibilidade laboral, as empresas terão acesso a mais e melhores fontes de talento, contribuindo assim para o crescimento do negócio.

Tem uma oferta de emprego que gostaria de publicar, ou precisa de conselhos de contratação? Fale connosco.

banner seta azul néon - enviar oferta

Envie-nos a sua
oferta de emprego 

Read more »

Veja os nossos conselhos de contratação

banner 2 mulheres sentadas - conselhos contratação
Read more »

Empowering Women in the Workplace 

banner empowering women in the workplace
Read more »

Pesquisa Salarial Europeia 2019  

banner salary survey
Read more »

Contacte-nos 

banner ponte azul iluminada - contacto
Read more »