Benchmarking salarial: vital para o sucesso

mulher com smartphone

O benchmarking salarial permite que as empresas verifiquem se os pacotes de remuneração oferecidos aos seus executivos estão em linha com o resto do mercado.

Neste artigo, explicamos-lhe em que consiste o benchmarking salarial e que benefícios podre trazer à sua empresa.

 

Por que razão precisam as empresas de um serviço de benchmarking salarial?

Em alguns casos, as empresas não querem correr o risco de perder os seus melhores executivos pela oferta de pacotes salariais superiores nas organizações concorrentes. Noutros, o objetivo é serem capazes de provar aos seus acionistas que os seus profissionais de alto calibre apresentam uma boa relação custo / benefício para a companhia.

De qualquer forma, o benchmarkirng salarial pode ser de importância vital para o sucesso de uma organização. Porém, obter essa informação nem sempre é fácil, pois no nível sénior há menos posições disponíveis para estabelecer comparações.

O benchmarking salarial oferece uma repartição completa do pacote de compensação que permite às empresas comparar o salário e os benefícios disponíveis em setores específicos e empresas nomeadas. Assim, no geral, trata-se de uma ciência ainda mais exata do que uma pesquisa salarial.

Obter acesso a informações salariais

Para empresas listadas, a maioria destas informações está disponível publicamente nos relatórios anuais da organização. Contudo, as empresas não costumam ter os recursos necessários para analisar os dados da maneira mais prática e útil.

Encomendar um terceiro, como a Robert Walters, para realizar este trabalho, pode economizar muito tempo e esforço.

O que está envolvido em um relatório de benchmarking salarial?

Por norma, fornecerá uma lista segundo o tamanho, setor e receita da empresa. Também detalhará o pacote obtido em termos do valor do salário básico, bónus em dinheiro, bónus de ações, plano de incentivo de longo prazo (ILP) e pensão do cargo em questão (seja CEO, COO, CFO ou FD).

Estabelecer diferenças setoriais

O pagamento varia muito dependendo do setor. Num dos nossos relatórios recentes, dois negócios específicos da área de finanças e outro da indústria manufatureira, com receitas similares, pagaram aos Diretores os salários de 80.000€ e 130.000€ respetivamente. O benchmarking salarial permite que as organizações tenham uma ideia dessas diferenças.

O benchmarking salarial permite que as empresas verifiquem se os pacotes de remuneração oferecidos aos seus executivos estão em linha com o resto do mercado.

Estabelecer diferenças de repartição de compensação

O valor das diferentes componentes do pacote pode variar muito. O benchmarking salarial considera todos os aspetos da remuneração - incluindo opções de compartilhamento e ILPs (planos de incentivo de longo prazo) - para garantir que este reflete com precisão o salário líquido.

Comparar com outras empresas

O benchmarking salarial permite que as empresas façam comparações desses valores entre um grande número de outros negócios. Como parte da análise, a pesquisa pode determinar a média geral, bem como os quartis superiores e inferiores do valor de cada componente dos pacotes de remuneração geral dos diretores. Isto dá uma indicação clara de como o pagamento dos seus directores se compara com o mercado.

Veja a nossa Pesquisa Salarial para comparar os salários da sua equipa.

banner encarnado - conselhos de contratação

Conselhos de
contratação

Read more »

Pesquisa Salarial Europeia 2019 
Peça uma cópia 

banner cor de laranja salary survey
Read more »

Fale connosco para mais informações 

banner textura encarnada - contacto
Read more »

Compreenda o processo de contratação 

banner tecto encarnado iluminado - artigo processo de contratação
Read more »

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner ripas encarnadas - enviar oferta emprego
Read more »