Entrevistas via Skype, uma solução à prova do Coronavírus

mulher a fazer entrevista por Skype

A adoção do Skype como ferramenta de entrevistas está em claro crescimento nas empresas, sendo a melhor solução para evitar reuniões presenciais que arriscam a propagação do Covid-19.

Entrevistas via Skype devem ser tratadas com o mesmo grau de profissionalismo de uma entrevista presencial, principalmente agora que são a única alternativa segura. 

A preparação para uma entrevista por Skype requer cuidados que reuniões pessoais não necessitam. A Robert Walters, consultora de recrutamento e seleção especializada para postos intermédios e diretivos, deixa-lhe alguns conselhos para preparar a sua entrevista e garantir que tudo corre bem no momento. 

Para fazer uma boa entrevista utilizando o Skype, tenha em consideração os seguintes aspetos:

Faça um teste e organize o espaço onde vai fazer a entrevista

Quando insere o Skype dentro da equação, podem acontecer algumas falhas, mesmo que já esteja familiarizado com este meio de comunicação. Para evitar problemas técnicos, peça a um amigo que “ensaie” consigo, assim consegue testar antecipadamente o equipamento e todas as suas configurações, incluindo som, volume, qualidade de imagem, etc. 

Para ouvir melhor e evitar eco, utilize headphones com microfone incluído e não o sistema de som do computador. Pode também pedir para fazer um teste com a empresa antes da entrevista, para garantir que está tudo bem dos dois lados. 

É importante verificar antes de a entrevista começar:

  • Lembre-se de testar todo o equipamento com antecedência e imediatamente antes do início da entrevista;
  • Volume - consegue ouvir claramente o entrevistador? Ter de pedir que a outra pessoa repita várias vezes a mesma coisa pode fazer com que a conversa seja menos proveitosa e mais demorada, o que interfere no seu desempenho;
  • Barulho de fundo - faça a prova de som do local onde fará a entrevista. Feche as janelas para evitar ruídos do exterior. Quando for possível, faça por não ter crianças ou animais de estimação no mesmo espaço durante a conversa, para evitar distrações e interrupções. Lembre-se de desligar o telefone ou de ativar o modo silencioso; 
  • Ligação à Internet - tem de garantir que a Internet não falha e que é suficiente para a qualidade da conferência por Skype. Caso contrário, pode ter uma pior performance por problemas técnicos.

Enquadramento do ecrã: cenário à sua volta

Nunca esperaria ir a uma entrevista com má iluminação, numa sala repleta de ruído e distrações, pois não? Numa entrevista de Skype deve ser igual. Ajuste a sua câmara para que o entrevistador veja os seus ombros e rosto. Se possível, crie um ambiente o mais próximo possível de uma entrevista presencial e sente-se com o computador apoiado numa mesa. 

Fique atento àquilo que a câmara possa captar no ambiente atrás de si. Uma parede branca é ideal, e sem dúvida mais profissional do que uma cama por fazer, por exemplo. Outro aspeto importante é a luz. Faça testes e verifique que o seu rosto é completamente visível. Não esteja em contraluz, ou na sombra. 

Prepare-se como se estivesse numa entrevista convencional

Por mais que seja tentador adotar uma postura mais casual durante a entrevista por Skype, é essencial tratar este tipo de entrevistas como se fosse presencial, fazendo a preparação aprofundada que faria nesse caso. Aliás, não assuma que uma entrevista por Skype é menos formal, muito menos nesta fase do coronavírus em que é a única forma de se fazer entrevistas e outras reuniões, pois vai ter de trabalhar ainda mais do que o normal, já que analisar as pessoas num vídeo é mais difícil do que fazê-lo presencialmente. 

Vista-se para o sucesso

O melhor é estar sentado com boa postura, e não se esqueça de se vestir de forma apropriada e completa, mesmo que nem toda a roupa seja visível no ecrã - nunca se sabe se vai ser necessário levantar-se. No Skype, cores escuras e roupa sem padrões e acessórios discretos funcionam melhor e distraem menos o entrevistador. 

Linguagem 

Estar deitado ou a passear pela sala com o computador ou tablet atrás não é boa ideia - afinal, trata-se de uma entrevista, mesmo que esteja em sua casa. Não se esqueça que no Skype o entrevistador vai ver tudo o que está a fazer. 

Olhar para a câmara e não para a sua imagem no ecrã ajuda a que fique o mais envolvido possível na conversa, dando a impressão de que está a olhar o entrevistador nos olhos. Embora mantendo a boa postura, pode inclinar-se um pouco para a frente em direção à câmara de forma a aumentar o contacto visual e permitir que o entrevistador leia melhor as suas expressões faciais. Além disso, a sua linguagem corporal deve ser o mais natural possível, mantendo sempre um sorriso, e falando devagar - em entrevistas por vídeo é mais difícil perceber e avaliar o que está a ser dito. Para garantir que as suas respostas são compreendidas, diga: "Respondi à sua pergunta, ou precisa de mais informação?" Da mesma forma, vá acenando positivamente com a cabeça e repetindo expressões que demonstram que consegue ouvir o entrevistador, como “sim”, “claro”, “pois”, etc.

Se quiser treinar a sua linguagem oral e corporal antes da entrevista ou avaliar o seu desempenho durante a mesma, existem vários programas que possibilitam a gravação da sua entrevista por Skype, o que permite uma análise posterior do seu comportamento, e também que receba dicas apropriadas para desenvolver as suas técnicas para as entrevistas seguintes.

Atenção às notas

Numa entrevista por Skype pode sentir-se tentado a ter algumas notas ou “cábulas” ao lado, que podem ser bastante úteis, e o entrevistador não as consegue ver. No entanto, se usar notas, tem de ser de forma subtil. Ler notas ou parecer que tem um discurso muito ensaiado faz com que a conversa não flua de forma natural, o que pode ser prejudicial, podendo até parecer que está mal preparado. De qualquer forma, é sempre útil ter uma versão impressa do seu CV e o seu email aberto caso seja necessário partilhar algum documento com o entrevistador ao longo da conversa. 

Antecipar problemas técnicos 

Se tiver uma falha técnica, como uma interferência ou ligação fraca, peça ao entrevistador que repita a pergunta, sem vergonha. Se o problema persistir, mencione-o educadamente e volte a conectar-se para evitar a perda de informações cruciais. A monitorização da velocidade e do tom do seu discurso também ajudará a preparar-se para qualquer atraso na comunicação.

Username

Muito importante, não se esqueça de enviar o seu nome no Skype ao entrevistador antes da entrevista! Muitas pessoas se esquecem de o partilhar com a empresa que as vai entrevistar, o que causa atrasos desnecessários. Verifique também se o seu nome no Skype parece profissional – caso contrário, talvez seja boa ideia criar um novo usuário com um nome que cause uma impressão positiva. 

Termine sempre com uma nota positiva

Tal como em qualquer entrevista presencial, antes do final encontre uma oportunidade de resumir os seus pontos fortes principais e agradecer ao entrevistador pelo tempo que dedicou à sua entrevista. Demonstre entusiasmo e interesse por continuar no processo, aproveitando para confirmar quais serão os próximos passos. 

Etiqueta pós-entrevista

Quando possível, não se esqueça de enviar uma mensagem de agradecimento ao entrevistador após a entrevista. Pode telefonar ou simplesmente enviar um email a agradecer o tempo dedicado pelo entrevistador – isto reforça o seu interesse no cargo para o qual se está a candidatar e demonstra boa educação. 

Precisa de mais conselhos para entrevistas? Consulte o nosso guia completo aqui

banner capa guia completo de entrevistas

Guia completo
para entrevistas de emprego 

»

Ver mais conselhos
de carreira 

banner pormenor telhado de vidro azul
»

Fale connosco 

banner círculos azuis e cor de rosa
»

Veja as nossas
ofertas de emprego 

banner velocidade com luzes azuis e verdes
»

Salary Survey 

banner bolas de luz desfocadas
»