pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Seis maneiras de virar uma rejeição de emprego a seu favor

Ninguém gosta de ser rejeitado para uma oferta de emprego, principalmente se tiver perdido bastante tempo a preparar-se para um posto que queria mesmo – aceitar a rejeição nestes casos torna-se ainda mais difícil. 

No entanto, com a mentalidade correta, pode transformar esta experiência negativa numa oportunidade de desenvolvimento de carreira. 

1. Peça feedback detalhado

O essencial a fazer após uma rejeição é pensar naquilo que aconteceu, e o que pode retirar dessa aprendizagem. 

Pedir e escutar ativamente o feedback da sua entrevista é uma das melhores coisas que pode fazer quando enfrenta uma rejeição. A auto-análise nestes casos não é suficiente, pois uma pessoa sozinha não consegue entender todas as razões pelas quais não era a pessoa certa para um determinado posto.

Assim, comece por recolher o máximo de feedback que conseguir do seu consultor de recrutamento, e, através dele, do empregador. 

Caso não tenha um consultor de recrutamento para o processo em que não foi bem sucedido, pode sempre pedir feedback diretamente à empresa contratante. 

Se os comentários à sua performance lhe parecerem demasiado superficiais ou genéricos, não tenha medo de pedir uma avaliação mais detalhada. Afinal, esforçou-se e perdeu bastante tempo com aquele processo, pelo que tem todo o direito de receber comentários úteis no final que o ajudem a perceber como melhorar para o futuro.

2. Reveja e reflita

Uma vez feitas as pazes com a decisão da empresa contratante, pode ser tentador ignorar a experiência e nunca mais pensar no assunto. Porém, fazê-lo significaria perder uma importante oportunidade de aprendizagem. 

Assim, com base no feedback que recebeu, volte a refletir sobre tudo o que aconteceu, desde o dia e a forma como começou a preparar e a pesquisar a empresa, até à última interação na entrevista e qualquer seguimento que tenha havido.

Se o processo foi por etapas, avalie a sua performance em cada parte e perceba se há algum aspeto a melhorar. Pergunte-se: o que lhe parece que correu bem? O que poderia ter feito de forma diferente? Deveria ter preparado uma apresentação mais completa? Deveria ou poderia ter trabalhado mais para criar empatia com o entrevistador? Focou-se demasiado em competências técnicas, não conseguindo por isso mostrar todas as suas soft skills? Houve algumas perguntas que poderia ter respondido melhor? 

Há sempre áreas de desenvolvimento e melhoria para todas as pessoas, pelo que deve utilizar estes contratempos para perceber exatamente que áreas são estas, e como pode melhorar e ultrapassá-las. 

3. Identifique zonas de aprendizagem e construa um plano de desenvolvimento pessoal

Volte a refletir sobre o feedback de outras rejeições do passado, mas também de avaliações de desempenho. Há alguns temas recorrentes? Quais deveriam ser as suas prioridades de desenvolvimento? 

Tome nota de quaisquer fraquezas ou problemas em relação aos quais pode fazer alguma coisa, e utilize-os como foco para lidar com a preparação da próxima entrevista que tiver. 

Veja cada fracasso como um desafio para crescer, tanto em termos de auto-conhecimento, como na sua capacidade de dar a volta à desilusão. 

Transforme estes requisitos num plano de ação. O que pode concretamente fazer para resolver as falhas no seu desempenho? Dependendo do problema, é possível que haja  algum tipo de treino ou aconselhamento que possa fazer para ajudar a desenvolver os seus pontos fracos. Ou, por outro lado, pode simplesmente tratar-se de trabalhar com mais afinco em algumas das suas respostas, e encontrar alguém com quem as praticar. 

4. Seja filosófico

O feedback pode também ajudar a reconhecer que, por vezes, a rejeição se deve a algo que está fora do seu controlo, podendo inclusivamente ser bom para si. Algumas coisas não se conseguem mudar de um dia para o outro – se o entrevistador preferir alguém com experiência extensiva de gestão de clientes (que não é o seu caso), ou se procuram alguém que fale a língua local (e você não, ou não tão bem), então é melhor pensar em termos filosóficos: a chave para o seu plano é focar-se nas coisas que pode, realisticamente, mudar. 

Finalmente, a química também tem um papel muito importante em qualquer tipo de trabalho. Assim, mesmo que sinta que a entrevista correu excecionalmente bem, não significa que o posto de trabalho naquela empresa seja perfeito para si. 

5. Filtre a sua pesquisa

Algumas vezes, a entrevista e processo de feedback podem fazê-lo compreender que, embora seja frustrante ser rejeitado, a oferta de emprego não era realmente o melhor encaixe para o seu perfil. 

Volte a rever a descrição da oferta e pergunte-se: “Vejo-me realmente a fazer este trabalho no dia-a-dia?” 

Se há aspetos no trabalho que não o entusiasmavam muito, o entrevistador também pode ter notado isso. Use a sua experiência para o ajudar a filtrar futuras pesquisas de emprego. Não estará por acaso a procurar com palavras-chave que não correspondem bem às suas ambições e aspirações de carreira? Ou será que a descrição da oferta que acompanhava o título da posição não correspondia exatamente às suas expectativas? A entrevista fê-lo perceber que aquele não era bem o tipo de emprego para si? E, se não, o que seria?

6. Crie resiliência 

Num mundo em constante mudança, em que a tecnologia está a acelerar e as empresas se transformam com grande agilidade, desenvolver uma mentalidade resiliente e adaptável é essencial para o sucesso a longo-prazo.

Veja cada fracasso como um desafio para crescer, tanto em termos de auto-conhecimento, como na sua capacidade de dar a volta à desilusão. Ultrapassar obstáculos no seu percurso de carreira vai aumentar as possibilidades de conseguir o trabalho certo. Assim, mantenha-se construtivo e procure fazer tudo o que puder para aprender com a experiência, mesmo que negativa, de forma a ficar pronto para a próxima oportunidade. 

Afinal, não passar numa entrevista acontece a todos, e o mais importante é o que aprende com isso. 

Se este artigo é a sua cara e precisar de mais conselhos de carreira, fale connosco.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Desafios e oportunidades para mulheres no ambiente de trabalho pós-pandemia

A pandemia trouxe consigo uma série de transformações profundas em todos os aspectos da vida, incluindo o profissional e o pessoal. Com o surgimento de novas realidades e necessidades, as mulheres enfrentam desafios únicos à medida que exploramos a era pós-pandemia. Desafios da mulher no ambiente de

Ler mais

Por que razão os profissionais de remuneração e benefícios se tornaram indispensáveis num departamento de RH

O gestor de remunerações e benefícios é a pessoa responsável pela conceção, implementação e gestão de políticas de remuneração dos colaboradores. Estas políticas assumiram uma maior relevância no papel de atração e retenção de talento. É um perfil comum em grandes empresas que necessitam de um númer

Ler mais

Como evitar fraudes em ofertas de emprego online

O número de candidatos que procuram por novas oportunidades online aumentam a cada dia. Infelizmente, com esta tendência, surgem oportunidades falsas cujo intuito é a exploração dos candidatos, a fim de obter seus dados pessoais e, até, informações bancárias. François-Pierre Puech, country director

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.