pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

O Teste de Confiança do CEO

  • 30% repensariam ou rejeitariam uma oferta de trabalho com base no diretor executivo da empresa;
  • 71% diz que mensagens inconsistentes são os principais fatores que levam à desconfiança na liderança;
  • 51% acham que CEOs e líderes têm o maior impacto na cultura do local de trabalho;
  • 63% sentem que o maior valor que os CEOs trazem é a capacidade de "liderar pelo exemplo."
     

20% dos profissionais em Portugal repensariam em aceitar uma oferta de trabalho com base no CEO de uma empresa – mesmo que "gostassem" do seu gerente – com outros 10% a afirmar que recusariam totalmente uma oferta com base em quem é o CEO.

As descobertas vêm de uma nova pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Walters – revelando o papel significativo que CEOs e líderes estão tendo nos locais de trabalho e profissionais em Portugal.

De acordo com a pesquisa com uma média de 500 profissionais, mais de um terço (38%) não confia nos líderes de sua empresa para fazer o que é certo.

François-Pierre Puech, Senior Director da Robert Walters Brasil e Portugal, commenta: "Nos últimos 18 meses, o perfil do CEO - e dos líderes em geral - foi definitivamente aumentado, e isso pode ser visto em toda a linha até funcionários do governo, celebridades e influenciadores.

"Qualquer pessoa que tenha uma 'voz' significativa está sentindo a pressão de usá-la com sabedoria – e cada vez mais se espera que comente ou forneça uma perspectiva sobre uma série de questões diferentes.

"Com essa 'voz' vem o julgamento – e nossas pesquisas mostram que os funcionários em potencial estão de fato tomando decisões de carreira com base na opinião de um CEO, ou na falta dela."

CEO Front & Centro

De acordo com a pesquisa da Robert Walters, mais metade dos profissionais sente que o CEO tem o maior impacto na cultura de uma empresa (51%) – com quase um terço (29%) afirmando que a média gerência é igualmente influente. Curiosamente, apenas 20% sentem que são os funcionários em geral de uma empresa que têm uma influência da cultura do local de trabalho.

François adiciona: “Basta olharmos para exemplos como o OpenAI, ou mesmo a recente remodelação do gabinete governamental, para ver a influência que a liderança sénior tem sobre se as pessoas querem mesmo trabalhar para a empresa. Cada vez mais CEOs e líderes seniores desempenharão um papel crucial nas taxas de rotatividade, atração e retenção."

A chave para o sucesso do CEO

Além das descobertas, 63% dos profissionais acreditam que os CEOs que "lideram pelo exemplo" trazem mais valor para uma empresa – enquanto um terço atribui o sucesso do CEO a ser empático e um bom ouvinte.

François complementa: "Cada vez mais estamos descobrindo que os profissionais querem saber que os líderes que estão à frente de grandes empresas sabem o que estão fazendo e podem liderar com confiança e convicção – além de manter um ouvido empático e atento aos seus funcionários e até mesmo à sociedade em geral.

"É tudo sobre estar em contato com as pessoas ao seu redor, ter uma equipe diversificada e ouvir uma série de opiniões diferentes e mediar sobre a melhor solução para quaisquer problemas que possam surgir. Não importa o quão experiente um líder possa ser, eles nunca devem assumir que têm todas as respostas."

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.