A importância de um MBA na sua carreira

grupo de pessoas reunidas em um escritório

No mercado atual, não é fácil encontrar um fator diferenciador. Os profissionais mais experientes que estejam à procura de posições de chefia ou cargos mais operacionais, geralmente consideram fazer um MBA para desenvolver as suas capacidades e ganhar uma vantagem competitiva em relação aos seus “concorrentes”. Mas estes programas são realmente importantes?

A primeira consideração a fazer é de que um MBA não oferece um resultado instantâneo; trata-se de uma qualificação que consome o seu tempo e dinheiro, não sendo, portanto, indicado para toda a gente. Cristiano Aron, Diretor da Robert Walters Portugal, afirma: “Uma qualificação de MBA tem seu valor, mas os profissionais que pretendem fazer este curso precisam de estar no momento certo das suas carreiras. Profissionais recém formados ou ainda em cargos muito juniores, geralmente não desfrutam tanto do peso desta qualificação. Quem decidir fazê-lo deve entender que muita da aprendizagem será feita fora das salas de aula.”

Pontos-chave do valor acrescentado de um MBA:

Os professores são excelentes contactos

Em muitas business schools, alguns dos professores são profissionais líderes de mercado que têm ou tiveram um papel importante em organizações blue chip. Outros devem ter feito parte do start up de empresas nos mais diversos setores. Ter estes indivíduos como contactos, pode ser extremamente valioso para o desenvolvimento da sua carreira.

Participação em eventos

Nestes cursos terá a oportunidade de participar em seminários, painéis de discussão e workshops aos quais provavelmente não teria acesso se não fosse pelo MBA. Estas experiências não só abrirão a sua mente para novas ideias, como também podem ser uma excelente oportunidade de networking e para conhecer profissionais importantes em vários setores.

Os colegas são também uma boa oportunidade de networking

As salas de um MBA estão cheias de pessoas que procuram melhorar os seus conhecimentos, avançar nas suas carreiras e alcançar excelentes resultados. Como estarão todos juntos, há uma sensação de companheirismo que não acontece noutras situações. Essa proximidade pode gerar relacionamentos profissionais excepcionais fora das salas de aula, que podem ser utilizados para progressões de carreira.

Ter um MBA aumenta a credibilidade enquanto profissional 

Apesar de algumas pessoas dizerem que o que realmente importa é o que se conquistou no “mundo real”, não há dúvida de que ter um MBA proporciona um grau maior de credibilidade. Receber esta qualificação é uma realização por si só, mas também indica um determinado grau de expert na sua área e de que tem um determinado nível de compromisso, dedicação e ética de trabalho. Este acréscimo de credibilidade pode ser exatamente o que precisa para desenvolver a sua carreira.

Terminar um MBA deixá-lo-á mais apto para assumir funções de liderança

Nem todos os líderes ou executivos de negócios têm um MBA. No entanto, é possível que seja mais fácil assumir ou ser considerado para funções de lideranças quando se tem um certificado de MBA. Enquanto estiver a fazer o seu programa de masters,  irá estudar liderança, negócios e filosofias de gestão que poderão ser aplicadas a quase todas as posições dentro da direcção da empresa.

Um MBA trará melhores oportunidades financeiras

Apesar de nem todos receberem salários maiores, diversos estudos estatísticos sugerem que os profissionais com um certificado de MBA podem aumentar o seu potencial de remuneração.

Em conclusão, não há dúvida de que um curso de MBA pode ajudar sua carreira, mas é importante avaliar se está na altura certa para aproveitar o programa ao máximo, disponibilidade para investir nos estudos e verbas para os pagar.  

Veja aqui como redigir um bom CV

 

Subscrever

alertas de emprego 

Read more »