2023 pode ser o ano em que uma semana de 4 dias torna-se uma realidade para muitas organizações em todo o mundo, graças aos últimos testes realizados em diversos países, sendo considerados um enorme sucesso.
Portugal começa este ano o teste de semana de trabalho de quatro dias, e segundo O Globo, o Governo terá € 350 mil para financiar acordos sob o novo modelo. Em caráter experimental, será avaliado qual o impacto da redução da carga horária, sem perda de rendimento, na qualidade de vida dos trabalhadores.
61 empresas, incluindo cerca de 2900 funcionários, participaram dos últimos testes, permitindo que todos os funcionários trabalhassem uma semana de 4 dias em vez de seus habituais 5 dias com seu salário existente, com base na regra 100-80-100 construída pelo pioneiro do movimento da Semana de 4 Dias, Andrew Barnes.
Andrew é agora o fundador da 4 Day Week Global, ele e sua equipa, trabalham com empresas em todo o mundo para configurar os seus próprios testes semanais de 4 dias. Em um recente webinar da Robert Walters, Andrew discute como são os programas-piloto:
"Não se trata de comprimir uma semana de 40 horas em 4 dias, mas como as empresas mantêm a produtividade e o atendimento ao cliente enquanto oferecem os outros benefícios aos funcionários".
Todas as empresas que se inscrevem para um teste recebem suporte da 4 Day Week Global para repensar as suas formas atuais de trabalho e implementar as mudanças nos seus negócios para apoiar a semana de trabalho mais curta por meio de uma série de workshops e mentorias.
Charlotte Lockhart Co-fundadora e CEO Interina da 4 Day Week Global entende que ainda há algum ceticismo em relação a não ser capaz de fechar um negócio em uma sexta-feira e ou reduzir horas, mas recentemente afirmou que:
"Estamos a entrar em alguns tempos financeiros limitados, agora é a hora de executar um programa focado em produtividade nos seus negócios."
Este parece ser um sentimento com o qual muitas empresas que participaram do piloto concordam, já que 92% das empresas que realizaram testes entre Junho e Dezembro de 2022 confirmaram que continuarão com uma semana de 4 dias.
Também houve alguns resultados interessantes em torno do bem-estar dos funcionários nos testes, com os funcionários pesquisados comunicando que a mudança para uma semana de 4 dias diminuiu o estresse no trabalho, ajudou com um melhor padrão de sono e, em geral, aumentou o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Esses benefícios "mais suaves" têm dominado as manchetes e despertado mais interesse nos esquemas piloto, a Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa on-line com 91% dos entrevistados afirmando que querem que sua empresa participe de um teste futuro.
À medida que mais testes e estatísticas forem divulgados, acreditamos que continuaremos a ver um aumento no apetite dos funcionários e uma semana de 4 dias pode se tornar uma consideração maior ao mudar para uma nova empresa no futuro. As empresas que se tornam pioneiras em uma semana de 4 dias podem não apenas ver um aumento na produtividade da empresa, mas também um aumento na retenção da equipa e nos candidatos a emprego para funções anunciadas, este foi o caso do Atom Bank na semana em que anunciaram que realizariam um teste de 4 dias em 2021, os pedidos diretos aumentaram 500% e, embora agora tenham se estabilizado um pouco, ainda estão a ver um aumento de 35% nos candidatos diretos ano a ano.
François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal finaliza:
"A semana de trabalho de 4 dias é o único verdadeiro diferencial EVP que resta em um mundo de férias ilimitadas, vantagens de trabalho e incentivos que potencialmente ajudam as empresas a se destacarem de seus concorrentes na guerra por talentos. "
Os programas de mentoria são componentes essenciais da estratégia de sucesso de uma organização. São concebidos para facilitar a transferência de conhecimentos, melhorar o desempenho dos funcionários e fomentar um ambiente de trabalho estimulante que promova o crescimento e encoraje o desenvolviment
Ler maisNo atual ambiente empresarial competitivo, é crucial cultivar uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento constantes. Uma das formas mais eficazes de o conseguir é através da criação de um programa de mentores. Um programa interno não só ajuda a desenvolver competências e conhecimentos entre todos
Ler maisPesquisa Resultados de uma pesquisa da Robert Walters com 400 gerentes em Maio de 2024: · Mais de um terço dos gestores (32%) não receberam formação formal para serem gestores. · 10% dos atuais gestores admitem sentir-se "discretamente promovido" para gerir outras pessoas. Promoções silenciosas são
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.