pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Dez conselhos para contratar novos funcionários

Acabou de contratar um novo profissional: parabéns pela aquisição! Mas a verdade é que o trabalho ainda não acabou... A pior coisa que se pode fazer após investir tanto tempo e energia durante o recrutamento de alguém é ignorar a importância de um processo sólido de integração. Veja algumas ideias que o ajudam a garantir que o novo funcionário se sente verdadeiramente integrado na equipa a partir do momento em que entra pela porta da empresa:

  1. Não é possível integrar alguém que não esteja realmente comprometido com o novo emprego. Esteja sempre por perto enquanto o novo membro faz a transição do emprego antigo para a sua empresa.
  2. Tente otimizar a troca de informações ao máximo antes que o novo funcionário comece. Assim não vai perder tempo nos primeiros dias.
  3. O resto do escritório foi informado de que uma pessoa nova se ia juntar à equipa? Caso a resposta seja não, certifique-se de que sabem! Pode vir a surpreender-se com o número de vezes que novos contratados são recebidos com aquele olhar de “quem é essa pessoa?”.
  4. Nunca subestime o valor de um presente inesperado. Tenha um kit preparado para receber o novo membro do time. Se as camisetas ou casacos com o logo da empresa fazem parte do uniforme, certifique-se de que o funcionário estará vestido corretamente desde o primeiro dia.
  5. O novo contratado usa Mac ou PC? Precisa de alguma cadeira especial? Descubra esses detalhes com antecedência e faça o seu melhor para garantir que os novos funcionários terão as ferramentas adequadas para começarem logo no primeiro dia.
  6. Se for o responsável pelo recrutamento, certifique-se de reservar tempo na sua agenda para mostrar o novo contratado e ajudá-lo a instalar-se.
  7.  Peça a toda a equipa para que se apresente ao novo empregado. Não deixe as apresentações 100% sob a responsabilidade do membro mais novo – ele já tem muitas tarefas. E, acredite, ninguém quer ouvir “Já sabe o nome de toda a gente? Vamos fazer um teste no final do dia!”, no momento das apresentações.
  8. Faça uma agenda de reuniões e projetos para os primeiros dias do novo contratado. Tente garantir que ele se sinta produtivo enquanto aprende rapidamente sobre a nova empresa. Além disso, use esse tempo crucial para "moldar" a mente do novo/a colega. Tire vantagem do seu tempo livre e dos prazos mais tranquilos para deixá-lo afiado com a missão e os valores da empresa.
  9. Organize um almoço com toda a equipa no primeiro dia do novo funcionário. Nada como uma mesa cheia de gente para facilitar a interação social. A adequação cultural é importante para qualquer pessoa se sentir feliz num novo emprego. Criar oportunidades para que o novo elemento conheça os colegas e partilhe um pouco da sua história vai aliviar a ansiedade de ter de criar esses momentos sozinho.  Outra maneira de quebrar o gelo é organizar happy hours nas primeiras sextas-feiras do mês, por exemplo. 
  10. O novo membro estará, de certeza, animado para conhecer os colegas. Use esse nível de energia para que ele mergulhe no trabalho o mais rápido possível. Todos os empregados adaptam-se muito mais rapidamente se se sentirem a contribuir para a equipa, e normalmente, aprendem muito mais no trabalho do que em longas formações numa sala de aula.
Nunca subestime o valor de um presente inesperado. Tenha um kit preparado para receber o novo membro da equipa.

É normal que o processo inclua um pouco de tentativa e erro até que se descubra a maneira mais eficiente de lidar com a sua nova equipa, mas o tempo e o esforço dedicados têm sempre resultados positivos.

Boa sorte na expansão da sua equipa e na integração dos novos funcionários !

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Empregadores recorrem a contratações temporárias para enfrentar incerteza

Empregadores em todo o mundo estão mais cautelosos ao contratar funcionários permanentes e estão recorrendo a trabalhadores temporários enquanto enfrentam incertezas económicas nos próximos meses. O recrutamento na indústria de tecnologia foi afetado por demissões em massa globais de grandes empresa

Ler mais

Mindfulness at play

Mindfulness is an idea growing in popularity; it continues to convert the sceptics and is being implemented into workplaces to increase productivity, innovation, emotional intelligence, and leadership. Robert Walters recently coordinated an event where Debbie Schultz from BlueSkyMinds spoke about mi

Ler mais

Dez conselhos para contratar novos funcionários

Acabou de contratar um novo profissional: parabéns pela aquisição! Mas a verdade é que o trabalho ainda não acabou... A pior coisa que se pode fazer após investir tanto tempo e energia durante o recrutamento de alguém é ignorar a importância de um processo sólido de integração. Veja algumas ideias q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.