77% dos profissionais de engenharia procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021

Lançamento do Salary Survey Global 2021 - Últimas tendências de emprego e de contratação – Spotlight ENGENHARIA & OPERAÇÕES 

A Robert Walters, consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e diretivos a nível global, acaba de lançar uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021. A plataforma inclui informação salarial para centenas de funções em 31 países, vídeos dos nossos especialistas sobre as principais tendências de emprego para cada área de especialização e de mercado, e infográficos sobre as expectativas das organizações e profissionais para 2021 baseados em dois estudos realizados pela Robert Walters a nível global em Dezembro de 2020.* 

Especificamente, apresentamos abaixo os principais insights relativamente à área de Engenharia e Operações em Portugal:

Expectativas das empresas e profissionais de engenharia e operações para 2021 

Segundo a nossa pesquisa, apenas 34% dos profissionais que trabalham em engenharia e operações são mulheres, e existe uma necessidade de talento moderada no mercado. 

77% dos profissionais de engenharia e operações procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021 e 6 em cada 10 estão confiantes relativamente a oportunidades de emprego no seu setor. Apenas 22% esperam um aumento salarial em 2021. 

Por outro lado, as empresas inquiridas afirmaram com 82% de probabilidade a possibilidade de oferecerem bónus este ano aos colaboradores nas áreas de engenharia e operações em cargos de gestão e diretivos, e com 64% de probabilidade de o fazerem para posições de menor senioridade. 

Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de engenharia e operações destacaram na sua maioria uma excelente remuneração e benefícios, planos de carreira claros e definidos, e uma cultura e colegas de trabalho que inspirem. Quanto aos estilos de trabalho preferidos para estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de horário flexível, maior foco no bem-estar e uma melhor utilização da tecnologia.

Salários

Em relação aos salários em 2021, espera-se um ligeiro aumento de até 10% para cargos de engenharia. A melhoria será mais visível no que diz respeito ao “salário emocional”, por exemplo opções de trabalho flexível ou remoto e outros benefícios. Quanto às variáveis e bónus, as metas para 2021 são muito mais agressivas, com uma parte variável potencial mais forte que também seria mais difícil de atingir. Ainda assim, um número cada vez maior de profissionais está aberto a mudar de projeto mesmo sem obter um aumento salarial, se for por uma oportunidade com projeção mais forte, com possibilidade real de crescimento, ou com maior estabilidade. O mercado terá de estabilizar para que os salários voltem a aumentar.

Impacto da Covid-19 nos setores de engenharia e operações

Alguns setores, como Real Estate e Construção, sentiram mais o impacto da pandemia porque dependiam de setores como Hotelaria e Turismo, que foram severamente afetados. No entanto, a Covid-19 também impulsionou alguns setores como Produção Alimentar, Saúde, Pharma e Biotech, Logística e Supply Chain e FMCG.

No terceiro trimestre, houve uma melhor adaptação à nova normalidade em termos de orçamento e metas, novos modelos de trabalho e organização da produção, bem como no que diz respeito a políticas de RH e estratégias de onboarding remoto. Finalmente, no final de 2020 houve uma forte procura de perfis de engenharia em indústrias em crescimento que se adaptaram bem a um ambiente de constante mudança. Além disso, a notícia de uma nova vacina em novembro aumentou a confiança do mercado.

Top tendências de contratação nos setores de engenharia e operações em 2021

Quanto às tendências de contratação em 2021, Portugal enfrenta atualmente vários desafios, mas também oportunidades. Por um lado, desafios de produtividade, competitividade, re-industrialização e infraestrutura. Por outro lado, oportunidades provenientes do mercado de energia renovável, os estímulos económicos da UE e uma recuperação económica.

  • Top 3 Profissionais mais procurados em engenharia e operações: de maneira geral, as empresas irão procurar principalmente Supply Chain Managers; Business Development Renewables e Industrial Technical Directors.
  • Procura crescente de perfis relacionados com Operações, desde Demand Planning e Compras a Logística e Supply Chain em indústrias de manufatura. 
  • Project Managers e perfis de desenvolvimento de negócio para os setores das energias renováveis, Real Estate e construção têm também uma forte procura. 
  • Perfis de Lean Manufacturing e Otimização de Processos, incluindo Project Leaders, Especialistas em Lean Manufacturing e Engenheiros de Qualidade, podem esperar grande procura das empresas.
  • Crescente implementação de serviços centralizados corporativos e Centros de Excelência nos setores automóvel e industrial. Muitas empresas multinacionais estão a tirar partido das novas formas de trabalhar para melhorar a sua competitividade, movendo algumas das suas equipas especializadas para Portugal.

Habilidades imprescindíveis em 2021 para perfis de engenharia e operações

Além dos conjuntos de habilidades técnicas necessários para engenharia, o mercado tem exigido cada vez mais profissionais com soft skills específicas: resiliência, dinamismo, proatividade, habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipa, forte sentido de responsabilidade e capacidade de se motivar e motivar os outros são algumas das principais competências pessoais que as empresas procuram ativamente nos candidatos.

Da mesma forma, o compromisso e a capacidade de ser um bom embaixador da marca, independentemente da função e do nível de responsabilidade, são também muito apreciados para criar um ambiente saudável, positivo e construtivo que beneficie a empresa e os empregados.

Como atrair e manter o melhor talento de engenharia e operações em 2021?

François-Pierre Puech, Country Manager da Robert Walters Portugal e Head da divisão de Engenharia e Operações, comenta:

“Durante e após uma crise económica, as empresas devem ter em mente que recrutar novos talentos pode ser simultaneamente mais fácil e mais complexo. Mais fácil, porque há mais profissionais disponíveis no mercado em busca de uma nova oportunidade de trabalho. No entanto, pode ser mais complexo recrutar o melhor talento, pois os perfis mais fortes não estarão tão abertos a mudar para um projeto diferente. A zona de conforto ficou ainda mais confortável e a incerteza associada a uma mudança de emprego aliada ao aumento salarial contido que as empresas podem oferecer tornam a decisão de mudar mais difícil.”

Em relação aos salários em 2021, espera-se um ligeiro aumento de até 10% para cargos de engenharia

“Os responsáveis de contratação devem concentrar-se em fazer corresponder as suas expectativas - desde antiguidade, habilidades de gestão, conhecimentos técnicos, perfis plug & play ou profissionais vindos de um concorrente direto - à realidade da sua oferta: interesse e complexidade do projeto, visibilidade, pacote salarial, atratividade da marca e benefícios da empresa. Para atrair o melhor talento, as empresas devem definir claramente as principais responsabilidades da função, os requisitos do perfil que procuram, e também verificar se o pacote salarial e de benefícios está em linha com o mercado. Não há nada mais improdutivo do que lançar uma oferta de emprego sem verificar tudo isto.”

“Em termos de retenção de colaboradores atuais nestes tempos complexos, as equipas de RH das empresas devem ser boas ouvintes e comunicar regularmente com os colaboradores para evitar o isolamento e/ou esgotamento. Também é importante oferecer uma definição clara e razoável das metas e objetivos anuais. Por outro lado, as empresas devem também considerar implementar benefícios como flexibilidade e trabalho remoto mesmo após o fim da pandemia, pois cada vez mais profissionais os valorizam para favorecer o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.” 

“Finalmente, quando possível, oferecer um aumento salarial ou bónus aos empregados com melhor desempenho é sempre uma vantagem, apesar da incerteza do mercado.”

Sobre o Salary Survey 2021

Ao longo de mais de 20 anos, empresas e profissionais têm confiado no Salary Survey da Robert Walters para os apoiar a tomar decisões importantes sobre os seus negócios e carreiras. Este ano, oferecemos-lhe ainda mais insights com a nova plataforma 100% digital do Salary Survey, dando-lhe acesso facilitado a todas as tendências salariais e de mercado que precisa de saber, onde quer que esteja. Para além de um guia compreensivo e dinâmico sobre salários para centenas de funções em 31 países, o nosso novo Salary Survey digital está repleto de ferramentas e recursos úteis tanto para responsáveis de contratação como profissionais em busca de uma nova oportunidade, incluindo as últimas tendências e análises para o seu setor e função, uma nova calculadora salarial com resultados personalizados, e vídeos dos nossos especialistas sobre o mercado de trabalho em diferentes setores. 

*Sobre o estudo da Robert Walters para a pesquisa salarial global

A Robert Walters realizou em Dezembro de 2020 dois questionários globais a mais de 3,000 responsáveis de seleção e 15,000 profissionais de diversas áreas (banca, seguros, contabilidade, finanças, RH, tax, legal, IT, digital, marketing, vendas, engenharia, energia, indústria, supply chain, pharma, healthcare, biotech, real estate e infraestruturas, entre outros) em 31 países, com 100 respostas de empresas e 300 de profissionais em Portugal. Destes, a maioria reside em Lisboa, pertencendo principalmente a níveis de senioridade entre associado, mid-senior a diretivo. 64% são homens e 36% são mulheres, tendo na sua maioria entre 25 e 54 anos. 70% destes profissionais conta com um contrato sem termo, 10% têm contratos a termo e 6% trabalham como freelancers. 14% dos inquiridos encontravam-se desempregados no momento do inquérito.

Precisa de conselhos de contratação, ou tem uma oferta de emprego? Entre em contacto connosco.

Salary Survey Global

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»
»
banner seta azul neon - contacto

Divisão de Engenharia e Operações

»

Envie-nos a sua oferta de emprego 

banner prisma lilás - enviar oferta de emprego
»

Conselhos de contratação 

banner túnel iluminado às cores - salary survey
»

Newsroom 

banner setas coloridas iluminadas - newsroom
»