Redescubra a paixão pelo seu trabalho

mulher sorridente

Já se perguntou como alguns dos melhores músicos do mundo conseguem performances espetaculares nos seus concertos? Ou como um professor tem a capacidade de dar aulas com o mesmo entusiasmo a novas turmas todos os anos, ou a cada semestre?

Isto é a paixão pelo trabalho, e a redescoberta dessa mesma paixão de cada vez que o fazem – seja pelo prazer que o trabalho em si cria, ou pelo desejo de inspirar os outros. Acima de tudo, estas pessoas acreditam em duas coisas: o que fazem tem importância e pode impactar significativamente as outras pessoas.

Muita gente começa a carreira com otimismo e energia, sentindo entusiamo em relação ao futuro. O problema acontece quando a paixão diminui e começa a ficar cada vez mais difícil manter os sentimentos iniciais. Tudo isto pode ser resultado do stress, de um grande volume de trabalho, ou até mesmo do ambiente laboral. Quando alguma coisa negativa surge no trabalho, geralmente tendemos a deixar os sentimentos positivos irem embora com mais facilidade e rapidez, e é comum esquecermos aquilo que é importante para nós e para a nossa função.  

O que fazer para continuar inspirado e apaixonado pelo seu trabalho?

Adore aquilo que faz

Um caminho para redescobrir a paixão pela sua carreira é lembrar-se do motivo pelo qual escolheu a sua profissão. Quais os aspetos do seu trabalho realmente o inspiram? Está a conseguir acrescentar valor ao negócio? Está a trabalhar em conjunto com outros departamentos? Comece a identificar o que realmente interessa e trabalhe naquilo que mais valoriza dentro do mercado onde está inserido. 

A vida corporativa apenas será monótona se o permitir. Tenha orgulho naquilo que faz e continue sempre à procura desse sentimento. Se o seu emprego atual não lhe permite fazer isso, talvez esteja na altura de procurar uma oportunidade num ambiente laboral que o preencha mais. Só assim se conseguirá prosperar e construir uma carreira: através das coisas que mais gosta de fazer.

Procure causar impacto nas pessoas

Há profissionais que estão sempre à procura de inspirar os outros através do seu trabalho. Músicos, atletas, desportistas, bombeiros, jornalistas e professores são alguns exemplos que encarnam todos os valores aqui descritos.

Os atletas e desportistas profissionais procuram um título mundial e bater recordes para os seus clubes ou países. Muitos jornalistas arriscam as suas vidas para reportar ao mundo o que as pessoas precisam de saber. Os bombeiros arriscam as suas vidas para salvar as de outros, ou para salvar aquilo que é de todos, como a floresta ou uma aldeia em perigo. Alguns professores são conhecidos por inspirarem e motivarem os seus alunos, muitas vezes dando mais de si do que a profissão realmente exige.

É desta maneira que as pessoas conseguem repetir o mesmo trabalho várias vezes e continuarem apaixonadas pelo que fazem. Lutam para fazerem a diferença e veem o seu trabalho como uma contribuição pessoal para algo maior. Procuram marcar a diferença, seja neles mesmos ou nos outros, na empresa em que trabalham ou para o seu exterior.

Se procura mais significado para o seu dia-a-dia no trabalho, explore a forma com que pode dividir sua paixão com os outros – como conseguir causar impacto no ambiente em que atua ou nas pessoas ao seu redor. Às vezes, é mais simples do que parece.

Mantenha-se curioso, sempre

Os profissionais que se sentem a estagnar na carreira não estão a aprender nada de novo. Um dos caminhos para manter acesa a chama motivacional é ir desenvolvendo novas ideias e procurar novas informações relevantes para o seu trabalho. Há sempre algo de novo para aprender, ou que se pode melhorar.

Identifique as áreas em que sente menos segurança e torne-as na sua meta pessoal, desenvolvendo-as o máximo que conseguir. Procure informações constantemente, leia, faça perguntas coerentes, escreva as suas novas ideias, compare-se às pessoas de sucesso que mais admira e faça networking de forma seletiva. Veja o conhecimento como parte integrante da sua profissão e desenvolva uma curiosidade insaciável e um apetite para tudo e todos que sejam relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho.

Quando se está constantemente à procura de novos conhecimentos, os seus horizontes expandem-se muito mais e evita-se o sentimento de estagnação e tédio. Como diz o ditado, “Faça aquilo que gosta e nunca terá de trabalhar um dia na sua vida.” Deve a si mesmo a oportunidade de viver a sua paixão e deixar que isso direcione a sua carreira.

Relacione-se com pessoas positivas

Ficará surpreendido com a quantidade de energia positiva que pode receber ao estar no mesmo ambiente de pessoas que tenham os mesmos pensamentos, sonhos ou hobbies que os seus.

Relacione-se com pessoas que são apaixonadas pelas suas profissões e ouça as suas experiências. O entusiasmo com que falam das suas carreiras é muito inspirador e contagiante. Vai perceber que, se elas conseguem aproveitar o dia-a-dia do trabalho, não há motivo para você não o conseguir também.

Faça aquilo que gosta e nunca terá de trabalhar um dia na sua vida.

Rodeie-se dos chamamos “novos apaixonados”, pessoas que são novas no trabalho e estão cheias de confiança e orgulho no que fazem. Estas procuram incessantemente o sucesso, e verá nelas aquilo que costumava adorar nas suas tarefas.

Provavelmente isto irá dar-lhe uma nova perspetiva em relação ao seu trabalho: pode continuar a ter um elevado nível de energia e paixão, não só através desses “novos apaixonados”, mas também pelo facto de lhes poder ensinar muitas coisas, fazer coachingmentoring, e de dividir com eles aquilo que sabe.

banner seta azul alertas emprego

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Fale com um consultor especializado 

banner telhado azul contacto
Read more »

Leia mais conselhos de carreira 

banner telhado azul - conselhos de carreira
Read more »

Ofertas de emprego 

banner ponte iluminada - ofertas emprego
Read more »

Compare o
seu salário 

banner setas de luz coloridas - salary survey
Read more »

Últimas ofertas