pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como abordar as lacunas no seu CV?

Ter vazios no currículo pode ser considerado mau por quem está à procura de emprego, sendo um facto que muitos tentam esconder ou disfarçar. Porém, uma lacuna no seu CV não tem de ser algo negativo, se tiver utilizado esse tempo entre empregos de forma produtiva. 

Tirar algum tempo para estudar, viajar ou começar uma família pode criar espaços em branco no seu currículo, tal como a decisão de trabalhar de forma independente ou ter sido dispensado da sua empresa, algo bastante comum durante os anos de crise. 

O que fez durante o tempo abarcado pelas lacunas do seu CV?

Se tiver completado algum curso ou programa de qualificações específicas no tempo em que não esteve empregado não tem razões nenhumas para se envergonhar. Pode explicar ao seu consultor de recrutamento ou potencial empregador por que é que realizou esses programas de estudos, se foi para potenciar a sua carreira, e o que ganhou com a experiência. 

Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência. Ter mais estudos e qualificações pode, aliás, ajudar o seu CV a destacar-se dos outros candidatos, o que é extremamente importante quando estiver novamente à procura de emprego. 

Como falar sobre os espaços em branco do seu CV?

Quatro dicas essenciais:

  • Faço-o de forma honesta e com confiança;
  • Dê um nome a cada uma das lacunas do seu CV, e explique-as uma a uma;
  • Enfatize qualquer programa de estudo ou desenvolvimento profissional que tenha realizado;
  • Não se preocupe com demissões no seu CV

As demissões foram extremamente comuns nos últimos anos como consequência da recessão económica, altura em que muitos contratos foram descontinuados ou não renovados, pelo que lacunas nos currículos de vários candidatos tornaram-se comuns. Desde que seja aberto em relação à situação, isto não tem de prejudicar de maneira nenhuma as suas hipóteses de encontrar um novo trabalho. 

Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência.

Torne-se especialista em alguma coisa (SME: subject matter expert)

Enquanto procura uma nova oportunidade, veja esse intervalo entre empregos como uma oportunidade de desenvolver as suas competências e experiência. Considere fazer algum curso ou programa (mesmo que seja online) para se especializar numa área ou tema específico, ou em qualquer coisa que tenha sempre querido aprender. Fazer programas de estudos e qualificações nem sempre é caro, e muitas vezes nem ocupa demasiado tempo. O mais importante é fazer uma boa pesquisa e perceber as opções que tem à sua disposição.

Fale com o seu consultor de recrutamento para direccionar a sua pesquisa para as qualificações e skills que estão a ser mais procuradas pelas empresas, e comece a estudar. 

Se precisar de conselhos para se destacar dos outros candidatos num processo de recrutamento, veja o nosso Guia Completo para Entrevistas de Emprego, ou fale com um dos nossos consultores.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

53% dos recém-licenciados não exerce a sua área

De acordo com os resultados do inquérito realizado globalmente pela Robert Walters, consultora de recrutamento, as pessoas que se formaram nos últimos 12 meses sentem que os seus estudos não proporcionam os conhecimentos necessários para enfrentar o mercado de trabalho. Destes, 72% consideram que a

Ler mais

Como evitar fraudes em ofertas de emprego online

O número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.