pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Tirar o máximo partido de uma consultora de recrutamento especializado

As consultoras de recrutamento especializado têm acesso às melhores ofertas do mercado, bem como às melhores empresas.

Desenvolver uma relação próxima com a sua consultora pode significar conseguir o seu trabalho de sonho sem sequer saber da sua existência. Mas, como conseguir o que se pretende desta relação?

Vá para o primeiro encontro preparado: trate o assunto como se fosse uma entrevista

A maioria das consultoras de recrutamento especializado vai querer conhecê-lo pessoalmente antes de distribuir, formalmente, o seu currículo aos clientes. A reunião inicial costuma incidir sobre os seus motivos em procurar um novo emprego, qual o tipo de atividade que quer desempenhar, exemplos e perfis de empresas onde gostaria de trabalhar, e uma conversa sobre as posições em aberto que o consultor acha que seriam mais apropriadas para o seu perfil.

Vale muito a pena ver o site da consultora antes da primeira conversa, para ter certeza de quais são as oportunidades que lhe podem interessar. A Robert Walters tem uma seleção de oportunidades disponíveis em Portugal: comece sua procura aqui.

Para ter certeza de que está bem preparado para a entrevista, veja o Interview Guide da Robert Walters. Tenha em mente que a reputação de um consultor com um cliente (a empresa recrutadora) está em jogo quando envia um candidato para uma oferta, pelo que vai querer ter a certeza de que o candidato tem uma boa performance quando conhecer pessoalmente o cliente recrutador.

Seja claro em relação às oportunidades que lhe interessam

Candidatos que vão abordar consultoras de recrutamento e seleção especializada estão, obviamente, à procura de uma mudança na carreira. Mas, para muitos, essa é a única certeza que têm. Embora seja bom estar aberto a novas oportunidades, é melhor fazer uma pesquisa e reflexão sobre o tipo de oportunidades que se deseja encontrar. Isso fará com que os consultores parem de sugerir ofertas e atividades que não sejam interessantes para si, e possam desenvolver uma relação mais próxima consigo.

Os consultores de recrutamento querem ajudá-lo, mas precisam da sua ajuda e orientação para entenderem o que realmente procura.

Pedir feedback ao seu consultor de recrutamento pode ajudá-lo a melhorar a forma de se apresenta no futuro. Os consultores vêem e têm acesso a CVs todos os dias e sabem o que os empregadores estão à procura.

Mantenha o contacto com seu consultor de recrutamento

As consultoras de recrutamento e seleção especializada conhecem muitos profissionais talentosos todas as semanas, pelo que é importante manter-se em contacto. Também é frequente organizarem periodicamente eventos de networking para os candidatos - assim, se for convidado para um desses eventos, faça o máximo por ir, pois isso não só o mantém na mente do seu consultor, como também lhe permite saber mais sobre as últimas tendências de mercado e sobre quaisquer oportunidades em aberto. Conte com a Robert Walters para saber as informações mais atualizadas sobre o mercado de recrutamento. 

Visite constantemente o site da sua consultora para ver se há novas oportunidades, entre em contacto com o seu consultor para saber se tem o perfil indicado para a oferta que lhe interessou, ou leia artigos da área para se manter atualizado. 

Dê pistas ao seu consultor: se souber de alguma oportunidade em aberto, seja pelo site da empresa ou pelo seu próprio networking, deixe o seu consultor saber. Dessa forma, pode facilitar o seu acesso a essas oportunidades.

Tire partido do conhecimento do consultor

Tire o máximo partido da relação com o seu consultor de recrutamento. Por serem especialistas neste setor e trabalharem próximos dos profissionais de diversos mercados, são capazes de o informar sobre as oportunidades mais recentes e o tipo de habilidades que os recrutadores estão à procura num candidato. Quando conseguir uma entrevista, faça perguntas específicas sobre a empresa que está a recrutar, pois o seu consultor conhece-a e está apto a dar-lhe informações sobre o que o espera.

Embora esse conhecimento não seja uma garantia de conseguir o emprego, vai prepará-lo para que possa destacar os seus pontos fortes na entrevista.

Este também é o momento para compreender o contexto da oportunidade: se é uma nova oferta dentro da empresa ou se é uma reposição; há quanto tempo esta oferta está aberta; quanto tempo o processo de recrutamento pode demorar; quantos candidatos estão a ser avaliados para essa oportunidade; etc.

Peça feedback à sua consultora de recrutamento especializado

Pedir feedback ao seu consultor de recrutamento pode ajudá-lo a melhorar a forma de se apresenta no futuro. Os consultores vêem e têm acesso a CVs todos os dias e sabem o que os empregadores estão à procura. Assim, se tiver em conta as suas sugestões, pode tornar o seu currículo mais forte.

Se foi entrevistado nalguma empresa, o consultor vai entrar em contacto com o responsável de recrutamento. A maioria entrará em contacto consigo para discutir mais detalhes sobre a entrevista, então aproveite o máximo dessa conversa para receber um feedback sobre a sua performance. Se não usa uma consultora de recrutamento e seleção especializados, não terá acesso a este tipo de conhecimento, por isso aproveite as vantagens desta relação.

Tenha em conta o feedback do seu consultor, não apenas para as ofertas a que se candidatou, mas também para o seu comportamento durante as entrevistas, como por exemplo motivação, energia, discurso, etc.

Dê referências antecipadamente

Quando tiver oportunidade de conhecer o recrutador pessoalmente, seja proativo e ofereça-lhe contactos e nomes de pessoas que possam dar-lhe referências. Seja um colega de trabalho, um chefe, ou um empregado, isso mostrará iniciativa, confiança e credibilidade.

Caso necessite de conselhos de recrutamento, entre em contacto com um dos nossos consultores.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como potenciar os primeiros 5 minutos da sua entrevista

Os primeiros momentos de uma entrevista podem ter um impacto decisivo na forma como esta vai decorrer a seguir. Veja como começar da melhor maneira e leia os conselhos dos nossos headhunters sobre o que não fazer. 1. A entrevista começa no momento em que sai de casa Uma entrevista começa muito antes

Ler mais

5 conselhos para superar uma entrevista por competências

As empresas estão conscientes da importância de contratar o candidato adequado. Com o objetivo de ganhar precisão na procura, os processos vão-se sofisticando, especialmente quando se trata de cobrir postos estratégicos para a empresa. Neste contexto, as entrevistas por competências estão a ganhar c

Ler mais

Descubra 11 perguntas frequentes numa entrevista de emprego

Embora não exista um formato padrão para uma entrevista de emprego, há algumas perguntas que costumam ser feitas sempre, de alguma maneira ou de outra. Nestes casos, pode garantir o sucesso preparando-as antecipadamente para quando lhe forem apresentadas. Preparar respostas claras e organizadas às p

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.