pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Além do dinheiro, o que um profissional pode receber como salário?

Do auxílio creche aos serviços de terapia, os benefícios são cada vez mais valorizados pelos profissionais e são uma forma das empresas complementarem a folha de pagamento mensal de seus funcionários em tempos de inflação.

Analisámos o que são benefícios de remuneração e por que eles podem ser uma solução para as organizações que buscam atrair e preservar os seus funcionários.

Em um mercado de trabalho competitivo, as empresas precisam de se reinventar para serem mais atrativas para os profissionais altamente qualificados e de difícil captação. Para isso, os diferentes tipos de remuneração são uma ferramenta que está a ganhar cada vez mais adeptos.

Além do salário fixo, um profissional pode receber um salário variável dependendo do alcance dos objetivos definidos. Por outro lado, e para além do seu salário fixo ou variável, as empresas podem oferecer aos seus colaboradores benefícios remuneratórios.

A remuneração flexível é aquela que permite que parte do salário bruto seja destinada a atividades, produtos ou serviços em que o trabalhador possa ser isento de retenções de imposto de renda. Portanto, esse profissional consegue economizar nas despesas mês a mês, enquanto a empresa consegue melhorar o bem-estar e a satisfação de suas equipas sem custos salariais.

Quais benefícios são mais comuns e que tipo de empresas os oferecem?

Atualmente, as grandes empresas e multinacionais são as mais propensas a oferecer esses benefícios para complementar os salários, embora isso não signifique que sejam as únicas. Entre os benefícios mais comuns para os funcionários encontramos:

  • Seguro de saúde: Pode incluir seguro odontológico ou até mesmo cobertura familiar.
  • Plano de previdência: permite poupar para a aposentadoria com vantagens fiscais.
  •  Flexibilidade de trabalho: como a possibilidade de trabalhar remotamente ou ter horários flexíveis de entrada e saída.
  • Vale transporte: economia em viagens de casa para o trabalho, que também pode incluir a família.
  • Vale refeição pagamento de parte das comidas e bebidas que podem ser adquiridas nos restaurantes. Há também organizações que têm um refeitório dentro do local de trabalho, ou que fornecem frutas e snacks gratuitos.
  • Veículo da empresa: às vezes inclui cartão de combustível e estacionamento ou, em casos mais isolados, bônus de limpeza.
  • Benefícios para o bem-estar: como academia, serviço de fisioterapia, atendimento psicológico, programa de cessação do tabagismo, programa de menopausa, entre outros.
  • Férias pagas: por exemplo, licença maternidade/paternidade prolongada ou, menos comum no nosso país, férias anuais remuneradas ilimitadas.
  • Pacote de acionistas:  é comum quando o assunto é fidelização aos gestores de grandes empresas.
  • Outros serviços: qualquer serviço adicional, como lavanderia.

"É verdade que as grandes empresas tendem a oferecer mais benefícios de remuneração aos seus funcionários, mas ultimamente observamos que as startups ousam ser mais inovadoras, oferecendo horários 100% flexíveis, espaços de lazer, suas próprias academias...", diz Susana Costa, senior manager na Robert Walters Portugal

"Por outro lado, as PME estão a tentar adaptar-se e a abraçar alguns destes benefícios, tanto para atrair como reter o seu talento, embora em menor medida devido à falta de recursos e às suas políticas de recursos humanos", acrescenta Susana.

Uma tendência crescente para mitigar os efeitos da inflação

Porque a remuneração flexível é uma forma eficaz de aumentar o salário líquido de um profissional sem assumir custos salariais mais elevados, espera-se que nos próximos meses continue a aumentar a sua popularidade entre as empresas que procuram compensar o aumento do custo de vida dos seus profissionais.

Além disso, já não é apenas uma forma de atrair e reter todos os tipos de perfis, independentemente do seu nível de senioridade, mas também ajuda as empresas a diferenciarem-se da concorrência.

"Nos próximos anos veremos como a criatividade se torna importante no desenvolvimento de novos benefícios, o que é um desafio para os departamentos de recursos humanos e, em especial, para os responsáveis pela equipe de remuneração e benefícios", finaliza ela.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

4 dicas para que a sua proposta de emprego seja difícil de recusar

Os profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.