4 conselhos de carreira para o telento sénior

homem loiro com smart phone

41% dos trabalhadores entre os 51 e os 60 anos consideram que não há oportunidades de desenvolvimento profissional disponíveis nos seus locais de trabalho.

72% dos profissionais com mais de 50 anos afirmam não ter oportunidade de promoção nas empresas, de acordo com o novo relatório da Robert Walters.

Estes perfis têm mais de 15 anos de vida profissional pela frente, como podem fomentar a carreira tendo em conta a sua experiência e conhecimento? O relatório “Promover a Diversidade no Local de Trabalho” mostra que um terço afirma não saber o que fazer para conseguir uma promoção ou responsabilidades acrescidas. Porém, não é apenas a falta de conhecimento que impede o avanço desses profissionais. Um quinto deles (21%) indica que a falta de formação também é um obstáculo.

“Isto acarreta o risco do potencial deste grupo de talentos seniores ser desperdiçado por mais de uma década ou mesmo duas, já que as suas carreiras estagnam sem valorizar o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos”, explica François-Pierre Puech, Country Manager da Robert Walters Portugal.

A Robert Walters partilha 4 conselhos para os profissionais com mais de 50 anos que desejam o desenvolvimento das suas carreiras:

Informe a sua empresa sobre a sua ambição profissional

Ter em mente que continuar a progredir na carreira é algo que as empresas devem estar dispostas a apoiar. Quer seja ter a oportunidade de aprender novas competências, aumentar o potencial de ganhos ou moldar a direção da empresa por meio da contribuição de novas ideias, o primeiro passo para fazer isto é dar a conhecer à empresa a ambição e o nível de envolvimento.

Isto demonstrará o compromisso com a organização e incentiva a empresa a pensar em formas de aproveitar ao máximo a experiência e conhecimento do profissional. A Robert Walters recomenda que se aborde o tema na próxima avaliação de desempenho, ou mesmo antes, se se sentir insatisfeito e quiser resolver o problema imediatamente.

Descubra quais são as maneiras de progredir

Se o objetivo é ascender a um cargo de maior responsabilidade, é importante falar com a chefia para saber se tem as competências necessárias para exercê-la, ou se, pelo contrário, considera que é preciso mais formação para realizá-lo com sucesso.

Um terço dos trabalhadores com mais de 50 anos dizem que não sabem o que devem fazer para obter uma promoção, por isso é importante conversar com a chefia para descobrir o que é necessário e como pode melhorar. Desenvolver novas competências em gestão de projetos, liderança, competências digitais, formação de equipas ou tomada de decisões, são alguns dos exemplos. É importante não ter medo de perguntar ao seu chefe como pode utilizar os recursos da organização a favor da progressão na sua carreira.

Explore diferentes maneiras de trabalhar

Um modelo de trabalho tradicional das 9h às 17h nem sempre é simples com compromissos fora do trabalho, mas as suas responsabilidades não devem impedir que a sua carreira ou potencial de ganho melhore. As empresas estão a introduzir novas formas de trabalhar para atrair e reter os seus melhores talentos e estão a perceber que os modelos de trabalho precisam de mudar para atender às necessidades das diferentes pessoas que compõem a sua organização.

Portanto, saiba quais os modelos e práticas da empresa que melhor se adequam ao que pretende. Seja trabalhar remotamente ou com horários flexíveis ou um trabalho mais focado em projetos, há muitas maneiras de conciliar o trabalho e os compromissos da vida pessoal. Converse com a empresa sobre como pode mudar o seu estilo de trabalho atual com a missão de atingir todo o seu potencial.

Mantenha as suas opções abertas

Com mais de uma década pela frente para progredir e crescer na carreira, é importante que reserve tempo para refletir se está satisfeito com a empresa e funções atuais. Embora às gerações mais antigas seja reconhecida lealdade, em comparação com os trabalhadores mais jovens, se a sua empresa não lhe está a dar as oportunidades de crescimento que deseja, pense no que o mercado de trabalho lhe pode reservar.

Ao procurar novas oportunidades, lembre-se de que nunca é tarde para mudar a sua situação. O relatório “Promover a Diversidade no Trabalho” afirma que existem alguns setores mais favoráveis ​aos profissionais mais seniores, como tecnologia, serviços e indústria.

“À medida que a expectativa de vida e o número de trabalhadores mais velhos aumenta, as empresas devem garantir que atendem às necessidades dos funcionários de todas as gerações. Os trabalhadores de meia-idade geralmente adquirem habilidades, experiência e conhecimento importantes que podem ser muito valiosos para as empresas. Sem falar no facto de que esta pool de talentos continuará a representar um número e proporção crescentes do mercado de trabalho, por isso não é aconselhável desativar as suas oportunidades de formação e desenvolvimento”, conclui François.

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

»

Descubra os
nossos e-guides 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»