Radiografia do profissional do futuro: Big Data e Data Analytics

Prédio de vidro verde em duas perspetivas

O mercado de Big Data e Data Analytics está em grande expansão em Portugal. Para além dos profissionais serem bastante requisitados pelas empresas, há diversas consultoras nacionais e internacionais a prestar serviços nesta área.

António Costa, Senior Manager da divisão de IT na Robert Walters, explica-nos em que consistem as funções relacionadas com Big Data e Data Analytics, o estado do mercado em Portugal, bem como as tendências de recrutamento e remuneração atuais.

  • Data & Analytics Managers podem esperar aumentos salariais até 23%, enquanto Data Scientists podem verificar aumentos até 10%. 
  • Escassez de profissionais disponíveis para o crescente número de ofertas e aumentos salariais são a principal tendência
  • Estes profissionais podem tornar-se verdadeiros “business partners”

Quais são as posições mais procuradas atualmente?

Para além de Big Data Engineer, Data Scientist e Data Analyst, outras funções importantes com grande procura de candidatos são Data & Analytics Manager, Data Architect, BI Specialist e Big Data Specialist.

Que empresas estão a recrutar para estas áreas?

As empresas que recrutam para estas posições são diversas, tanto nacionais como estrangeiras, mas tendem a ser organizações com participação para além do mercado português. Temos dois perfis principais: empresas grandes que necessitam destes perfis para os seus quadros, ou start-ups que têm produtos distintos ou prestam consultoria.

Porquê esta febre por profissionais especializados em Big Data e Data Analytics?

Estes profissionais são requisitados por companhias de todo o tipo de setores, desde recursos humanos a banca, finanças, internet, redes sociais, vendas, produção, logística, arte, entretenimento, marketing, serviços, etc., pois a análise e processamento de dados é algo relevante para várias empresas de forma a poderem atuar de maneira mais inteligente, tomar melhores decisões estratégicas e fazer melhores investimentos. Afinal, são os dados que nos dão informação valiosa para conhecermos melhor os nossos clientes, necessidades de mercado, registo de comportamentos e análise de tendências.

Assim, à medida que estas funções têm cada vez mais apoio de softwares e tecnologias que permitem um maior e melhor processamento e extração de dados estratégicos, os profissionais de Big Data e Data Analytics podem tornar-se verdadeiros “business partners”, pois são eles quem conseguem analisar os dados, transformá-los em insights importantes, e aplicá-los a contextos únicos.

Quais são os perfis e competências mais requisitados para estas posições?

Os profissionais de Big Data e Data Analytics têm perfis bastante variados, até porque podem trabalhar e especializar-se em empresas de diversos setores. O que têm em comum é a linguagem de programação Python, R, conhecimentos em ferramentas como Hadoop, Spark, bases de dados relacionais e não relacionais (Cassandra, MongoDB), Qlik, Tableau, além de plataformas como Cloudera e das principais empresas de tecnologia como IBM, Amazon, Google, Oracle, entre outras.

Os profissionais de Big Data e Data Analytics podem tornar-se verdadeiros “business partners”, pois são eles quem conseguem analisar os dados, transformá-los em insights importantes, e aplicá-los a contextos únicos

Esperam-se aumentos salariais?

Os salários têm seguido a lógica do mercado de oferta e procura nos últimos anos e atualmente. Ao haver uma procura muito elevada por este tipo de profissionais, que estão, aliás, pouco disponíveis, tal ocasionou uma subida salarial bastante importante nos últimos anos, tendência essa que esperamos que se mantenha no futuro, em que a procura por este tipo de perfis vai aumentar ainda mais. Há uma grande falta de talento especializado para preencher vagas relacionadas com Big Data e Data Analytics – um grande gap entre o volume de posições e de candidatos disponíveis.

Por exemplo, um Data & Analytics Manager com 5 a 10 anos de experiência pode esperar aumentos salariais até 23%, enquanto um Data Scientist com 2 a 5 anos de experiência pode verificar aumentos até 10%.

Qual é a principal dificuldade neste mercado?

A principal dificuldade que as empresas têm quando abrem vagas para estes perfis é a pura falta de profissionais disponíveis no mercado. Com isso, as ofertas tendem a ser agressivas para conseguirem tirar os profissionais das empresas em que se encontram.

Para reter os profissionais que já têm e atraírem os melhores candidatos, as empresas devem oferecer, para além de excelentes pacotes salariais e benefícios (desde horários flexíveis a trabalho a partir de casa, dias de férias extra, semanas de 4 dias, etc.), as melhores estruturas tecnológicas, as ferramentas mais interessantes e os projetos mais aliciantes de forma a conseguir manter o interesse dos profissionais.

Onde se concentra a oferta de emprego para estas posições em Portugal?

A oferta de emprego para estas posições relacionadas com Big Data e Data Analytics em Portugal concentra-se principalmente em Lisboa e no Porto, embora algumas empresas tenham procurado profissionais para outras cidades como Coimbra, Braga e outras que contem com boas universidades para diversificar as opções.

Como será o futuro de Big Data e Data Analytics?

O futuro para esta área pode ser analisado de duas formas. Por um lado, o estado do mercado em si, e, por outro, o que estes profissionais podem trazer em termos de benefícios para as organizações. O mercado de profissionais de Big Data e Data Analytics continuará bastante dinâmico nos próximos anos, com muita oferta de emprego em grandes companhias e start-ups, assim como novos players no mercado, que farão os profissionais desta área seguir em força. Do ponto de vista do que podem aportar ao negócio, ainda estamos no início de um processo que vai transformar as relações entre clientes e empresas, prevendo comportamentos, individualização de produtos, conteúdos e forte segmentação de mercado.

*Big Data - grande volume de dados em variedade e velocidade que necessitam de formas inovadoras e com foco em custos para processá-los, organizá-los e armazená-los. Através desse processo a ideia é obter insights para tomadas de decisão para o negócio e automação de processos.
*Data Analytics é a ciência de examinar dados brutos com o objetivo de encontrar padrões e tirar conclusões sobre essa informação, aplicando um processo algorítmico ou mecânico para obter informações.

Deseja mais informações? Entre em contacto connosco.

banner ponte azul - emprego engenharia & operações

Notícias 

Read more »
banner salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019
Reserve uma cópia gratuita 

Read more »

Fale connosco 

banner telhado azul - contacto
Read more »

Veja os nossos conselhos
de contratação 

banner bolas às cores - conselhos carreira
Read more »

Envie-nos uma oferta
de emprego 

banner túnel luzes às cores - alertas emprego
Read more »