pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Trabalho flexível insatisfatório para 64% dos funcionários

Dois terços dos colaboradores entrevistados afirmam que as práticas de trabalho flexíveis das suas empresas não se adequam às suas necessidades pessoais – com outros 36% a afirmarem que os seus arranjos de trabalho flexível atualmente estão em linha com suas conveniências.

De fato, apenas 25% das empresas parecem ter adotado práticas de trabalho verdadeiramente "totalmente flexíveis" - com a maioria dos profissionais a afirmar que a sua empresa é "parcialmente" flexível (50%), ou que "mudam as regras" em torno da flexibilidade "frequentemente" (25%).

As conclusões são de uma pesquisa recente conduzida pela consultoria global de recrutamento Robert Walters com 900 profissionais de diferentes áreas e setores.

François - Pierre Puech – Country Director da Robert Walters Portugal comenta:

"Essa pesquisa mostra que ainda estamos a aprender como tirar o máximo proveito do 'trabalho flexível'. Talvez a coisa mais alarmante das descobertas seja o quão pouco os funcionários estiveram envolvidos em ajudar a moldar a maneira como trabalham.

"À medida que a geração Z continuar a entrar na força de trabalho, veremos mais pressão aplicada às empresas para se tornarem 'verdadeiramente flexíveis' – e isso significa uma abordagem mais personalizada para cada indivíduo. Esses estilos de trabalho são praticados extensivamente em start-ups e estruturas planas, mas parece que em grandes organizações estamos nos apegando a práticas antigas e um tanto datadas." 

Flexível por acaso ou escolha

Quando questionados sobre qual abordagem que o seu empregador adotou ao adotar arranjos de trabalho flexíveis, a maioria (75%) afirmou que isso não foi "planeado", mas mais uma "transição orgânica" pós-lockdown, quando o trabalho remoto foi uma exigência durante a pandemia.

De acordo com as descobertas de Robert Walters, não houve muita pesquisa ou estratégia por trás da abordagem das empresas ao trabalho flexível. De fato, 17% dos profissionais afirmam que o seu empregador adotou uma abordagem "tamanho único".

6% dos profissionais sentem que o seu empregador simplesmente imitou a estratégia de trabalho flexível dos seus concorrentes.

O que talvez seja mais preocupante é que 71% dos funcionários sentem que não houve nenhuma estratégia ou abordagem óbvia que sua empresa tenha demonstrado ao considerar que tipo de políticas de trabalho flexível funcionam melhor para seus funcionários.

François acrescenta: "O problema com a abordagem 'tamanho único' é que, em essência, ela se torna o novo 9-5 e derrota o propósito de ser 'flexível', ou seja, ser capaz de ser fluido e constantemente mudar/evoluir."

Se os funcionários tivessem a opção

Os funcionários estão ansiosos para aumentar ainda mais a flexibilidade, além da atual configuração de horário híbrido e semi-flexível na maioria das empresas. As opções mais populares são:

1.               Trabalho 100% remoto (23%)

2.               Escolher a sua própria agenda (21%)

3.               Semana de 4 dias (11%)

4.               Trabalho híbrido (45%)

O relatório, Considerações para a implementação de uma semana de trabalho de 4 dias descreve as descobertas de vários pilotos semanais de 4 dias em todo o mundo.

 

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.