pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como escrever uma boa carta de apresentação

Uma carta de apresentação bem escrita e com bom aspeto é tão importante como o seu CV para uma candidatura de emprego.

Muitas vezes, os responsáveis de recursos humanos nas empresas nem olham para cada candidatura mais do que um minuto, pelo que a sua carta de apresentação ou cover letter é uma excelente oportunidade para chamar a atenção e se destacar dos restantes candidatos. 

Fazer uma boa pesquisa sobre o seu potencial empregador, e perder algum tempo a personalizar a sua carta de apresentação, assegurando que o seu conteúdo é interessante para o manager de recursos humanos, podem fazer uma diferença significativa na forma como a sua candidatura é recebida e avaliada.

Conhecimento é essencial

Na carta de apresentação, pode expandir aquilo que sabe sobre a companhia. Assim, faça uma boa pesquisa sobre a mesma, e veja bem a descrição das funções da oferta de emprego a que se está a candidatar antes de começar a escrever, incorporando depois algumas dessas informações no corpo do texto.

Fazer uma boa pesquisa sobre a empresa demonstra iniciativa e revela que está realmente interessado no negócio. Por outro lado, esta investigação permite ao candidato perceber o estilo e voz da empresa, facilitando assim a inclusão de terminologia correta e consistente com a companhia na sua carta.

A sua carta de apresentação ou cover letter é uma excelente oportunidade para chamar a atenção e se destacar dos restantes candidatos

Dirija a sua carta a uma pessoa concreta

A última coisa que quer é que a sua carta e CV vão parar à pessoa errada, ou que não cheguem a ninguém. Se se está a candidatar a um anúncio de emprego, a pessoa de contacto deve estar listada, pelo que a sua carta se deve dirigir especificamente a ela.

No entanto, se nenhuma pessoa aparecer listada como contacto, pode sempre dirigi-la ao manager ou supervisor do departamento para onde se está a candidatar. Faz toda a diferença dirigir-se a alguém em concreto em vez de escrever uma abertura genérica, que é para todos, logo para ninguém em particular – além disso, demonstra que se preocupou em pesquisar quem são as pessoas dentro da empresa, e isso causa sempre boa impressão.

Não se limite a copiar o seu CV

A sua carta de apresentação é a sua oportunidade de expandir o conteúdo do seu CV. Assim, não repita a sua lista de qualificações e experiência: opte antes por comentar como contratá-lo poderia acrescentar valor diretamente à empresa.

Uma boa maneira de mostrar como pode acrescentar valor a uma empresa é através de exemplos concretos de trabalho que tenha realizado, que se relacionam diretamente com os requisitos da função para a qual se está a candidatar.

Escreva duas ou três frases a explicar as suas funções, como as completou e de que forma estas beneficiaram a sua empresa.

Seja sucinto

A maioria das empresas prefere receber cartas de apresentação que sejam no máximo uma página: demasiado curta pode parecer que não se esforçou muito, e demasiado longa arrisca-se a perder o interesse do leitor.

Mas as melhores cartas têm três parágrafos, ou meia página de texto, que é o suficiente para se conseguir vender à empresa onde deseja trabalhar sem dar demasiada informação desnecessária.

Peça a alguém para rever a sua carta

Erros comuns e gralhas num texto podem fazer a diferença entre dois candidatos, ou fazer com que a sua candidatura seja descartada por falta de atenção ao detalhe.

Uma vez que tenha terminado a sua carta de apresentação, peça a alguém para a rever de forma a evitar quaisquer erros. É sempre melhor ter outro par de olhos a rever o seu trabalho se quiser garantir que não escapa mesmo nada.

Finalmente, verifique se a gramática e ortografia estão corretas, analise se a carta faz sentido e se as frases são concisas.

Quando estiver tudo pronto e revisto já pode enviar a sua candidatura. Boa sorte!

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.