Serviços bancários, tecnológicos e serviços profissionais dão esperança ao mercado de trabalho
- As vagas nos serviços financeiros aumentaram globalmente em +11% em 2024 (em relação ao ano anterior)
- A tecnologia, os media e as telecomunicações (TMT) registaram um aumento global de vagas de +25% em 2024 (em comparação com o ano anterior).
- Os serviços profissionais tiveram a menor queda trimestral entre os principais setores (quarto trimestre vs terceiro trimestre) - e, em termos de atividade anual, tiveram um aumento de +5,37% em comparação com 2023.
- Setores/funções a observar em 2025: energia, cibersegurança e transformação.
Os novos dados do Robert Walters Global Jobs Index – publicado terça-feira, 21 de janeiro de 2025 em conjunto com a Vacancysoft - destacam a dinâmica em mudança na criação de empregos entre indústrias e geografias, com os últimos meses do ano a serem atenuados pela incerteza económica e política e pelas tendências sazonais de contratação.

Os serviços financeiros vêem uma recuperação modesta
Vagas para os serviços financeiros cresceram 11% de forma global em 2024 em comparação com o ano anterior. Os EUA lideraram com um aumento de 7% ano a ano, enquanto que a Europa ficou para trás, com declínios notáveis no Reino Unido (-11%), França (-11%) e Alemanha (-19%).
Toby Fowlston, CEO da Robert Walters, afirma que: "Os serviços financeiros mostraram resiliência nos últimos 12 meses, especialmente nos EUA, onde a recuperação económica e a atividade de negócios ganharam força."
Contudo, a incerteza económica na Europa - impulsionada pela inflação e tensões geopolíticas - tem limitado o crescimento do emprego. Com um cenário regulatório em mudança, prevemos um aumento nas contratações em torno de risco e conformidade no primeiro trimestre deste ano.
O crescimento tecnológico lidera, mas enfrentou um declínio no Q4
O setor de tecnologia, media e telecomunicações (TMT) registrou um aumento de 25% nas vagas de emprego em 2024 (vs 2023). No Reino Unido, um dos mercados com o melhor desempenho nesse setor, as vagas aumentaram em 12,3%.
No entanto, a contratação global desacelerou no Q4, com uma queda de -1% em comparação com o trimestre anterior, refletindo um ambiente de investimento mais cauteloso.
Toby acrescenta: “Reduções nas taxas de juros em algumas regiões no início do ano impulsionaram grande parte do crescimento na contratação do setor tecnológico. Mas o Q4 expôs as vulnerabilidades do setor, com o investimento diminuindo e as empresas apertando os orçamentos devido às pressões macroeconómicas.”
Saúde e serviços profissionais entregam estabilidade
O setor de saúde registrou um modesto aumento de 3% (2024 vs 2023), impulsionado por um aumento de +4,7% ano a ano nos EUA e um aumento notável de +50% na Índia - um mercado a ser observado de perto.
Espanha também se destacou na Europa, com o crescimento das vagas na saúde subindo +22,5%. Em contraste, a China viu uma queda de -16% na atividade de contratação.
Os serviços profissionais demonstraram maior resiliência, com um aumento de 5,37% ano a ano nas vagas (2024 vs 2023), apesar de uma queda de -11% no Q4 (vs Q3).
Fowlston acrescentou: “As firmas de serviços profissionais adaptaram-se bem, com modelos de negócios mais ágeis apoiando a criação de empregos mesmo em mercados mais difíceis."
Resultados drásticos de dezembro
O volume de contratações em dezembro caiu drasticamente em 34% em comparação com novembro, enquanto as empresas pausaram as atividades de recrutamento antes do período de festas. Isso contribuiu para um declínio trimestral de -17,9% nas contratações em geral no Q4.
O que esperar em 2025: Setores para observar
Enquanto o mercado de trabalho global olha para o futuro, certos setores estão prontos para crescer:
- Energia: os EUA podem liderar um boom de recrutamento energético em 2025, especialmente se as mudanças políticas sob a administração Trump favorecerem novos projetos de perfuração.
- Cibersegurança: Mudanças regulatórias e a ameaça evolutiva de ataques impulsionados por IA impulsionarão a demanda por profissionais de cibersegurança globalmente.
- Funções de transformação: Tanto os setores de finanças quanto de tecnologia buscarão especialistas em transformação para aumentar a eficiência operacional e otimização de custos.
Fowlston concluiu: “2024 pode ter acabado de maneira mais irresoluta, mas esperamos ver um 2025 mais dinâmico. Indústrias que impulsionem a inovação, transformação e sustentabilidade irão definir a próxima onda de criação de empregos.”
O Índice analisa os anúncios de emprego publicados nos sites das maiores organizações em todo o mundo.
Para mais informações por favor, entre em contacto com:
Mariana Vicente
Marketing Portugal
Email:Mariana.Vicente@RobertWalters.com
Conteúdo relacionado
Ver TudoUma nova abordagem à gestão e ao trabalho O relatório da consultora de recrutamento especializado, Robert Walters, revela que a Geração Z portuguesa valoriza, acima de tudo, flexibilidade, autonomia e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, tendo pouca ou nenhuma inclinação para seguir o camin
Ler maisAs diversas mudanças que vão ocorrer nos próximos 20 anos, como o surgimento de novas tecnologias, novas formas de trabalhar, as alterações climáticas, o impacto da IA, as mudanças culturais e demográficas, ou a automatização da indústria, vão transformar drasticamente a forma como trabalhamos atual
Ler maisA Robert Walters Portugal teve o prazer de participar na Expo RH 2025, um evento que reflete a nossa missão em conectar os melhores talentos e empresas de forma eficaz e inovadora. Este evento é uma oportunidade única para profissionais de Recursos Humanos, empresas e candidatos se reunirem, partilh
Ler mais