Ter vazios no currículo pode ser considerado mau por quem está à procura de emprego, sendo um facto que muitos tentam esconder ou disfarçar. Porém, uma lacuna no seu CV não tem de ser algo negativo, se tiver utilizado esse tempo entre empregos de forma produtiva.
Tirar algum tempo para estudar, viajar ou começar uma família pode criar espaços em branco no seu currículo, tal como a decisão de trabalhar de forma independente ou ter sido dispensado da sua empresa, algo bastante comum durante os anos de crise.
Se tiver completado algum curso ou programa de qualificações específicas no tempo em que não esteve empregado não tem razões nenhumas para se envergonhar. Pode explicar ao seu consultor de recrutamento ou potencial empregador por que é que realizou esses programas de estudos, se foi para potenciar a sua carreira, e o que ganhou com a experiência.
Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência. Ter mais estudos e qualificações pode, aliás, ajudar o seu CV a destacar-se dos outros candidatos, o que é extremamente importante quando estiver novamente à procura de emprego.
Quatro dicas essenciais:
As demissões foram extremamente comuns nos últimos anos como consequência da recessão económica, altura em que muitos contratos foram descontinuados ou não renovados, pelo que lacunas nos currículos de vários candidatos tornaram-se comuns. Desde que seja aberto em relação à situação, isto não tem de prejudicar de maneira nenhuma as suas hipóteses de encontrar um novo trabalho.
Cada vez mais pessoas em busca de trabalho já fizeram pausas na carreira para melhorar as suas qualificações, ou para realizar programas de estudos específicos de forma a apoiar melhor a sua experiência.
Enquanto procura uma nova oportunidade, veja esse intervalo entre empregos como uma oportunidade de desenvolver as suas competências e experiência. Considere fazer algum curso ou programa (mesmo que seja online) para se especializar numa área ou tema específico, ou em qualquer coisa que tenha sempre querido aprender. Fazer programas de estudos e qualificações nem sempre é caro, e muitas vezes nem ocupa demasiado tempo. O mais importante é fazer uma boa pesquisa e perceber as opções que tem à sua disposição.
Fale com o seu consultor de recrutamento para direccionar a sua pesquisa para as qualificações e skills que estão a ser mais procuradas pelas empresas, e comece a estudar.
Se precisar de conselhos para se destacar dos outros candidatos num processo de recrutamento, veja o nosso Guia Completo para Entrevistas de Emprego, ou fale com um dos nossos consultores.
Checklist para preparar uma mudança de emprego
Se decidiu fazer uma mudança, de que está à espera? Mesmo antes de conseguir a sua primeira entrevista, há muita coisa que pode fazer para se ir preparando para uma mudança de emprego. Embora a conclusão de que se sente pronto para mudar de emprego seja já um grande passo, traduzir essa decisão na r
Ler maisComo se preparar para uma entrevista de emprego
A importância de uma boa preparação não pode ser sobrestimada: para além de aumentar a sua confiança, vai ajudar a que seja a melhor versão de si mesmo. Os entrevistadores testam frequentemente a preparação de um candidato para analisar quão entusiasmados estão em relação ao posto e à companhia. Uma
Ler mais7 passos para pedir um aumento salarial com confiança
Mesmo quando sentimos que merecemos uma promoção, aumento salarial, ou melhores benefícios, nem sempre temos coragem de o pedir. Assim, o que pode fazer para aumentar a confiança ao falar sobre dinheiro? E que passos deve seguir para melhorar as suas hipóteses de ser bem-sucedido? Deixamos aqui sete
Ler maisJunte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.