pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

10 coisas que nunca deve fazer num telefone ou computador corporativo

Com a pandemia, o trabalho remoto se tornou comum, e as empresas querem que esteja acessível o tempo todo, então os laptops e celulares da empresa estão a se tornar padrão.

Trabalhar em casa também significa que provavelmente terá muito mais tempo sozinho com o seu dispositivo de trabalho. É sempre tentador usá-lo de forma recreativa quando ninguém está vendo. Facebook e Netflix estão a um toque de distância, certo?

Software de monitoramento

Mas tem certeza de que ninguém está a ver? Se tem um dispositivo atribuído pela empresa, é provável que ele tenha um software de monitoramento ou produtividade instalado, de acordo com um especialista citado pelo The New York Times.

A sofisticação e o nível de controle do software dependem da sua linha de trabalho, como se lida com informações confidenciais, o tamanho da empresa e quanto eles podem investir.

Mas mesmo que não tenha um software de monitoramento em seu dispositivo, os serviços partilhados permitem que os seus colegas de trabalho, superiores ou especialistas em TI acessem o que fez. Aqui estão alguns conselhos universais para especialistas em segurança citados pelo The New York Times, HuffPost e pela consultoria de recrutamento Robert Walters.

1)    Evite qualquer atividade pessoal

Evite usar o telefone corporativo para atividades pessoais, como fazer chamadas pessoais, enviar mensagens de texto, e-mails pessoais ou navegar na internet por motivos não relacionados ao trabalho.

2)    Sem fotos pessoais

Evite tirar fotos com o celular da empresa. Mesmo se excluí-los, eles provavelmente serão carregados para a nuvem durante backups automáticos e se tornarão acessíveis a outra pessoa.

3)    Nenhum arquivo pessoal em seu computador

Nunca armazene arquivos pessoais em seu computador corporativo. Se for demitido, provavelmente perderá o acesso ao seu computador de trabalho imediatamente, e quaisquer documentos essenciais podem ser usados contra si se houver uma batalha legal.

4)    Sem pesquisas pessoais no Google

O histórico de navegação é um dos mais facilmente acessíveis em um computador. "Eu evitaria procurar qualquer coisa que seria embaraçosa se partilhada na próxima reunião de toda a equipa" comenta Fabienne Viegas, sênior manager da divisão de Tecnologia da Robert Walters Portugal.

5)    Sem conversas privadas

A maioria dos funcionários sabe que algumas conversas não são amigáveis para o trabalho em softwares relacionados ao trabalho mas ignoram que qualquer bate-papo privado em qualquer programa em um laptop de trabalho pode ser acessado. Não use as suas redes sociais.

6)    Não coloque nada pessoal em servidores partilhados

Mesmo que esteja fora do seu laptop de trabalho, os servidores vinculados às contas de e-mail da sua empresa, como o G-suit, que inclui Drive, Documentos e Planilhas, não são um bom lugar para informações privadas.

7)    Não deixe o computador desbloqueado

Se está de volta ao escritório ou tem companhia quando trabalha em casa, é uma boa ideia sempre bloquear o computador quando não estiver lá. "Está dando aos outros a opção de acessar suas informações confidenciais... ou mesmo apenas uma boa e velha brincadeira", comenta Fabienne.

8)    Tenha cuidado em espaços públicos

Isso é especialmente verdadeiro em espaços públicos, onde qualquer pessoa pode simplesmente olhar para sua tela em busca de informações. Tracy Maleeff, analista de segurança da informação do The New York Times, também sugeriu o uso de uma VPN para Wi-Fi público.

9)    Não olhe para conteúdo impróprio

Este parece óbvio, mas conteúdos inapropriados e ofensivos devem ficar longe do seu computador de trabalho, mesmo fora do horário de trabalho. O conteúdo "adulto" deve permanecer em seus dispositivos pessoais.

10) Não o trate como se fosse seu

Todas essas dicas poderiam ser condensadas em uma simples e mais ampla: não trate um computador emitido pela empresa como seu. Não altere as configurações de segurança e mantenha as informações apenas em condições de trabalho.

Não precisa entrar em pânico

Ainda assim, não há necessidade de entrar em pânico com software de vigilância ou produtividade. Especialistas do New York Times dizem que pode pagar suas contas ou acessar seu banco. Apenas evite qualquer informação que não partilharia em uma sala de conferência.

 

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Perfis profissionais mais procurados por fintechs

Programadores de software e engenheiros de dados. São dois dos perfis profissionais mais procurados pelas empresas do setor das fintechs. De acordo com o nosso Global Fintech Talent Report, "embora a tendência do mercado esteja se movendo para as áreas de pagamentos, criptomoedas e empréstimos, a fo

Ler mais

Atualmente um licenciado demora 6 meses a encontrar emprego

Metade dos licenciados do Estado levaram até 6 meses a encontrar emprego depois de concluir os seus estudos Dos que encontraram emprego, 53% dizem que os seus empregos atuais não estão relacionados com a sua licenciatura 72% dos licenciados sentem que não têm "muita margem" no mercado de trabalho 45

Ler mais

8 estratégias para manter a saúde mental e bem-estar em teletrabalho após as férias

A Robert Walters criou um guia digital para apoiar a saúde mental dos profissionais nas empresas, onde se destacam 8 dicas práticas para proteger a sua saúde mental e bem-estar durante o trabalho remoto. 1. Crie um espaço específico para trabalhar em casa que seja ainda melhor que o escritório Sente

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.