A importância de um processo de recrutamento eficaz

homem e mulher numa entrevista de emprego

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as mais adequadas?

Baseando-nos nos dados de um questionário realizado a 600 profissionais e 500 responsáveis de seleção da nossa base de dados global, assim como na nossa própria experiência, oferecemos de seguida uma série de conselhos e recomendações para realizar entrevistas de sucesso.

É um processo de duplo sentido

É importante entender que uma entrevista é uma oportunidade de conhecer tanto o candidato como o entrevistador. Nove em cada dez profissionais (93%) admitem ter avaliado o seu "futuro responsável" durante a entrevista, e cerca de três quartos (72%) confirmam a importância de uma boa entrevista para ficar com uma imagem positiva da empresa. Veja o nosso artigo sobre o Entrevistador entrevistado para mais informação.

Os entrevistadores devem portar-se como embaixadores da marca da sua empresa, pois a entrevista costuma ser a primeira impressão direta que alguém tem de uma organização, e a relação que se criará depois irá depender disso. Assim, é importante gerir o processo de recrutamento com o mesmo cuidado que se realizaria uma campanha de marketing.

Feedback

Oferecer feedback da entrevista é essencial. Quase todos os profissionais com que falámos (98%) referiram ter-se sentido muito agradecidos quando uma empresa lhes deu feedback após a entrevista, mesmo quando não continuaram no processo de recrutamento. No entanto, oito em cada dez profissionais (80%) informaram-nos que nem sempre recebiam feedback da empresa, e 30% dos responsáveis de seleção admitiu não dar feedback a todos os candidatos que tinham entrevistado.

Aplicar diretrizes à entrevista

Se, ao entrevistar um profissional, se aperceber que este não é apropriado para a vaga, informe-o de maneira educada, explicando que o problema está no cargo e não na experiência dele. Quase oito em cada dez (79%) profissionais disseram que rejeitariam uma oferta de emprego se tivessem uma má experiência durante a entrevista. Além disso, 91% contaria a sua experiência negativa aos seus amigos e familiares, criando assim uma imagem negativa da empresa.

Atualmente, cada vez mais entrevistas são realizadas remotamente, por meio de videochamadas (como Skype, Teams, Zoom ou FaceTime), agilizando o processo de recrutamento. No entanto, se forem realizadas online, há uma série de regras a seguir: descubra aqui como preparar entrevistas por videochamada de sucesso. 

De entre os profissionais que inquirimos:

  • 42% disseram que na entrevista lhes tinham feito algumas perguntas que consideravam "inadequadas ou irrelevantes para a descrição do trabalho"
  • 49% afirmaram ter tido alguma experiência negativa com os entrevistadores

É importante gerir o processo de recrutamento com o mesmo cuidado que se realizaria uma campanha de marketing

Talvez isto não seja surpreendente, uma vez que 25% dos responsáveis de seleção que responderam ao questionário admitiram que não tinham sido treinados para realizar uma entrevista. Recomendamos que as organizações garantam que todos os colaboradores que participem em qualquer parte do processo de recrutamento conheçam as diretrizes a seguir e tenham a formação necessária para fazer entrevistas de sucesso, garantindo que estas são conduzidas corretamente e que os valores da empresa se refletem em todos os momentos. 

Evitar atrasos no processo

Não há tempo definido para a realização de uma entrevista; muitas vezes depende da posição (quanto mais executivo o cargo, mais tempo o processo pode demorar), da descrição da vaga (cargos altamente especializados podem levar mais tempo) e do número de candidatos à oferta de emprego (quanto maior o número, mais tempo se irá demorar a selecionar o candidato).

No entanto, os profissionais que procuram uma nova oportunidade de carreira podem ter mais de uma oferta de emprego em cima da mesa, pelo que o processo de recrutamento deve ter um tempo limitado e não se estender mais do que o essencial, para garantir que não se perde o candidato pretendido devido a atrasos.

Precisa de mais conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

banner mulheres sentadas - conselhos contratação

Conselhos de
contratação

»

Quer saber mais?
Fale connosco 

banner seta azul neon - contacto
»

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
»

Salary Survey - reserve uma cópia gratuita 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
»