pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Inflação, incerteza e expectativas díspares: a tempestade perfeita para o RH

Uma pandemia com fortes reestruturações, alterações legislativas, uma subsequente reativação económica e uma luta constante para atrair e reter profissionais nas suas empresas, colocaram profissionais de recursos humanos nas cordas.

Nos últimos 3 anos globalmente, os profissionais de RH experimentaram uma verdadeira montanha-russa de carga de trabalho e responsabilidades dentro das suas organizações. Neste contexto, analisamos quais são as tendências socioeconómicas que estão a evoluir na área dos recursos humanos para um novo paradigma.

As empresas começam a rever as suas estratégias a curto e médio prazo

Atualmente, estamos perante um contexto de elevada inflação, embora com expectativas de moderação, um aumento do custo de financiamento e uma elevada incerteza devido ao impacto que estas circunstâncias podem ter no arrefecimento das economias de todos os continentes.

Esta mudança no contexto económico impulsionada pelo aumento das taxas de juro, pelo aumento do preço das matérias-primas e pelos problemas na cadeia de abastecimento, colocou as estratégias de milhares de empresas contra as cordas, tendo um impacto total na área dos recursos humanos.

"Como é lógico, qualquer previsão macroeconómica obriga as organizações a rever as suas estratégias a curto e médio prazo, sendo a HR que, infelizmente, está novamente no centro do objetivo", argumenta Susana Costa, Manager da divisão de Recursos Humanos.

Momentos como este são fundamentais para que as empresas decidam se apostam nas pessoas ou se utilizam a área de recursos humanos apenas para melhorar a sua imagem. A questão é saber se os profissionais de RH terão realmente a relevância de que gozam nos últimos anos ou se a sua opinião voltará a ocupar um lugar de novo no âmbito das orientações empresariais e dos comités de gestão.

Conhecer a evolução do mercado de trabalho no setor é vital

"Como a história económica tem demonstrado nos seus diferentes ciclos, a incerteza vai dissipar-se, mas os danos que uma organização pode sofrer porque não tem uma estratégia de pessoas bem definida adaptada às particularidades do contexto não é fácil de alterar. Todas as alavancas para impulsionar a mudança e a melhoria não estão apenas nos balanços e demonstrações de rendimentos, mas também estão a ocupar cada um dos empregos das nossas organizações. Uma correta gestão das pessoas permitir-nos-á avançar no meio da incerteza para tentar emergir reforçados", conclui Susana.

Tendo em conta a tomada de decisão que pode garantir a viabilidade das organizações, é de vital importância conhecer a evolução do mercado de trabalho no setor ou área de especialização da empresa, algo que se torna crucial na proposta de novas estratégias de talento que promovam o crescimento do negócio. Para isso, cada vez mais organizações investem em projetos baseados na utilização de dados para recolher a informação necessária para reforçar a sua estratégia de talento, compensação e proposta de valor dos colaboradores, melhorando assim o seu posicionamento no mercado.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Descubra como criar um CV envolvente em 4 passos

Como um profissional experiente com mais de uma década de experiência, sem dúvida, sua carreira se entrelaçou através de várias empresas e inúmeras funções. Mas como transmitir de forma convincente esta riqueza de experiência no seu CV para captar a atenção tanto dos recrutadores como dos líderes em

Ler mais

Conheça os 4 temas mais relevantes para entender o cenário de contratação em 2024

Lançámos recentemente a sua mais nova versão da Pesquisa Salarial Digital, onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências em maior exigência, tendências salariais e muito mais. François-Pierre Puech, Diretor dos escritórios da Robert Walters no Brasil e em Portugal, respondeu a

Ler mais

Portugal 2024 | Tendências de contratação em destaque para o novo ano

Lançámos recentemente a Pesquisa Salarial Global 2024 onde partilha insights sobre o mercado de contratações, competências mais exigentes, tendências salariais e muito mais. A previsão de crescimento do PIB para 2024 foi recentemente reduzida em 1,5% (- 0,7% vs. 2023 e -5,3% vs. 2022). Considerando

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.