Desde o início da pandemia, milhares de empresas adotaram o tele trabalho, e muitas delas ainda mantém o mesmo modelo de trabalho até hoje. Embora possa não parecer, o trabalho remoto também oferece várias vantagens às empresas.
A Robert Walters, consultora líder de recrutamento especializado a nível global, deixa-lhe cinco aspetos do teletrabalho que podem beneficiar a sua organização:
O novo coronavírus é um tema comentado constantemente no escritório. Os seus colaboradores têm medo de ficar infetados por colegas, nos transportes públicos a caminho do escritório ou no regresso a casa na hora de ponta, na hora de almoço, etc. Este stress pode ter um impacto muito negativo na motivação e produtividade das equipas.
72% dos profissionais culpam a sua falta de produtividade nas interrupções e ruído do próprio escritório, segundo uma pesquisa da Robert Walters. A possibilidade de trabalhar em casa é vista pelos profissionais como uma maneira eficiente de reforçar o desempenho no trabalho, uma vez que 68% consideram que poderiam ser mais produtivos se tivessem essa alternativa.
Ao permitir o trabalho remoto, as empresas não apenas reduzem a possibilidade de propagação do vírus pelas pessoas no escritório, como também ajudam à produtividade e à redução da probabilidade de burn out dos seus colaboradores.
Deixar as pessoas trabalhar a partir de casa é uma excelente maneira de as empresas demonstrarem que se preocupam com o bem estar dos seus colaboradores, e que confiam neles. A curto-prazo, o trabalho remoto vai ajudar as pessoas a ficarem mais tranquilas pela situação da propagação do Covid-19, e, a longo-prazo, terá um efeito positivo na satisfação laboral de todos.
Ao oferecer a possibilidade de trabalho remoto e flexibilidade aos seus trabalhadores, as empresas geralmente asseguram um melhor work-life balance das suas equipas. Desde que respeitem algumas regras básicas, quem trabalha remotamente pode organizar o seu dia de trabalho da maneira que lhe for mais conveniente. Num ambiente de escritório, todos os empregados têm de se adaptar às mesmas condições. Ao trabalhar em casa, porém, têm mais controlo: podem escolher a hora do dia a que são mais produtivos (por exemplo mais cedo de manhã, ou ao fim do dia) para realmente se focarem. Isto permite-lhes ter um melhor desempenho que no horário de trabalho normal em que estariam no escritório.
Graças às tecnologias de hoje, trabalhar a partir de casa deixou de ser um obstáculo para realizar com sucesso a maioria das funções do trabalho. Muitas tarefas podem ser organizadas remotamente: com um portátil da empresa com acesso ao sistema remotamente, é possível trabalhar onde quer que seja, desde que exista uma ligação wi-fi.
Deixar as pessoas trabalhar a partir de casa é uma excelente maneira de as empresas demonstrarem que se preocupam com o bem estar dos seus colaboradores, e que confiam neles
Além disso, as reuniões internas e externas podem acontecer através de videoconferência, os colegas de equipa podem ficar ao corrente da situação dos projetos conjuntos através de calendários partilhados online e listas de tarefas, Google docs, email, Whatsapp, Skype, entre outras ferramentas úteis que favorecem a comunicação.
É importante notar que oferecer a possibilidade de trabalho remoto não implica uma obrigatoriedade de toda a equipa trabalhar em casa todos os dias, até porque muitas empresas de setores específicos não podem ter todas as pessoas a trabalhar remotamente ao mesmo tempo. Assim, algumas empresas preferem ter as suas equipas em rotação semanal ou a cada 3 dias, permitindo às pessoas irem ao escritório, enquanto promovem a saúde de todos os colaboradores ao favorecer o trabalho remoto.
Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.
5 perguntas que deve fazer antes de contratar um manager
Recrutar um novo manager é das decisões mais importantes de uma empresa. Um bom manager deve ser experiente, dinâmico, de confiança e possuir fortes capacidades de liderança. Contudo, encontrar um candidato que preencha todos estes requisitos pode revelar-se um verdadeiro desafio. Uma contratação sé
Ler maisComo superar o momento do “Entrevistador entrevistado”?
As últimas gerações mudaram a dinâmica tradicional da entrevista de emprego, com os candidatos a aparecerem bem informados, com um conjunto de perguntas preparado, e uma série de expectativas sobre a empresa e a vaga, às quais o entrevistador deverá conseguir responder com sucesso As últimas geraçõe
Ler maisCondução de uma entrevista
A chave para uma boa entrevista é uma boa estruturação. Para conduzir uma entrevista de maneira clara e estruturada, assegure-se de se preparar antes e que nenhuma questão é deixada sem resposta. A sua conversa deve ser natural e, mais uma vez, estruturada: isso garante que se apresenta ao candidato
Ler maisJunte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.