Como abordar as lacunas no seu CV?

Mulher a ser entrevistada

Ter vazios no currículo pode ser considerado mau por quem está à procura de emprego, sendo um facto que muitos tentam esconder ou disfarçar. Porém, uma lacuna no seu CV não tem de ser algo negativo, se tiver utilizado esse tempo entre empregos de forma produtiva. 

Tirar algum tempo para estudar, viajar ou começar uma família pode criar espaços em branco no seu currículo, tal como a decisão de trabalhar de forma independente ou ter sido dispensado da sua empresa, algo bastante comum durante os anos de crise. 

O que fez durante o tempo abarcado pelas lacunas do seu CV?

Se tiver completado algum curso ou programa de qualificações específicas no tempo em que não esteve empregado não tem razões nenhumas para se envergonhar. Pode explicar ao seu consultor de recrutamento ou potencial empregador por que é que realizou esses programas de estudos, se foi para potenciar a sua carreira, e o que ganhou com a experiência. 

Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência. Ter mais estudos e qualificações pode, aliás, ajudar o seu CV a destacar-se dos outros candidatos, o que é extremamente importante quando estiver novamente à procura de emprego. 

Como falar sobre os espaços em branco do seu CV?

Quatro dicas essenciais:

  • Faço-o de forma honesta e com confiança;
  • Dê um nome a cada uma das lacunas do seu CV, e explique-as uma a uma;
  • Enfatize qualquer programa de estudo ou desenvolvimento profissional que tenha realizado;
  • Não se preocupe com demissões no seu CV

As demissões foram extremamente comuns nos últimos anos como consequência da recessão económica, altura em que muitos contratos foram descontinuados ou não renovados, pelo que lacunas nos currículos de vários candidatos tornaram-se comuns. Desde que seja aberto em relação à situação, isto não tem de prejudicar de maneira nenhuma as suas hipóteses de encontrar um novo trabalho. 

Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência.

Torne-se especialista em alguma coisa (SME: subject matter expert)

Enquanto procura uma nova oportunidade, veja esse intervalo entre empregos como uma oportunidade de desenvolver as suas competências e experiência. Considere fazer algum curso ou programa (mesmo que seja online) para se especializar numa área ou tema específico, ou em qualquer coisa que tenha sempre querido aprender. Fazer programas de estudos e qualificações nem sempre é caro, e muitas vezes nem ocupa demasiado tempo. O mais importante é fazer uma boa pesquisa e perceber as opções que tem à sua disposição.

Fale com o seu consultor de recrutamento para direccionar a sua pesquisa para as qualificações e skills que estão a ser mais procuradas pelas empresas, e comece a estudar. 

Se precisar de conselhos para se destacar dos outros candidatos num processo de recrutamento, veja o nosso Guia Completo para Entrevistas de Emprego, ou fale com um dos nossos consultores.

seta luz azul neon - alertas de emprego

Subscrever alertas
de emprego 

Read more »

Fale com um consultor especializado 

banner telhado azul de vidro - contacto
Read more »

Leia mais conselhos de carreira 

banner textura azul - conselhos de carreira
Read more »

Ofertas de emprego 

banner ponte azul iluminada - ofertas de emprego
Read more »

Compare o
seu salário 

banner setas de luz coloridas - salary survey
Read more »