pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

5 maneiras de usar dados para impulsionar sua estratégia de talentos em 2024

No cenário dinâmico de 2024, aproveitar o poder dos dados é crucial para desenvolver e implementar uma estratégia de talentos bem-sucedida. A Robert Walters, consultora global de recrutamento, partilha as cinco maneiras principais de aproveitar os dados e a inteligência de contratação para impulsionar a sua estratégia de talentos.

1. Entenda o mercado de trabalho

Mantenha-se à frente da concorrência

No mercado de trabalho em constante mudança, manter-se a par das últimas tendências de talento no seu setor é crucial para ganhar uma vantagem competitiva. Quer esteja a aumentar a sua equipa ou a querer evitar perder os melhores talentos para os concorrentes, a utilização de dados para compreender o que está a acontecer na sua indústria dá-lhe os factos de que necessita.

Mantenha os salários alinhados com o seu setor

Compreender as expectativas salariais e de benefícios dos candidatos a emprego é fundamental para atrair os melhores talentos de forma eficiente. Ao usar dados específicos do setor para comparar os salários e benefícios de suas equipas, você pode reduzir a rotatividade de funcionários e melhorar o envolvimento dos funcionários.

Usar uma ferramenta de benchmarking de salários e benefícios é o primeiro passo para criar uma estratégia de talentos forte e orientada por dados. Com uma abordagem orientada por dados, você pode tomar decisões informadas e garantir que seus pacotes de remuneração estejam alinhados com seu setor.

2. Agilize o seu processo de recrutamento:

Segmente os candidatos certos

A realização de um exercício de mapeamento de talentos permite que a procura de talentos seja direcionada e eficiente. Ao aproveitar esses insights, você pode atrair os candidatos certos usando campanhas de marketing orientadas por dados em várias plataformas.

Manter os candidatos envolvidos no processo de recrutamento é fundamental quando se trata de ter uma estratégia de talentos eficaz. Os dados fornecem informações valiosas sobre porque os candidatos podem desistir, permitindo que você audite e simplifique a jornada de recrutamento para aumentar a eficiência.

Saiba o que a sua concorrência está a fazer

O uso de benchmarking de remuneração sob medida ajuda você a entender como suas ofertas se comparam aos seus concorrentes diretos. A inteligência de contratação identifica seus pontos de venda únicos e áreas de melhoria, auxiliando na atração e retenção dos melhores talentos.

3. Evite perder os melhores talentos para a concorrência

Com a Pesquisa Salarial 2024 Robert Walters revelando que 49% dos profissionais planeiam deixar sua empresa atual no próximo ano, a retenção de funcionários é crucial para uma boa estratégia de talentos. A utilização de dados para impulsionar a sua estratégia de retenção mantém-no à frente da concorrência.

Certifique-se de que a sua oferta é competitiva:

Os seus concorrentes estão a oferecer salários mais elevados? Comparar os salários de suas equipas com as médias do setor garante que seu pacote de remuneração seja competitivo o suficiente para reter os melhores talentos.  O benchmarking de benefícios e remuneração resolverá muitos problemas que as empresas enfrentam em 2024. Ao usar insights orientados por dados específicos para o seu negócio, você economiza tempo vasculhando relatórios genéricos, evita penalidades financeiras e retém os melhores talentos.

Identifique as áreas para aprimorar:

Para combater a escassez de competências, conhecer as competências mais procuradas no seu setor pode ajudá-lo a manter-se à frente do mercado de trabalho. Com a Pesquisa Salarial 2024 Robert Walters, você pode usar insights orientados por dados para investir na melhoria de qualificação de seus funcionários existentes. A inteligência de contratação pode fornecer os dados imparciais de que você precisa para tomar decisões de negócios confiáveis quando se trata de seu talento.  

4. Impulsione sua estratégia de Equidade, Diversidade e Inclusão

Incorporar dados em sua estratégia de Equidade, Diversidade e Inclusão (ED&I) é fundamental para promover um local de trabalho inclusivo:

Identificar enviesamentos ocultos:

‘’À medida que os processos de recrutamento evoluem, é provável que enviesamentos e barreiras entrem em cada etapa do processo sem intenção. Ao auditar o seu processo de recrutamento a partir de uma lente ED&I, as empresas podem criar mudanças significativas com base em dados e garantir que estão atraindo um grupo mais amplo e diversificado de candidatos.’’ Comenta Susana Costa, Senior Manager do departamento de Legal, Finance e HR na Robert Walters Portugal.

Atrair uma reserva de talentos mais diversificada:

O uso de dados pode ser uma maneira poderosa de comunicar seu progresso na esfera ED&I. Por exemplo, a realização e publicação de relatórios sobre disparidades salariais mostra aos potenciais candidatos e aos atuais funcionários um compromisso e transparência quando se trata de diversidade e equidade no local de trabalho.

Melhore o envolvimento dos funcionários:

Usar dados de diversidade para avaliar resultados, como promoções e progressão, dentro da sua empresa pode destacar quaisquer disparidades que precisam ser resolvidas. Com a retenção de funcionários crucial para a maioria dos empregadores em 2024, os dados são uma maneira eficaz e mensurável de monitorar e melhorar a experiência dos funcionários para todos.

É importante garantir que qualquer análise de dados de diversidade esteja em conformidade com a legislação local relevante de proteção de dados.

5. Melhore a proposta de valor dos seus colaboradores

Quando se trata de atrair e reter os melhores talentos, auditar sua oferta de emprego atual é um bom lugar para começar.

Auditar a sua oferta de emprego:

O seu pacote de benefícios está alinhado com os benefícios mais favorecidos em todo o seu setor e região? A avaliação comparativa de salários e benefícios ajuda-o a comparar a sua oferta de emprego atual com a dos concorrentes diretos.  

Criar uma oferta atrativa para os melhores talentos começa com a compreensão das experiências dos seus colaboradores. Ao coletar dados em pontos de contato, como pesquisas de engajamento de funcionários e entrevistas de permanência, você pode auditar e melhorar sua proposta de valor para funcionários.

Auditar e melhorar a sua oferta de emprego ajuda a atrair os melhores candidatos. Da mesma forma, essa abordagem orientada por dados aumenta a satisfação dos funcionários e contribui para a retenção a longo prazo, abordando preocupações e melhorando as experiências gerais.

‘’A transparência é fundamental: certifique-se de que, ao coletar quaisquer dados dos funcionários, você seja transparente sobre para que eles estão sendo usados e seja transparente sobre os resultados. A parceria com um parceiro externo pode ajudar a garantir que os dados sejam válidos e interpretados de forma imparcial, aumentando a confiança dos seus funcionários.’’ Comenta Susana.

Incorporar estas cinco estratégias orientadas por dados no seu processo de recrutamento permite-lhe navegar no cenário em evolução de 2024. O uso eficaz de dados não só melhora os processos de tomada de decisão, mas também promove um local de trabalho que atrai, retém e nutre os melhores talentos no mercado de trabalho altamente competitivo de hoje. Mantenha-se à frente, adotando o poder dos dados na sua estratégia de talentos.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.