pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Performance, CRM & Loyalty e Inbound Marketing, os “novos” especialistas de marketing digital que as empresas procuram

Falámos com os nossos consultores da divisão de Digital na Robert Walters, sobre o foco crescente das empresas na transformação e na adaptação dos seus negócios ao Mundo Digital. O processo de transformação digital, ao ser cada vez mais transversal a todas as empresas, tem estado na origem de novos processos de recrutamento para várias posições especializadas nas suas diversas vertentes.

“A adaptação dos seus negócios para a vertente digital permite às empresas não só fazerem chegar os seus produtos ou serviços a um público mais abrangente, como também segmentarem este público-alvo da melhor forma, oferecendo-lhes conteúdo adaptado à fase da customer journey onde se encontram. A definição das buyer personas a atingir permite às empresas oferecer-lhes conteúdos personalizados, através de campanhas de email marketing, blog, ou anúncios nas mais diversas plataformas”, explica Fabienne Viegas, manager de IT&Digital.

De que forma está a transformação digital a promover a criação de novas posições dentro do marketing?

A Transformação Digital é hoje uma realidade transversal às empresas de todos os setores de atividade. Este processo de integração da tecnologia digital em todos os aspetos do dia-a-dia das empresas exige a reinvenção do seu negócio, e implica mudanças que vão muito além da tecnologia, incluindo mudanças culturais, nas suas operações e na entrega de valor aos seus clientes. Estas mudanças estão na base da crescente procura de profissionais qualificados com funções ligadas ao digital e e-commerce, para levarem a cabo todos estes processos. Posso destacar uma crescente procura de candidatos para as funções de Performance Manager / Head of Performance e CRM & Loyalty Specialists.

Que empresas estão a recrutar para estas áreas?

Desde agências de comunicação, performance e marketing, a clientes finais, dos mais variados segmentos de mercado. Todas as empresas estão a assumir o digital como o principal foco no desenvolvimento do seu negócio, e consequentemente a reforçar as suas equipas nesta área.

Destaco as empresas que têm o e-commerce como core business e as grandes cadeias de retalho, que embora trabalhem com agências para o suporte das suas campanhas de performance e otimização das suas plataformas, com o acréscimo de volume do seu negócio online, irão necessitar de mais profissionais qualificados para trabalhar nestas plataformas – não apenas de perfis técnicos, mas também funcionais e comerciais, tais como online sales managers, account managers, product managers, entre outros.

Quais são os perfis e competências mais requisitados para estas posições?

Para posições ligadas a PPC (Pay-Per-Click) / Performance são procurados profissionais com experiência e resultados comprovados em campanhas em várias plataformas (tais como Google Ads, YouTube, Facebook, Instagram, etc.) e ferramentas de análise (Google Analytics, Tableau, WebTrends, etc.), candidatos com experiência em análise de dados e relatórios (MS Excel Proficiency), conhecimentos de SEO e conceitos de marketing digital. Além disso, conhecimentos de HTML e XML são um grande plus.

No caso de posições ligadas a CRM & Loyalty, a experiência funcional num software CRM é essencial (Salesforce, Sage ou MS Dynamics são os mais requisitados em Portugal). De entre as competências mais importantes, deve ter-se uma excelente vertente analítica e de resolução de problemas, combinando o uso criativo e pragmático de informações e dados com atenção ao detalhe, assim como fortes skills matemáticas para analisar relatórios, incluindo taxas de conversão, negócios ganhos e perdidos, e retorno sobre os investimentos (ROI). Os melhores candidatos têm ainda conhecimentos em Microsoft Office, proficiência em Excel, e capacidade de estudar novas soluções ao nível do software, assim como experiência com pacotes estatísticos, como Power BI, SAS, R, SPSS, etc. Experiência na resolução de problemas de hardware e software são um plus.

Esperam-se aumentos salariais?

Sim, de forma geral têm vindo a aumentar os pacotes salariais associados a funções na área digital, assim como os benefícios para estes profissionais, por exemplo a nível de seguro de saúde. A componente variável, de acordo com os resultados obtidos, também é cada vez mais comum. A procura destes profissionais no mercado tem aumentado, e a necessidade de as empresas garantirem que encontram profissionais 100% autónomos também, com capacidade de pensamento estratégico e análise de resultados. As empresas estão cada vez mais a valorizar a importância destas funções no desenvolvimento do seu negócio online, e dispostas a pagar mais pelo candidato certo. Os salários variam consoante a experiência do candidato e a localização da oferta, sendo os pacotes salariais mais elevados em Lisboa.

Quais são as principais dificuldades do mercado digital?

O Mundo Digital exige aos profissionais que trabalham no ramo uma constante busca de informação, muitas horas de pesquisa e testing de novas soluções, assim como a contínua procura por formações na área. Isto porque este mercado está em constante e rápida atualização e mutação, com a entrada de novas soluções ao nível do software e aplicações, assim como com a introdução de novas metodologias e atualizações / novas versões de plataformas já existentes, tais como as alterações nos algoritmos das redes sociais e Google.

Estes profissionais distinguem-se pela velocidade a que se conseguem adaptar a estas mudanças e pelo conhecimento que possuem sobre os mais diversos meios. De forma a reter os melhores profissionais, as empresas devem oferecer melhores pacotes salariais e apresentar desafios, projetos mais aliciantes, assim como possuir as ferramentas mais interessantes.

Onde se concentra a oferta de emprego para estas posições em Portugal?

Embora a Transformação Digital seja uma realidade transversal a todas as empresas, existem algumas localidades onde se verifica uma maior procura de talentos na área digital, principalmente Lisboa, Porto, Braga e Guimarães.

Quais as novas profissões mais solicitadas na área do Marketing Digital?

Existe uma “nova trend” no mercado, centrada numa vertente recente do Marketing, o Inbound Marketing, que está a transformar a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos alvo. Tal como o nome indica, esta metodologia assume que a forma mais eficaz de criação de valor será envolver o público através da partilha de conteúdos (texto, imagem e vídeo) relevantes para o mesmo, em detrimento de apenas “empurrar” os seus produtos ou serviços através de Paid Media, sem relevância para um público demasiado abrangente.

Estas técnicas potenciam o relacionamento das empresas com o cliente. Centram-se na criação e distribuição de conteúdo, de acordo com as buyer personas definidas e com o ciclo de vida da lead, assim como a personalização deste conteúdo e a utilização de multicanais (blog, redes sociais, Landing Pages, CRM e email) integrados numa só plataforma, de forma a atingir uma monotorização cada vez mais eficiente. Isto tem levado as empresas a evoluírem os seus negócios online para estes sistemas, e consequentemente a procurarem candidatos com experiência nesta área, tanto a nível funcional como técnico, desde consultores inbound marketing e web designers com experiência nestas plataformas, a copywriters, visto o conteúdo ser o principal motor da Metodologia Inbound.

Existem mesmo novas agências especializadas na venda deste tipo de serviços e plataformas, já bastante utilizadas em Portugal. Estas ferramentas podem ser plataformas de Marketing Automation, tais como o HubSpot ou o Marketo, e ferramentas do Egoi e do Mailchimp, que estão em constante desenvolvimento e podem ser alternativas para sistemas de marketing mais simples. O Egoi, por exemplo, já possui integração com o e-commerce do Magento. Existem ainda soluções globais e integradas com o CRM das empresas, como a Marketing Cloud da Salesforce.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.