pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Como gerir eficazmente a sua equipa em teletrabalho?

Ter a possibilidade de trabalhar a partir de casa ou em trabalho remoto alguns dias por semana é cada vez mais um requisito para os profissionais em Portugal ao procurarem uma nova oportunidade de trabalho - com várias empresas a oferecerem já a possibilidade de trabalhar de casa pelo menos uma ou duas vezes por semana.

Com o aumento do trabalho remoto, as empresas precisam de garantir que os seus colaboradores e chefes de equipa estão bem preparados para garantir uma gestão humana de sucesso que assegure a produtividade nesta situação.

Perante a conjuntura atual do novo coronavírus, que obriga a que grande parte das empresas utilize esta solução para manter a atividade dos seus negócios, a Robert Walters oferece algumas dicas importantes para apoiar as organizações que procurem adaptar-se a esta nova modalidade de trabalho, superando as preocupações relacionadas com a flexibilidade e gerindo melhor os seus colaboradores remotamente.

Passar de uma avaliação baseada no comportamento para uma avaliação baseada em resultados

A gestão do teletrabalho exige uma profunda mudança de mentalidade nos líderes de equipa, que devem basear os seus sistemas de avaliação em resultados, e não no comportamento visível. Para que isso funcione, deve-se estabelecer e manter um ambiente de confiança entre o manager e cada membro da sua equipa.

Conceber alternativas inovadoras para a comunicação cara-a-cara

O trabalho flexível pode criar desafios de comunicação, pois os colaboradores podem sentir menor ligação entre si. Isto pode resultar num menor sentimento de pertença. Assim, além de ser positivo implementar um horário definido diário ou semanal para a equipa se reunir em videoconferência, também aconselhamos os managers a usarem ferramentas alternativas e outros canais digitais para fomentar a comunicação ao longo da semana, como mensagens instantâneas e reuniões virtuais, por exemplo através do Skype, Zoom, Workplace ou GoToMeeting, entre outras.

 Deve-se estabelecer e manter um ambiente de confiança entre o manager e cada membro da sua equipa

É de vital importância que a realização e participação neste tipo de reuniões e conversas diárias sejam respeitadas; caso contrário, as pessoas poderão sentir-se perdidas no desempenho das suas funções. Os managers devem dedicar o tempo necessário para gerir e orientar os diferentes membros da equipa, além de garantir a sua máxima produtividade.

Criar uma cultura aberta de flexibilidade

As empresas devem criar um ambiente ou cultura corporativa na qual os profissionais não se sintam em desvantagem ao trabalhar remotamente ou se sintam menos beneficiados do que aqueles que trabalham presencialmente. Os profissionais que trabalham na primeira modalidade podem não se sentir confortáveis numa situação de distância física (e, logo, existe uma desconexão mental) com o seu manager ou com os outros colegas de equipa. Assim, é altamente recomendável que os chefes de equipa comuniquem abertamente as diferentes modalidades de trabalho (presenciais, flexíveis, remotas...) disponíveis na empresa com todos os colaboradores, garantindo assim que todos são tratados da mesma maneira e que têm as mesmas oportunidades (desde que seja possível de forma funcional/geográfica).

Os perigos do “burn out

Com o uso de smartphones para trabalhar e a possibilidade de se estar sempre ligado, principalmente trabalhando a partir de casa, a linha entre a vida profissional e a vida pessoal está a esbater-se. É portanto essencial que os chefes de equipa vão realizando check ups frequentes para garantir que as pessoas em trabalho remoto não estão a trabalhar excessivamente, pois isso pode levar a um elevado nível de stress e a um possível esgotamento físico e mental, ou “burn out”. Os sinais de alarme a que deve estar atento são a redução da produtividade/eficiência, uma indiferença pouco característica da pessoa, ou uma desmotivação visível. 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Descubra como criar um CV envolvente em 4 passos

Como um profissional experiente com mais de uma década de experiência, sem dúvida, sua carreira se entrelaçou através de várias empresas e inúmeras funções. Mas como transmitir de forma convincente esta riqueza de experiência no seu CV para captar a atenção tanto dos recrutadores como dos líderes em

Ler mais

Conheça os 4 temas mais relevantes para entender o cenário de contratação em 2024

Lançámos recentemente a sua mais nova versão da Pesquisa Salarial Digital, onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior exigência, tendências salariais e muito mais. François-Pierre Puech, Diretor dos escritórios da Robert Walters no Brasil e em Portugal, respondeu a

Ler mais

Portugal 2024 | Tendências de contratação em destaque para o novo ano

Lançámos recentemente a Pesquisa Salarial Global 2024 onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências mais exigentes, tendências salariais e muito mais. A previsão de crescimento do PIB para 2024 foi recentemente reduzida em 1,5% (- 0,7% vs. 2023 e -5,3% vs. 2022). Considerando

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.