Como se preparar para uma entrevista de emprego

mulher com ipad

A importância de uma boa preparação não pode ser sobrestimada: para além de aumentar a sua confiança, vai ajudar a que seja a melhor versão de si mesmo. 

Os entrevistadores testam frequentemente a preparação de um candidato para analisar quão entusiasmados estão em relação ao posto e à companhia. Uma grande preparação mostra-lhes que o candidato quer realmente o trabalho. 

Para uma entrevista standard, deve deixar meio dia de preparação, mas para postos mais sénior, que obrigam a uma pesquisa mais a fundo, é melhor alocar um dia inteiro para se preparar. 

1. Pesquise

A primeira coisa a fazer é visitar o site da companhia e as suas redes sociais. Assegure-se de ler a Homepage, bem como as secções “Sobre nós” e “Serviços” ou “Produtos”, consoante o caso, e tome nota dos principais aspetos da companhia, incluindo ainda a sua história, visão e missão/valores. 

O passo seguinte é uma pesquisa na Internet sobre a companhia, para descobrir se apareceu nas notícias recentemente.  Isto garante que encontra a informação mais atualizada, e vai conseguir mostrar isso mesmo na entrevista. 

Também é uma boa ideia ficar com uma noção de quem são os principais concorrentes da empresa, e o que é que a diferencia destes outros negócios do mesmo setor. 

2. Aprenda

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados. Perca algum tempo a analisar como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego.

O seu objetivo é fazer o entrevistador ver que você seria um excelente candidato para o posto. 

Sugerimos ainda que pesquise online os seus empregadores atuais e passados, bem como o seu potencial manager futuro, para poder responder a perguntas com mais confiança. 

3. Pratique

Peça a alguém de confiança para o ajudar a praticar as perguntas de entrevista mais comuns, bem como perguntas por competências. Praticar as respostas em voz alta evitará que divague muito no dia da entrevista, e também lhe permitirá comunicar os seus pensamentos de forma mais clara e organizada. No nosso guia de entrevistas explicamos tudo sobre o tipo de perguntas que podem surgir.

Reveja o seu CV ao ponto de o saber de cor, para poder falar tranquilamente sobre a sua experiência profissional e principais êxitos e resultados.

4. Prepare as suas perguntas 

Procure pensar em perguntas que lhe permitirão destacar-se dos outros candidatos. Os entrevistadores costumam ficar impressionados com candidatos com uma atitude mais entusiástica, especialmente aqueles que demonstrarem ter feito um esforço extra na preparação para a entrevista. 

Use as suas perguntas ao entrevistador para demonstrar a sua preparação e conhecimento. Por exemplo, se tiver visto os perfis do LinkedIn de alguns dos trabalhadores da empresa, e reparou que estes costumam ser promovidos a cada dois ou três anos, pergunte qualquer coisa sobre isso.

Embora seja uma boa ideia pesquisar o perfil do LinkedIn do seu entrevistador, tenha cuidado para não parecer assustador ao comentar algum aspecto pessoal que tenha encontrado – é melhor manter os comentários estritamente profissionais.

De igual modo, leia o relatório anual e últimas notas de imprensa. Procure coisas que possa ligar ao posto e departamento de que espera fazer parte. Por exemplo:

“Li que acabaram de lançar o produto X – em que medida é que isso vai promover o crescimento deste posto?”

Finalmente, seja criativo, mas evite fazer perguntas sobre salário e benefícios na primeira entrevista. Estes temas poderão ser discutidos quando lhe fizerem a oferta de emprego. 

Se parecer que o candidato não tem uma boa ideia do que é a empresa e por que razão esta se encontra a contratar, o entrevistador pode apenas concluir que a pessoa que está a entrevistar não está verdadeiramente interessada no emprego. 

RECORDE

  • Faça um esforço extra na sua pesquisa para ir mais a fundo
  • Esquematize como as suas competências e experiência encaixam com a descrição da oferta de emprego
  • Faça uma entrevista de treino com um amigo ou recrutador
  • Prepare perguntas interessantes para sobressair
Boa sorte!
banner seta luz neon - alertas emprego

Subscrever alertas
de emprego 

Read more »

Faça download do novo guia completo para entrevistas 

banner complete interview guide
Read more »

Veja as nossas ofertas de emprego 

banner luz desfocada azul e cor de rosa - ofertas emprego
Read more »

Fale connosco 

banner vista cidade à noite - contacto
Read more »

Descubra as perguntas mais comuns em entrevista 

banner bolas de luz - artigo perguntas frequentes entrevista
Read more »