Como gerir entrevistas de grupo?

Entrevista de grupo com risos

Tem de entrevistar vários candidatos para a vaga que abriu na sua empresa, e decidiu fazer uma dinâmica de grupo para conhecer vários em simultâneo. Sabe que assim vai facilitar o processo de pré-seleção para o posto que quer preencher, contudo sente-se inseguro sobre como gerir uma entrevista com tantas pessoas.

As entrevistas de grupo devem ser feitas de forma organizada e pensada, porque são mais difíceis de conduzir do que as entrevistas individuais. Arrisca-se a selecionar candidatos menos indicados para o cargo que abriu se não estiver a prestar atenção, e deixar passar algum que seria uma estrela no papel.

Como não quer que isso aconteça, deixamos-lhe aqui algumas dicas para aplicar quando realizar entrevistas em grupo que irão facilitar o processo:

1. Informe os candidatos

Uma das etapas mais importantes quando opta por realizar dinâmicas de grupo é informar os candidatos de que a primeira fase do processo vai ser essa.

Muitas pessoas consideram as entrevistas de grupo um pouco intimidantes, e até assustadoras, por isso o melhor é deixar que os candidatos saibam logo que possível como vai ser a dinâmica, para lhes dar a oportunidade de se prepararem para este tipo de entrevista.

2. Planeie

A última coisa que quer é sentir-se mal-preparado perante um grupo de potenciais colegas de trabalho, certo? Planeie tudo com antecedência, preparando uma lista de perguntas, dinâmicas ou tarefas que incentivem uma discussão aberta apropriada para a vaga que abriu. Desta forma, será mais fácil identificar os candidatos que comunicam de forma clara e profissional, observar como se comportam em equipa, e como raciocinam.

Os cenários ou casos práticos para os candidatos resolverem também são uma excelente maneira de entender como estes abordariam problemas do mesmo tipo numa situação real no local de trabalho.

3. Apresente os entrevistadores

É melhor realizar uma entrevista em grupo com mais do que um entrevistador. Isto irá permitir que todos os candidatos sejam observados – se fosse apenas uma pessoa a tratar de tudo, poderia não conseguir ter muita atenção a um candidato forte.

Assim, quando chegar o momento da entrevista de grupo, comece por apresentar cada entrevistador com detalhes específicos, incluindo a sua posição e formação, de que forma os candidatos selecionados poderiam potencialmente trabalhar com eles, e qualquer outra informação relevante.

4. Permita que os candidatos se apresentem

Depois de uma breve introdução, e da apresentação dos entrevistadores, comece a dinâmica de grupo pedindo a cada candidato que se apresente. Desta forma, todos terão a oportunidade de se familiarizarem com o grupo e de ganharem confiança para a atividade seguinte.

Para ser menos aborrecido, em vez de pedir para indicarem apenas os seus nomes e formação, peça mais algum pormenor interessante. Por exemplo,  qual seria a sua viagem de sonho, ou o que gostam de fazer no tempo livre?

5. Vá variando as suas questões

Embora algumas perguntas sejam inevitavelmente iguais para todos os entrevistados, tente fazer uma a duas perguntas únicas por candidato.

Uma vez que muitas das perguntas já terão sido respondidas várias vezes antes de todos os candidatos terem hipótese de o fazer, quando finalmente chega a sua vez, é possível que já não se lembrem de mais nada original para dizer, o que pode dar a impressão de serem candidatos menos fortes do que são na realidade.

Ao fazer perguntas únicas, é mais fácil de observar e analisar cada pessoa, mesmo as que têm a desvantagem de responder em último lugar.

As entrevistas de grupo devem ser feitas de forma organizada e pensada, porque são mais difíceis de conduzir do que as entrevistas individuais. Arrisca-se a selecionar candidatos menos indicados para o cargo que abriu se não estiver a prestar atenção, e deixar passar algum que seria uma estrela no papel.

6. Incentive as perguntas dos candidatos

Certifique-se de que deixa tempo para responder às perguntas dos candidatos, no final ou quando achar apropriado. Assim, é possível estabelecer comparações entre todos os entrevistados mais facilmente. Os candidatos com boas perguntas revelam interesse e boa preparação, destacando-se dos demais.

7. Tome notas

Gostou mesmo da Maria, ou será que o nome dela era Marta? Tomar notas é imperativo ao realizar entrevistas em grupo para conseguir guiar-se, e recordar-se do que se passou mais tarde. Caso contrário, arrisca-se a chamar o candidato errado para uma segunda entrevista...

Assegure-se de que escreve logo os nomes de todos os candidatos que estiveram presentes de forma a recordar-se de quem era quem. Pode desenhar o plano da sala, ou como estavam sentados, desde que consiga lembrar-se de como foi a dinâmica. Escreva também alguma coisa para cada candidato, pontos positivos e negativos, ou ideias-chave que queira memorizar.

Seguindo estes passos, a entrevista de grupo tem tudo para correr bem, e no final já terá conseguido identificar os candidatos mais fortes que poderão passar para a fase seguinte. Já está mais próximo de contratar o candidato ideal para a sua vaga!

Depois da entrevista de grupo, tem os seus melhores candidatos para entrevistas individuais? Saiba como conduzir uma entrevista individual

Tem uma oferta de emprego que gostaria de publicar, ou precisa de conselhos de contratação? Fale connosco.

 

 

banner salary survey

Solicite uma cópia 
da Pesquisa Salarial Europeia 

Read more »

Envie-nos uma oferta de emprego 

banner bolas de luz - enviar oferta emprego
Read more »

Ver mais conselhos de contratação 

banner bolas de luz desfocadas - conselhos contratação
Read more »

10 conselhos para contratar novos funcionários 

banner seta de lâmpadas - artigo conselhos de contratação
Read more »

Entre em contacto
connosco 

banner luzes da cidade - contacto
Read more »