Dicas para entrevistas via Skype

mulher a fazer entrevista por Skype

Hoje em dia, todos utilizamos o Skype para nos mantermos em contacto com família e amigos quando estamos longe, pelo que automaticamente o associamos a um meio de comunicação relaxado e social. 

No entanto, isto não é verdade para entrevistas de emprego via Skype: neste caso, é necessário tratá-las com o mesmo nível de profissionalismo de uma entrevista presencial.

A adoção do Skype como ferramenta de entrevistas está em claro crescimento nas empresas. Trata-se de economizar dinheiro e tempo, uma vez que não implica gastos com viagens.

Para fazer uma boa entrevista utilizando o Skype, tenha em consideração os seguintes aspetos:

Faça um teste e organize o espaço onde vai fazer a entrevista

Quando insere o Skype dentro da equação, podem acontecer algumas falhas, mesmo que já esteja familiarizado com este meio de comunicação. Para evitar problemas técnicos, peça a um amigo que “ensaie” consigo, assim consegue testar antecipadamente o equipamento e todas as suas configurações, incluindo som, volume, qualidade de imagem, etc. 

Para ouvir melhor e evitar eco, utilize headphones com microfone incluído. Pode também pedir para fazer um teste com a empresa antes da entrevista, para garantir que está tudo bem dos dois lados antes de começarem. 

Muito importante, não se esqueça de enviar o seu nome no Skype ao entrevistador antes da entrevista! Muitas pessoas se esquecem de o partilhar com a empresa que as vai entrevistar, o que causa atrasos desnecessários.

É importante verificar:

  • Volume - consegue ouvir claramente o entrevistador? Ter de pedir que a outra pessoa repita várias vezes a mesma coisa pode fazer com que a conversa seja menos proveitosa e mais demorada, o que interfere no seu desempenho.
  • Barulho de fundo - faça a prova de som do local onde fará a entrevista. Feche as janelas para evitar ruídos do exterior. Quando for possível, faça por não ter crianças ou animais de estimação no mesmo espaço durante a conversa, para evitar distrações e interrupções. Lembre-se de desligar o telefone ou ativar o modo silencioso.
  • Ligação à Internet - tem de garantir que a Internet não falha e que é suficiente para a qualidade da conferência por Skype. Caso contrário, pode ter uma pior performance por problemas técnicos.

Procure que a sua linguagem corporal seja o mais natural possível, mantendo sempre um sorriso.

Enquadramento do ecrã: cenário à sua volta

Nunca esperaria ir a uma entrevista com má iluminação, numa sala repleta de ruído e distrações, pois não? Numa entrevista de Skype deve ser igual.

Ajuste a sua câmara para que o entrevistador veja os seus ombros e rosto. Se possível, crie um ambiente o mais próximo possível de uma entrevista presencial e sente-se com o computador apoiado numa mesa. 

Fique atento àquilo que a câmara possa captar no ambiente atrás de si. Uma parede branca é ideal, e sem dúvida mais profissional do que uma cama por fazer, por exemplo. 

Outro aspeto importante é a luz. Faça testes e verifique que o seu rosto é completamente visível. Não esteja em contra-luz, ou na sombra. 

Prepare-se como se estivesse numa entrevista convencional

Por mais que seja tentador adotar uma postura mais casual durante a entrevista por Skype, é essencial tratar este tipo de entrevistas como se fosse presencial. Aliás, não assuma que uma entrevista por Skype é menos formal, pois vai ter de trabalhar ainda mais que o normal, já que analisar as pessoas num vídeo é mais difícil do que fazê-lo presencialmente. 

Assim, o melhor é estar sentado com boa postura, e não se esqueça de se vestir de forma apropriada, mesmo que nem toda a roupa seja visível no ecrã - nunca se sabe se vai ser necessário levantar-se.

Estar deitado ou a passear pela sala com o computador ou tablet atrás não é boa ideia - afinal, trata-se de uma entrevista, mesmo que esteja em sua casa. Não se esqueça que no Skype o entrevistador vai ver tudo o que está a fazer. 

Finalmente, procure que a sua linguagem corporal seja o mais natural possível, mantendo sempre um sorriso, e fale devagar - em entrevistas por vídeo é mais difícil perceber e avaliar o que está a ser dito. Para garantir que as suas respostas são compreendidas, diga: "Respondi à sua pergunta, ou precisa de mais informação?"

Existem vários programas que possibilitam a gravação da sua entrevista por Skype, o que permite uma análise posterior do seu comportamento, e também que receba dicas apropriadas para desenvolver as suas técnicas para as entrevistas seguintes.

Etiqueta pós-entrevista

Quando possível, não se esqueça de enviar uma mensagem de agradecimento ao entrevistador após a entrevista. Pode telefonar ou simplesmente enviar um email a agradecer o tempo dedicado pelo entrevistador - isto demonstra interesse no cargo para o qual se está a candidatar, e boa educação. 

Precisa de mais conselhos para entrevistas? Consulte o nosso guia completo aqui

banner capa guia completo de entrevistas

Veja o nosso guia completo
para entrevistas de emprego 

Read more »

Ver mais conselhos
de carreira 

banner pormenor telhado de vidro azul
Read more »

Fale connosco 

banner círculos azuis e cor de rosa
Read more »

Veja as nossas
ofertas de emprego 

banner velocidade com luzes azuis e verdes
Read more »

Conheça as tendências de emprego e salários
para 2018 

banner bolas de luz desfocadas
Read more »