A oportunidade ideal

pessoas andando numa estação

Já não sente qualquer tipo de entusiasmo pelo seu emprego atual e precisa de um novo desafio na sua vida? Se já decidiu que é hora de mudar, pense no que realmente pretende no próximo passo antes de avançar. Deixamos-lhe alguns conselhos:

Auto-Avaliação

Antes de mais, uma auto-avaliação é fundamental, embora seja muitas vezes esquecida quando se começa a pensar em procurar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. 

Avaliar o que se aprendeu no último desafio demora algum tempo: os pontos fortes, os pontos de desenvolvimento, e as áreas em que é preciso melhorar. Pense no tipo de cargo que o atrai e que tipo de empresa se pode interessar pelo seu conjunto de capacidades e competências específicas - isto irá ajudá-lo a articular-se melhor com as consultoras de recrutamento especializado, que podem fazer o seu currículo chegar aos empregadores que lhe interessam para o seu próximo desafio.

Refletir sobre o seu conjunto de capacidades também irá ajudá-lo a preparar melhor o seu marketing pessoal. É importante que consiga demonstrar como as suas capacidades e realizações o destacam em relação aos outros.

Pesquisa

Fale com consultoras de Recursos Humanos sobre o mercado atual, e procure perceber quais os setores que estão a recrutar e quanto tempo o processo de recrutamento demora. Peça algumas informações acerca dos salários e inscreva-se para receber alertas de emprego que correspondam aos seus critérios e funções escolhidas.

Escolha uma consultora para se registar 

Procure uma consultora já estabelecida, especializada e reconhecida no mercado.  Embora seja bom registar-se em mais do que uma consultora, é importante evitar que o seu currículo seja enviado mais de uma vez à mesma empresa por consultoras diferentes. Pergunte à sua consultora quais os benefícios de se registrar exclusivamente no seu site – as melhores enviarão o seu currículo de forma próativa aos seus melhores clientes e também terão como alvo principal várias outras organizações importantes.

Networking

Com um bom networking não está apenas a permitir o acesso ao mercado “invisível” de trabalho: está a criar uma vantagem real sobre outros candidatos. A sua rede de contactos deve incluir qualquer pessoa que o possa ajudar na procura de emprego ou numa mudança de carreira. A sua rede pode incluir colegas de trabalho, chefes, colegas de associações empresariais e amigos. Use ferramentas como o LinkedIn para ampliar a sua rede.

Pesquisar sites de ofertas

Veja quais são os sites de emprego que estão dirigidos especificamente para o setor em que trabalha. Uma vez identificados, use mecanismos de procura para localizar ofertas que correspondam à sua área, cargo, remuneração e localização. E não desespere se não aparecer a oferta ideal imediatamente - é preciso alguma calma e paciência. 

Sempre que fizer uma candidatura, insista com a empresa - envie email a avisar que se candidatou e a apresentar-se, telefone a perguntar pelo processo de recrutamento, e procure descobrir quem está responsável pela vaga que lhe interessa para estabelecer contacto diretamente. Desta forma, revela interesse e entusiasmo pela posição, podendo aumentar as suas probabilidades de ser chamado para uma entrevista e, consequentemente, de conseguir o cargo que deseja.

Manter-se atualizado acerca das notícias sobre o seu setor 

Seja qual for a área em que trabalha, é fundamental entender as questões que afetam a sua profissão ou setor, pois uma visão mais ampla vai colocá-lo à frente de outros candidatos. Estude o mercado, leia notícias, veja o que se passa - afinal, nunca se sabe o que lhe podem perguntar numa entrevista, e se quer trabalhar num setor específico, convém conhecê-lo o melhor possível.

Boa sorte!

 

Está à procura de emprego? Fale connosco

banner seta azul - alertas emprego

Subscrever alertas
de emprego  

Read more »

Ver mais conselhos
de carreira 

banner bolas de luz desfocada - conselhos de carreira
Read more »

Contacte-nos para  
aconselhamento profissional 

banner telhado de vidro azul - contacto
Read more »

Compare o seu 
salário 

banner grupo jovens sorridentes - salary survey
Read more »

Veja as últimas
ofertas de emprego 

banner telhado azul ripas - ofertas emprego
Read more »