pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Seria este o fim da semana de 5 dias

2023 pode ser o ano em que uma semana de 4 dias torna-se uma realidade para muitas organizações em todo o mundo, graças aos últimos testes realizados em diversos países, sendo considerados um enorme sucesso.

Portugal começa este ano o teste de semana de trabalho de quatro dias, e segundo O Globo, o Governo terá € 350 mil para financiar acordos sob o novo modelo. Em caráter experimental, será avaliado qual o impacto da redução da carga horária, sem perda de rendimento, na qualidade de vida dos trabalhadores.

61 empresas, incluindo cerca de 2900 funcionários, participaram dos últimos testes, permitindo que todos os funcionários trabalhassem uma semana de 4 dias em vez de seus habituais 5 dias com seu salário existente, com base na regra 100-80-100 construída pelo pioneiro do movimento da Semana de 4 Dias, Andrew Barnes.

Andrew é agora o fundador da 4 Day Week Global, ele e sua equipa, trabalham com empresas em todo o mundo para configurar os seus próprios testes semanais de 4 dias. Em um recente webinar da Robert Walters, Andrew discute como são os programas-piloto:

        "Não se trata de comprimir uma semana de 40 horas em 4 dias, mas como as empresas           mantêm a produtividade e o atendimento ao cliente enquanto oferecem os outros                   benefícios aos funcionários".

Todas as empresas que se inscrevem para um teste recebem suporte da 4 Day Week Global para repensar as suas formas atuais de trabalho e implementar as mudanças nos seus negócios para apoiar a semana de trabalho mais curta por meio de uma série de workshops e mentorias.

Charlotte Lockhart Co-fundadora e CEO Interina da 4 Day Week Global entende que ainda há algum ceticismo em relação a não ser capaz de fechar um negócio em uma sexta-feira e ou reduzir horas, mas recentemente afirmou que:

        "Estamos a entrar em alguns tempos financeiros limitados, agora é a hora de executar           um programa focado em produtividade nos seus negócios."

Este parece ser um sentimento com o qual muitas empresas que participaram do piloto concordam, já que 92% das empresas que realizaram testes entre Junho e Dezembro de 2022 confirmaram que continuarão com uma semana de 4 dias.

Também houve alguns resultados interessantes em torno do bem-estar dos funcionários nos testes, com os funcionários pesquisados comunicando que a mudança para uma semana de 4 dias diminuiu o estresse no trabalho, ajudou com um melhor padrão de sono e, em geral, aumentou o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Esses benefícios "mais suaves" têm dominado as manchetes e despertado mais interesse nos esquemas piloto, a Robert Walters realizou recentemente uma pesquisa on-line com 91% dos entrevistados afirmando que querem que sua empresa participe de um teste futuro.

À medida que mais testes e estatísticas forem divulgados, acreditamos que continuaremos a ver um aumento no apetite dos funcionários e uma semana de 4 dias pode se tornar uma consideração maior ao mudar para uma nova empresa no futuro. As empresas que se tornam pioneiras em uma semana de 4 dias podem não apenas ver um aumento na produtividade da empresa, mas também um aumento na retenção da equipa e nos candidatos a emprego para funções anunciadas, este foi o caso do Atom Bank na semana em que anunciaram que realizariam um teste de 4 dias em 2021, os pedidos diretos aumentaram 500% e, embora agora tenham se estabilizado um pouco, ainda estão a ver um aumento de 35% nos candidatos diretos ano a ano.

François-Pierre Puech, Country Director da Robert Walters Portugal finaliza:

        "A semana de trabalho de 4 dias é o único verdadeiro diferencial EVP que resta em um         mundo de férias ilimitadas, vantagens de trabalho e incentivos que potencialmente         ajudam as empresas a se destacarem de seus concorrentes na guerra por talentos. "

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Gerentes “acidentais” em ascensão – Um terço não está preparado para fazer o trabalho

Pesquisa Resultados de uma pesquisa da Robert Walters com 400 gerentes em Maio de 2024: · Mais de um terço dos gestores (32%) não receberam formação formal para serem gestores. · 10% dos atuais gestores admitem sentir-se "discretamente promovido" para gerir outras pessoas. Promoções silenciosas são

Ler mais

5 principais motivos pelos quais os profissionais procuram uma mudança de trabalho em 2024

A Pesquisa Salarial 2024 está disponível, onde compartilhamos insights sobre o mercado de contratações, habilidades em maior demanda, tendências salariais e muito mais. A alta inflação segue impactando muitos países e aumentando o custo de vida, o que leva muitos profissionais a tomarem decisões imp

Ler mais

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.