Como conseguir um perfil de LinkedIn atrativo

mulher com ipad em uma cafeteria

Com mais de 300 milhões de perfis existentes e dois novos membros a cada segundo, o LinkedIn está mudar o paradigma profissional e a facilitar a interacção entre empregadores e usuários. Esta rede é interessante porque permite conectar-se com tantas pessoas quanto possível, ajudando-as também a conectarem-se com outros, surgindo assim uma espécie de teia de contactos. O CV por si só já não é suficiente para “vender” as suas capacidades - um perfil profissional online é essencial para conseguir grandes oportunidades, como por exemplo um primeiro cargo na área de gestão.

Aqui deixamos-lhe cinco maneiras para tirar o máximo partido do seu perfil profissional online:

1. Consiga uma boa primeira impressão

Preencha o seu perfil, do resumo à formação, e atualize-o uma vez por mês. Quanto mais conteúdo tiver, maior será a probabilidade de aparecer nas pesquisas dos recrutadores. Incluir uma foto profissional aumentará significativamente a possibilidade do seu perfil ser visualizado.

2. Conecte-se com todos

Conectar-se apenas às pessoas que já conhece não é comum no LinkedIn. Nesta rede deve adicionar tantas pessoas quanto possível, no sentido de conseguir construir a sua própria rede de contactos. Quantas mais conexões tiver maior será a sua rede global, criando assim mais oportunidades a longo prazo e aumentando a possibilidade de ser visualizado.  

3. Recomende outros

Quantas mais recomendações fizer, mais irá receber. Um historial profissional impressionante sem dúvida que ajudará a atrair recrutadores mas são as recomendações de outros que realmente irão convencer os recrutadores. Faça recomendações sempre que possível e comprove o efeito de reciprocidade. Se o fizer a longo prazo, a sua procura pela oportunidade ideal será muito mais fácil.

4. Junte-se a grupos

Seja qual for o seu setor, pertencer e participar ativamente em vários grupos no LinkedIn irá colocá-lo em contacto com outros especialistas da mesma área. Postar de forma inteligente e muitas vezes participar em discussões de grupo irá torná-lo (a longo prazo) num líder de opinião no mercado, ampliando o alcance da sua mensagem e ajudando-o a conectar-se com pessoas-chave, com as quais não seria tão fácil gerar interacção.

5. Otimizar os rankings de pesquisa

Os recrutadores procuram por palavras-chave. Otimize o seu ranking, incorporando termos do setor no sua titulação, resumo e histórico de trabalho. Mantenha-se informado sobre as palavras-chave mais utilizadas e certifique-se de usar uma linguagem clara e concisa, evitando expressões demasiado específicas, já que podem ser de difícil compreensão para os que estão fora da sua área.

Lembre-se: um grande currículo, por si só, provavelmente não o irá colocar no seu próximo emprego. A grande maioria das técnicas de procura de candidatos incluem o LinkedIn e outras redes sociais . Quando se trata de fazer-se notar, a presença em redes sociais é essencial.

Para estar atualizado sobre os níveis salariais em Portugal e no mundo, solicite o Estudo de Remuneração Global da Robert Walters. 

Subscrever

alertas de emprego 

Read more »