33% dos profissionais de engenharia procuram um novo emprego

homem loiro com smart phone

Segundo pesquisa interna 30% dos profissionais que trabalham em engenharia são mulheres e existe uma demanda alta por talentos nessa área no mercado.

33.33% dos profissionais de engenharia estão atualmente empregados, porém a procura de um novo emprego em 2023, enquanto 10% planeiam uma mudança na carreira apenas nos próximos 9-12 meses.

 

Dentre os principais motivos para essa mudança, estão:

  • 72% Progressão de carreira
  • 50% Liderança fraca
  • 45% Aumento salarial
  • 22% É hora de um nodo desafio
  • 25% Cultura corporativa fraca

Apesar da vontade de mudar de emprego e começar o ano com uma nova oportunidade, 44.74% dos profissionais se sentem confiantes com as oportunidades do mercado para o seu setor e não estão com medo de dar uma nova direção à suas carreiras.

Salários e Bônus

Dado o atual ambiente económico e o mercado de trabalho ultra concorrencial, muitos trabalhadores de vários sectores irão beneficiar de melhores pacotes salariais nos próximos meses, também de retenção de bónus – são adicionados ao aumento dos salários base.

Devido às preocupações de um número recorde de trabalhadores que abandonam os seus empregos por melhores oportunidades, muitos empregadores estão também a concentrar-se em formas adicionais de ajudar os trabalhadores, para além de um aumento salarial único, incluindo bónus, revisão dos salários dos trabalhadores com mais frequência e benefícios adicionais, como remuneração flexível, planos de pensões, seguros de saúde e, naturalmente, trabalho híbrido.

33% dos profissionais entrevistados afirmam estar esperando um aumento salarial no novo ano e 28% também esperam receber um bônus de ao menos 15% de seus salários. Enquanto 10% já tiveram confirmação de que não vão receber um bônus no início de 2023.

Considerando o aumento do custo de vida e a possível alta da inflação, 20.51% afirmaram que se não receberem o aumento salarial que esperam, estarão prontos para buscar uma nova oportunidade.

Atração de Talentos

‘’Para garantir os melhores talentos, focar-se apenas na compensação ou apenas em fatores culturais não vai conter a maré de atrito. Os líderes empresariais devem prestar atenção constante a ambos. Por isso, aconselho: Criar uma cultura de respeito onde a liderança e os colaboradores trabalham em equipa para alcançar os melhores resultados possíveis, para garantir que os empregados saibam exatamente o que esperar do seu trabalho muito antes de entrarem nele.’’ Comenta François-Pierre Puech, country diretor da Robert Walters Portugal.

Isso significa, muitas vezes, estabelecer expectativas para o trabalho que farão. Isto também pode incluir discutir como é o dia de trabalho, os desafios e as áreas de oportunidade. Então, estabeleça expectativas para as oportunidades a longo prazo para aquele empregado dentro da empresa. ‘’E, claro, um salário competitivo, tanto económico como emocional, com metas claras, um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal que inclui a mente aberta no trabalho híbrido e, por último, mas não menos importante, uma cultura positiva, dinâmica e orientada para o alvo.’’ Finaliza ele.

»

Webinars
Robert Walters 

»
»
»
»

Últimas ofertas