pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Ter mais de 50 anos e ter sucesso no local de trabalho é possível

O segmento da população com mais de 50 anos é o primeiro a perder empregos em tempos de crise, e aquele que demora mais tempo a reintegrar-se no mercado de trabalho em tempos de recuperação económica.

De acordo com o guia digital Promoting Diversity in the Workplace realizado pela Robert Walters, 75% dos profissionais com mais de 50 anos acreditam ter atingido o limite máximo na sua carreira profissional. De facto, 72% destes profissionais dizem que nas suas empresas atuais não lhes são oferecidas oportunidades de promoção, enquanto 41% consideram que no seu local de trabalho não existem oportunidades de desenvolvimento profissional.

Se tivermos em conta que estes trabalhadores ainda têm mais de 15 anos de vida profissional pela frente, este é um problema de dimensões importantes. Existe o risco de perder o potencial deste grupo de talentos seniores por mais de uma década ou mesmo duas, uma vez que as suas carreiras estagnam sem valorizar os seus conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da sua carreira profissional.

Perfil médio de profissionais com mais de 50 anos

François-Pierre Puech, Diretor da Robert Walters Portugal, partilha a sua visão sobre os desafios enfrentados por candidatos e profissionais com mais de 50 anos:

"Aqueles com mais de 50 anos continuam a enfrentar grandes obstáculos no acesso ao mercado de trabalho. Embora estes perfis tenham todos os atributos necessários para se destacar em um processo de seleção, como o pensamento crítico, capacidade analítica e adaptação para mudar de novas perspetivas, muitas vezes a sua experiência não é recompensada com melhores oportunidades de emprego. No mercado de trabalho, vivemos uma bolha, em que se começa a observar uma escassez de mão-de-obra altamente qualificada em determinados sectores. Isto torna cada vez mais difícil preencher determinadas vagas e, pior ainda, reter os profissionais mais qualificados. Esta é a principal razão pela qual os talentos mais seniores devem investir na formação e na reconversão para se adaptarem às exigências do mercado e competirem nas ofertas de emprego mais atrativas."

Os outros desafios dos perfis de engenharia com mais de 50 anos

Atualmente, na Europa e em Portugal existe um compromisso com o investimento em todos os sectores de acordo com o plano de recuperação e transformação da economia. Há grandes objetivos como a descarbonização da economia, eficiência energética, digitalização ou sustentabilidade, que se aplicam nos domínios da indústria, mobilidade e transportes.

Falamos de tecnologias como hidrogénio verde, renováveis, projetos de economia circular, novos processos industriais, novos sistemas de propulsão mais eficientes e mais limpos, novos materiais a desenvolver, I&D, etc. E é aqui que os profissionais de engenharia com mais de 50 anos podem encontrar mais obstáculos quando se trata de aderir a um mercado de trabalho cada vez mais em mudança.

"Dada a grande procura de perfis e gestores qualificados, dos departamentos de Recursos Humanos, as empresas devem apostar na formação e reconversão dos seus colaboradores. A curva de aprendizagem de certas tecnologias é relativamente curta para profissionais qualificados, pelo que é preciso fazer um compromisso claro com a formação para se adaptar às novas tendências", defende François.

Como abordar a procura de emprego?

A forma de procurar um emprego muda radicalmente de acordo com o segmento etário. Os portais de pesquisa de emprego não são tão eficazes para perfis mais antigos, uma vez que quando os filtros avançados são implantados, o critério de anos de experiência não excede geralmente +15 anos ou + 20 anos. Isto significa que tanto os profissionais com 40 anos de idade como os candidatos com 60 ou mais anos podem ser incluídos neste filtro, que é um volume muito grande de população, para não dizer que é a maior massa de trabalho em Portugal.

Pelo contrário, os profissionais com mais de 50 anos têm algo que não pode ser competido: a experiência. Há muitas empresas que apreciam especialmente a visão destes "gurus" para resolver situações de crise ou para dar informações fundamentais na estratégia de negócio. Além disso, em certas especializações, a experiência traduz-se em credibilidade, um fator diferenciador para as organizações. A capacidade de resolver problemas não quotidianos, que os perfis júnior não sabem muito bem como encarar, é também algo muito valorizado pelas empresas.

Por outro lado, é habitual que este tipo de profissionais, com mais anos de experiência, tenham uma rede de contactos superior à de um perfil júnior. Isto sublinha a importância do networking, que pode ser de grande ajuda quando se trata de conseguir um novo emprego. Outra opção quando se procura um emprego que não deve ser descartado é o empreendedorismo, algo bastante comum neste segmento da população que está disposto a criar um projeto apoiado pela sua experiência.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

Como o mercado de trabalho está a mudar devido à inflação de emprego?

+53% de vagas de emprego de alto nível no último ano 52% da Geração Z esperam uma promoção anual 5/10 da Geração Z aceitaria uma posição de maior responsabilidade para a qual não estão totalmente qualificados A inflação do emprego é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colabor

Ler mais

Melhore a sua carreira: Destaque-se na próxima avaliação de desempenho

Em um mundo competitivo para evoluir profissionalmente, a sua avaliação anual de desempenho é mais do que apenas uma verificação. É uma oportunidade para ostentar as suas vitórias, delinear o seu futuro e ser reconhecido pelas suas conquistas. Com o mês anual de avaliação à porta, é hora de se prepa

Ler mais

Dois terços das mães que trabalham alegam falta de reconhecimento e oportunidades

Uma pesquisa realizada com 2.000 profissionais pela empresa de recrutamento Robert Walters descobriu que 56% das mães trabalhadoras ainda não receberam uma promoção de seu empregador atual, apesar de sentirem que a ganharam – uma diferença de 14% em comparação com os pais que trabalham. Mais de um q

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.