Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

predio moderno verde

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras.

A maioria das culturas organizacionais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem encontrar uma solução criativa. Em vez de criar algo inovador, as equipas só podem modificar uma ideia ou processo existente, pois têm o tempo limitado para pensar em ideias novas.

Como podemos desenvolver uma cultura verdadeiramente inovadora e ágil no local de trabalho? Um excelente começo seria raciocinar com a mentalidade correta e estar aberto a novas formas de pensar. Isto pode ser conseguido treinando as partes mais criativas do nosso cérebro, aprendendo a estar focados no momento. 

A ciência por detrás do mindfulness: o poder do nosso cérebro 

A constante interrupção faz com que a nossa mente passe de uma ideia para outra sem pensar no que realmente se está a procurar alcançar. Além disso, se o stress for adicionado a esta equação, a nossa capacidade de sermos criativos e inovar será ainda mais reduzida.

A neuroplasticidade veio demonstrar a capacidade de resposta e adaptação do nosso cérebro quando é sujeito a experiências ou estímulos novos. Portanto, podemos treiná-lo para diminuir os centros de stress, concentrando-nos em aumentar a nossa parte criativa.

O mindfulness é isso mesmo: uma forma de treinar as partes mais criativas do nosso cérebro. 

O que significa ser mindfulness?

O mindfulness é definido pela capacidade de estarmos plenamente presentes no momento, trazendo a nossa mente de volta ao presente sempre que esta vagueia. O mindfulness é conseguido através de exercícios simples e do treino do cérebro para melhorar a capacidade de permanecermos focados sem nos distrairmos. 

Três formas por onde as organizações podem começar a criar uma cultura mais mindful para obter melhores resultados em termos de criatividade e inovação: 

    1. Programas corporativos de mindfulness 

Implementar um programa de mindfulness é benéfico para todos os seus empregados, ajudando a reduzir níveis de stress. Isto não só apoiará a sua equipa no cuidado do seu bem-estar e produtividade pessoal, como também ajudará a manter o melhor talento nos seus quadros.

Os incentivos financeiros já não motivam os funcionários como dantes - não basta um bom salário para os profissionais planearem ficar na sua empresa. Várias pesquisas têm demonstrado que  muitas pessoas escolhem o seu emprego devido a indicadores "culturais" não financeiros, como por exemplo uma cultura solidária e colaborativa.

Assim sendo, o mindfulness oferece uma abordagem realista à pressão moderna do ambiente de trabalho, e permite aos funcionários criarem estratégias pessoais para se tornarem mais resilientes.

    2. Incorporar o mindfulness dentro dos valores corporativos 

O primeiro passo para criar uma cultura mais consciente é adicionar o mindfulness aos valores corporativos. Por exemplo, se a preocupação da organização é impulsionar a mudança,  tente destacar os benefícios do mindfulness (facilita uma melhor compreensão das perceções de cada um). Estar consciente disto pode ajudar as equipas a perceberem o seu medo do desconhecido. Adote uma abordagem mais objectiva, ao mesmo tempo que muda a maneira como se costumam delinear estratégias para criar maiores oportunidades de mudança. 

Práticas simples de mindfulness podem abrir a mente dos funcionários para um estado de espírito mais saudável, mais conectado e inovador, que beneficiará a organização como um todo. 

    3. Disponibilizar recursos para os funcionários 

Ofereça à sua equipa a oportunidade de desenvolver a sua criatividade através da prática de mindfulness, dando-lhes acesso a todos os recursos que possam utilizar. Isto pode ser na forma de webinars, conteúdo escrito, speakers convidados, ateliês ou retiros. 

As organizações têm a oportunidade de melhorar o bem-estar de seus funcionários para garantir um melhor desempenho e retenção de talento. Aproveite para criar uma vantagem competitiva na sua empresa. 

Se precisar de mais conselhos de contratação ou gestão de recursos humanos, fale connosco - teremos todo o gosto em ajudar a sua empresa.

 

banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Solicite a sua cópia

Read more »

Conselhos de
contratação 

banner velocidade com luz - conselhos de contratação
Read more »

Entre em contacto connosco hoje 

banner mulheres sentadas - contacto
Read more »

Envie-nos uma oferta de emprego 

banner setas de luz às cores - enviar oferta emprego
Read more »

Conheça a
nossa missão 

banner prédio verde - sobre nós
Read more »