pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Liderança tóxica: a epidemia silenciosa no local de trabalho

82% dos profissionais afirmam ter sofrido síndrome de burnout

Segundo estudo realizado pela empresa, o fenómeno do ‘rage-applying’ ou também conhecido como o envio em massa de CV após uma má experiência de trabalho é algo cada vez mais comum que 63% dos entrevistados já o fizeram. Destes, 16% afirmam que o principal motivo é o desentendimento com o seu superior e 15%  é devido à carga de trabalho excessiva.

É um facto que a liderança tóxica pode ter efeitos prejudiciais na saúde mental dos membros da equipa. Cria um ambiente negativo que se espalha rapidamente e diminui a produtividade e o sentimento de pertença à empresa.

Partindo desta premissa Susana Costa, senior manager da Robert Walters Portugal, ​​​​analisa os motivos pelos quais um profissional pensa em mudar de emprego e quais as consequências que uma liderança tóxica pode acarretar.

65% dos profissionais gostariam de fornecer feedback anônimo sobre seus gestores, mas apenas 46% das empresas disponibilizam essa opção. Isto é afirmado no Guia de Combate à Síndrome de Burnout elaborado pelo Grupo Robert Walters. Este guia afirma ainda que 8 em cada 10 profissionais afirmam já ter sofrido síndrome de burnout em algum momento.

“Na Robert Walters, grande parte dos candidatos que nos procuram ativamente para mudar de emprego o fazem porque a situação que vivenciam em sua empresa é instável para eles. Por exemplo, ter um líder que exerce uma liderança tóxica faz com que os demais benefícios que um trabalho ou uma empresa possam ter fiquem em segundo plano”, declara ela.

Procure um ambiente de trabalho saudável

A liderança tóxica cria funcionários exaustos e desmotivados. Nesta situação, os responsáveis ​​pelos recursos humanos devem reconhecer os sinais de descontentamento e colocar à sua disposição as ferramentas necessárias para corrigir qualquer atitude tóxica no local de trabalho.

Por outro lado, uma política de portas abertas é importante para evitar frustrações. 80% dos entrevistados declaram sentir isso é importante para eles. Os profissionais que sentem que podem partilhar as suas preocupações ou dúvidas têm menos probabilidades de internalizar as suas frustrações, evitando assim o stress no local de trabalho.

“Se acha que não está feliz o suficiente no trabalho para considerar embarcar em uma nova carreira, aconselho que primeiro esgote todas as opções. Às vezes, falar com a equipa responsável pelos recursos humanos pode resolver um conflito que pensava ser impossível, e desta forma, não precisa abandonar aquele projeto que tanto te motiva ou aquela empresa que te oferece uma projeção de trabalho muito ambiciosa”, finaliza Susana.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.