Javier de Gregório, engenheiro e Manager da divisão de Engenharia e Operações da Robert Walters Portugal, fala-nos da importância do desenvolvimento do setor da engenharia nos últimos anos para um futuro mais sustentável, e a consequente evolução dos perfis profissionais mais procurados nesta área.
Nos últimos anos, as situações que estamos a viver estão a mostrar-nos que as carreiras STEM estão a tornar-se cada vez mais importantes nas nossas vidas. As alterações climáticas, o impulso para a sustentabilidade e a crise pandémica fizeram-nos refletir sobre o mundo que queremos. É aí que a engenharia tem algo a dizer, e a Robert Walters acredita firmemente nisso.
Cada um dos sectores em que o mundo da engenharia é um campo de ação tem o dever de dar o seu maior contributo. O trabalho de um profissional de engenharia é focado principalmente em melhorar cada um dos processos que os seres humanos realizam em suas vidas diárias, bem como criar os novos para o bem da humanidade.
Temos de pensar que o engenheiro está presente em todos estes sectores produtivos e serviços associados, tais como energia, indústria (mecânica, elétrica, electrónica e química), logística, ambiente, alimentação, hospitalar, transportes, naval, infraestruturas, construção e construção, engenharia, serviços, bem como na administração, governos e até consultoria.
Como é o novo perfil do profissional de engenharia?
Javier de Gregório, Engenheiro de Materiais após 17 anos de experiência na procura e seleção especializada em perfis de topo no mundo da engenharia, nos fornece a sua visão especializada sobre a crescente procura por estes perfis de engenharia.
"O perfil profissional para o setor de engenharia mudou muito em relação ao que era exigido há 10 anos. Hoje focamo-nos em engenheiros onde a sua competência técnica é como "o valor" que deveria ser. Procuramos mais do que um engenheiro, queremos que as competências adquiridas na sua formação e ao longo da sua carreira profissional possam focar-se na sustentabilidade deste planeta", comenta Javier.
Todos os processos de produção tendem a ser cada vez mais sustentáveis, e o conhecimento e desenvolvimento da sua melhoria contribui para que todos possamos fazer a nossa parte.
As competências assumem mais peso em cada processo de seleção que realizamos a partir da Divisão de Engenharia da Robert Walters.
Portugal é um dos países onde a maioria dos engenheiros são formados e profissionalmente desenvolvidos no campo da sustentabilidade. Isto, somado à elevada procura destes perfis por parte de países terceiros, posiciona Robert Walters como participante indispensávell na gestão de uma nova era de talentos.
Se está a procurar de construir a sua carreira de engenharia em um novo cargo profissional, confira as nossas ofertas de emprego nas áreas de Engenharia e Operações.
É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro
Ler maisOs profissionais à procura de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possam ter progressão de car
Ler maisÉ essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as
Ler maisUsando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.