pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

4 formas das empresas lidarem com a maternidade de forma inclusiva e estratégica

As políticas no local de trabalho que não conseguem criar inclusão e igualdade correm o risco de custar às empresas, uma vez que os profissionais talentosos deixam a sua força de trabalho e vão para empresas concorrentes ou até criam a sua própria empresa.

Alguns líderes empresariais e os profissionais de RH juntaram-se a Lisa Barnwell, Directora Executiva da Bumps and the Boardroom, para um seminário realizado na sede da Robert Walters em Londres, que analisou as formas como as empresas podem gerir a maternidade de forma diferente e melhorar o seu local de trabalho, a fim de se tornarem mais diversificadas e inclusivas para os pais.

"À medida que derrubamos os mitos em torno da parentalidade e os estereótipos em torno das mães e dos pais no local de trabalho, as empresas têm a oportunidade de ajudar os seus talentos a passarem de bons a grandes líderes, melhorando assim o desempenho e os lucros", afirmou Lisa.

No evento, Lisa abordou algumas das principais mudanças que as empresas podem adotar para atrair, reter e promover os seus talentos femininos e fomentar a inteligência emocional dos seus empregados.

Construir líderes completos

Embora as empresas se tenham concentrado em estratégias e programas de diversidade, estes serão inevitavelmente ineficazes se não houver uma cultura inclusiva incorporada no ADN da empresa ou investimento para apoiar a mudança.

Uma cultura de inclusão e igualdade tem de vir do topo, e as empresas que conseguirem criar uma reserva de talentos com um elevado QE e QI, com o apoio total do seu Diretor Executivo e do Conselho de Administração, serão as que estarão em melhor posição para garantir que atraem e retêm os profissionais mais talentosos.

"Os pais hesitam muitas vezes em reconhecer que a experiência da paternidade os vai mudar, especialmente do ponto de vista profissional", afirmou Lisa. "E os dados mostram agora que ambos os sexos se preocupam com o facto de serem vistos como tendo falta de competências, empenho ou ambição quando começam uma família. Mas as mudanças que advêm do facto de se ser mãe ou pai podem desencadear um crescimento pessoal que nos prepara para o sucesso profissional futuro."

Em vez disso, as empresas devem procurar aproveitar o potencial do "cérebro de bebé" e o potencial de liderança que este oferece.

Quatro oportunidades e desafios fundamentais para as empresas

Lisa delineou as principais áreas em que as empresas devem tomar medidas para ajudar a construir um local de trabalho diversificado, coeso e inclusivo:

1.        Gerir a maternidade como parte da sua estratégia de diversidade e inclusão e incluir as suas equipas de aprendizagem e desenvolvimento de liderança - Uma estratégia com objetivos mensuráveis tem de incluir mães e pais e analisar todas as formas como a empresa está a apoiar o crescimento.

2.      Invista na mudança e envolva as partes interessadas em toda a empresa - Faça com que uma abordagem progressiva à parentalidade no local de trabalho seja "necessária" e não "agradável de ter".

3.      Aproveitar o potencial de liderança do "cérebro de bebé" - Permitir que os pais valorizem o percurso da parentalidade e o seu potencial para melhorar as competências de liderança

4.      Criar uma cultura inclusiva que valorize o talento - Partilhar histórias de sucesso e celebrar a diferença.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.