Descubra a técnica STAR para responder a entrevistas por competências

mulher com telefone

Vimos o que são perguntas por competências, e alguns conselhos para lhes poder responder, criando impacto. Neste artigo, apresentamos uma resposta-exemplo a uma pergunta específica deste tipo, estruturada com a técnica STAR: situação, tarefa, ação e resultado. 

Como responder a uma pergunta por competências

Veja a sua resposta a uma pergunta por competências como uma espécie de história muito focalizada. Qualquer boa história tem uma personagem de quem gostamos – neste caso, é você. 

A personagem tem um desafio para cumprir, ou encontra-se numa situação complicada. De seguida, tem de embarcar numa viagem e tomar decisões ou ações para encontrar a resposta, e geralmente ganhar uma boa lição de vida no processo. Isto é a estrutura base que pode aplicar na história que quer contar para responder a este tipo de perguntas. E, para o seu grande final, foque-se no resultado positivo que você ajudou a atingir, e resuma o que aprendeu neste processo. 

Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR.

Para tornar a sua história mais credível e fácil de outra pessoa se poder identificar, acrescente detalhes específicos com toques pessoais (mas sempre focado no ponto a que quer chegar, sem divagar). 

E não tenha medo de se mostrar numa luz menos perfeita nalguns momentos: tal como em muitos filmes ou livros, as coisas tendem a piorar para o herói antes de voltarem a correr bem, e demonstrar como ultrapassou os obstáculos que lhe apareceram, independentemente de estes serem internos ou externos, dão ainda mais valor e poder à história, criando impacto no ouvinte.

Estruture a sua resposta para conseguir os melhores resultados

Seja uma estrela a contar histórias – uma ótima maneira de recordar como estruturar a sua resposta a perguntas por competências é utilizar a técnica STAR

  • Situação – explique o contexto, o seu papel e o potencial desafio que você e a sua empresa estavam a enfrentar;
  • Tarefa – que tarefa específica puseram à sua responsabilidade para ajudar a empresa a ser bem-sucedida ao enfrentar o desafio?
  • Ação – que ações decidiu tomar, e porquê? De que maneira foram essas ações recebidas pelos seus chefes e colegas de trabalho?
  • Resultado – qual foi o resultado das suas ações? Que diferença conseguiu fazer? O que aprendeu?

Resposta-exemplo – técnica STAR

Pergunta: “Conte-nos uma situação em que tenha tido de tomar a iniciativa e liderar para benefício da empresa”

Resposta: “Quando comecei o meu trabalho atual, observei que tínhamos uma dificuldade recorrente em conseguir os relatórios de novos clientes assinados a tempo, uma vez que estes tinham de ser pessoalmente aprovados por um diretor específico. Este diretor era considerado intimidante e pouco disponível, pelo que estávamos permanentemente a deixar passar prazos importantes. 

Fiz então uma auditoria aos nossos processos de aprovação existentes, e identifiquei todos os potenciais riscos e falhas. Com isto, concluí que apenas um certo tipo de relatórios precisava realmente de um nível tão sénior de aprovação, pelo que delegar estas aprovações noutros managers, dando-lhes mais poder e responsabilidade, ajudaria a diminuir a pressão no sistema. 

Pediram-me para apresentar a proposta ao diretor em questão, o que foi um pouco assustador. Expliquei que entregar os relatórios aos clientes depois dos prazos estabelecidos apresentava um grande risco para o negócio. Quando concluí com a nova abordagem proposta, o executivo deu-me os parabéns pelo meu esforço e disse que estava há muito tempo à procura de uma forma de delegar algumas das suas responsabilidades de forma a tornar o funcionamento da empresa mais eficaz. 

Como resultado, uma versão modificada do meu processo foi introduzida quase imediatamente, e os colegas de trabalho comentaram que o processo de produção é muito mais eficiente agora. 

Com esta experiência, aprendi que, se queremos fazer uma mudança positiva, é importante ver além de personalidades individuais, e construir um caso convincente que toda a gente vai querer apoiar. E, se quiser apontar um problema, as pessoas vão ter muito mais vontade de o escutar se também tiver uma ideia para o solucionar.” 

Descarregue agora o nosso guia completo para entrevistas para ser bem sucedido em todas as fases do processo de recrutamento. 

luzes desfocadas

Conselhos
de carreira 

Read more »

Guia completo para entrevistas de emprego 

capa guia entrevistas
Read more »

Compare o
seu salário  

Cidade com luzes desfocadas ao longe
Read more »

Ofertas
de emprego 

seta neon azul
Read more »

Subscreva os nossos 
alertas de emprego 

Read more »