Como escrever uma boa carta de apresentação

homem com caneta

Uma carta de apresentação bem escrita e com bom aspeto é tão importante como o seu CV para uma candidatura de emprego.

Muitas vezes, os responsáveis de recursos humanos nas empresas nem olham para cada candidatura mais do que um minuto, pelo que a sua carta de apresentação ou cover letter é uma excelente oportunidade para chamar a atenção e se destacar dos restantes candidatos. 

Fazer uma boa pesquisa sobre o seu potencial empregador, e perder algum tempo a personalizar a sua carta de apresentação, assegurando que o seu conteúdo é interessante para o manager de recursos humanos, podem fazer uma diferença significativa na forma como a sua candidatura é recebida e avaliada.

Conhecimento é essencial

Na carta de apresentação, pode expandir aquilo que sabe sobre a companhia. Assim, faça uma boa pesquisa sobre a mesma, e veja bem a descrição das funções da oferta de emprego a que se está a candidatar antes de começar a escrever, incorporando depois algumas dessas informações no corpo do texto.

Fazer uma boa pesquisa sobre a empresa demonstra iniciativa e revela que está realmente interessado no negócio. Por outro lado, esta investigação permite ao candidato perceber o estilo e voz da empresa, facilitando assim a inclusão de terminologia correta e consistente com a companhia na sua carta.

A sua carta de apresentação ou cover letter é uma excelente oportunidade para chamar a atenção e se destacar dos restantes candidatos

Dirija a sua carta a uma pessoa concreta

A última coisa que quer é que a sua carta e CV vão parar à pessoa errada, ou que não cheguem a ninguém. Se se está a candidatar a um anúncio de emprego, a pessoa de contacto deve estar listada, pelo que a sua carta se deve dirigir especificamente a ela.

No entanto, se nenhuma pessoa aparecer listada como contacto, pode sempre dirigi-la ao manager ou supervisor do departamento para onde se está a candidatar. Faz toda a diferença dirigir-se a alguém em concreto em vez de escrever uma abertura genérica, que é para todos, logo para ninguém em particular – além disso, demonstra que se preocupou em pesquisar quem são as pessoas dentro da empresa, e isso causa sempre boa impressão.

Não se limite a copiar o seu CV

A sua carta de apresentação é a sua oportunidade de expandir o conteúdo do seu CV. Assim, não repita a sua lista de qualificações e experiência: opte antes por comentar como contratá-lo poderia acrescentar valor diretamente à empresa.

Uma boa maneira de mostrar como pode acrescentar valor a uma empresa é através de exemplos concretos de trabalho que tenha realizado, que se relacionam diretamente com os requisitos da função para a qual se está a candidatar.

Escreva duas ou três frases a explicar as suas funções, como as completou e de que forma estas beneficiaram a sua empresa.

Seja sucinto

A maioria das empresas prefere receber cartas de apresentação que sejam no máximo uma página: demasiado curta pode parecer que não se esforçou muito, e demasiado longa arrisca-se a perder o interesse do leitor.

Mas as melhores cartas têm três parágrafos, ou meia página de texto, que é o suficiente para se conseguir vender à empresa onde deseja trabalhar sem dar demasiada informação desnecessária.

Peça a alguém para rever a sua carta

Erros comuns e gralhas num texto podem fazer a diferença entre dois candidatos, ou fazer com que a sua candidatura seja descartada por falta de atenção ao detalhe.

Uma vez que tenha terminado a sua carta de apresentação, peça a alguém para a rever de forma a evitar quaisquer erros. É sempre melhor ter outro par de olhos a rever o seu trabalho se quiser garantir que não escapa mesmo nada.

Finalmente, verifique se a gramática e ortografia estão corretas, analise se a carta faz sentido e se as frases são concisas.

Quando estiver tudo pronto e revisto já pode enviar a sua candidatura. Boa sorte!

Subscrever alertas
de emprego 

Read more »

Reserve a sua cópia da Pesquisa Salarial Europeia 2018 

Read more »

Veja as nossas ofertas de emprego 

Read more »

Fale connosco 

Read more »

Veja como fazer um bom CV

Read more »