O papel da cultura corporativa no recrutamento dos profissionais mais talentosos

Mulher e homem a trabalhar em conjunto

A cultura corporativa pode ter um grande impacto na satisfação e produtividade dos empregados de uma companhia, pelo que é importante que esta seja clara, definida e positiva.

A maioria das empresas prefere contratar candidatos que encaixem bem com a sua cultura corporativa. Por outro lado, muitos candidatos trabalham ou já trabalharam numa empresa onde não gostavam ou não se identificavam com a cultura, e vários mudaram de emprego por isso mesmo. Como potenciar então a cultura da sua empresa?

Neste artigo, explicamos como a cultura corporativa pode influenciar os resultados de uma empresa, e exploramos as estratégias que as companhias podem implementar para identificar e atrair candidatos que se encaixem e sejam bem-sucedidos na sua cultura específica.

“Uma cultura corporativa positiva pode oferecer às empresas uma vantagem significativa quando estão em busca de talento de topo, mas o desafio é identificar que aspetos da cultura da empresa são mais importantes ou valorizados pelos profissionais”, refere Marco Laveda, Managing Director Spain & Portugal.

O que é a cultura corporativa?

Mas, afinal, o que constitui a cultura corporativa de uma organização? Responder a esta pergunta pode parecer difícil, mas, de maneira geral, a cultura corporativa pode ser descrita como “a forma como trabalhamos”. Isto manifesta os valores subjacentes ao funcionamento de um negócio, influenciando o ambiente de trabalho, gestão, liderança, comunicação, práticas da empresa, entre outros fatores.

Para quem está a contratar, a dificuldade é não só entender a própria cultura da empresa, e o que esta representa, mas também como selecionar pessoas que sejam um bom encaixe para essa cultura específica, e que partilhem os mesmos valores – isto é essencial para um bom relacionamento interpessoal, e para os empregados terem uma boa performance.

Afinal, se a cultura for positiva, os empregados vão sentir mais motivação para fazerem um bom trabalho e serem mais produtivos. Além disso, o risco de um empregado sair é menor quando se identifica com a cultura da sua empresa. Por outro lado, a performance e satisfação no trabalho são afetadas quando empresa e empregado não têm um bom encaixe cultural um com o outro.

Quem cria a cultura corporativa?

As empresas têm a responsabilidade de investir na sua cultura corporativa, desenvolvendo um conjunto de valores estratégicos onde vão basear as suas práticas, revendo estes valores e políticas à medida que o negócio cresce e se desenvolve.

Ao criar um processo claro para a implementação da cultura da companhia, as empresas podem garantir que todos os seus funcionários estão envolvidos com os seus ideais.

Embora os diretores e managers de nível mais sénior tenham um papel mais prominente no desenvolvimento da cultura corporativa, criar políticas que reflitam estes ideais requere o envolvimento de vários investidores e administradores dentro do negócio.

Além disso, a criação da cultura de uma determinada empresa pode e deve ser partilhada por toda a companhia, com cada membro e funcionário com um papel a representar. Esta atitude é muito positiva, pois os empregados sentem que podem contribuir ativamente para a construção da sua cultura no trabalho, e que são encorajados nesse sentido, partilhando as suas próprias ideias sobre como demonstrar e implementar os valores da companhia.

Como utilizar a cultura corporativa para atrair o melhor talento?

Ao desenvolver estratégias para responder às necessidades dos candidatos em termos de cultura corporativa, as empresas podem mais facilmente atrair e manter os profissionais que melhor se encaixam com os valores da organização, e que apresentarão os melhores resultados.

No entanto, para atrair os melhores profissionais, as empresas devem focar-se primeiro em desenvolver uma cultura de trabalho positiva, e depois em construir uma forte reputação de “bom lugar para trabalhar”.

Deve-se ter em conta as várias políticas e padrões que fazem parte da cultura empresarial, e analisar como estes podem ser promovidos ou modificados de forma a garantir que apelam aos melhores candidatos.

Porém, como muitas vezes os empregadores não sabem bem identificar os aspetos mais valorizados pelos profissionais em termos de cultura da empresa, uma excelente maneira de ficarem com uma melhor noção é pedirem aos empregados atuais de qualquer função para partilharem as suas ideias sobre a cultura corporativa, o que pode dar uma nova luz ao assunto.

Ao trabalhar com consultoras de recrutamento especializado, as empresas podem mais facilmente identificar as qualidades necessárias para um profissional ser um bom encaixe na sua cultura corporativa, e receber uma lista de candidatos adequados que se destacariam no trabalho.

O que procuram os candidatos?

A maioria dos candidatos pesquisa os valores corporativos de uma empresa antes de uma entrevista, e antes de aceitarem uma oferta de emprego. A pesquisa pode ser feita diretamente, com perguntas sobre o tema durante a entrevista, ou através dos sites corporativos e páginas de críticas ou notícias.

As empresas devem então enfatizar a sua cultura específica nas ofertas de emprego, bem como garantir que os candidatos têm uma imagem clara dos seus valores corporativos, e de como é trabalhar naquela empresa.

Uma cultura corporativa positiva pode oferecer às empresas uma vantagem significativa quando estão em busca de talento de topo, mas o desafio é identificar que aspetos da cultura da empresa são mais importantes ou valorizados pelos profissionais.

É também importante enfocar as entrevistas de emprego à cultura corporativa, para dar oportunidades adequadas ao candidato de a aprender, ao mesmo tempo que se analisa se este encaixaria bem com os valores da empresa.

Para além de perguntas diretas sobre o assunto, há muitas ferramentas possíveis que a maioria das empresas não utiliza, como testes psicotécnicos, ou outro tipo de exames externos que podem identificar se o candidato se integraria bem na empresa.

Outro aspeto importante antes de se aceitar um emprego é perceber se há um encaixe com os colegas de trabalho – isto quase nunca acontece, ou seja, quase nenhum candidato tem a oportunidade de conhecer a equipa com quem trabalharia antes de ter uma oferta de emprego. Isto seria uma maneira eficaz de se perceber se há um encaixe com a empresa e com as pessoas que fazem parte dela.

Estratégias para as empresas recrutarem o melhor talento e conseguirem mantê-lo através da cultura corporativa

Uma boa comunicação dos valores e cultura de uma empresa a potenciais candidatos pode conseguir que estes aceitem uma oferta de emprego. No entanto, para garantir que os candidatos ficam na sua empresa a longo-prazo, é importante que sejam ativamente introduzidos a esta cultura ao incorporarem a companhia, e ao longo do tempo.

Muitos candidatos sentem que foram enganados em relação à cultura corporativa durante o processo de recrutamento. Para evitar isto, as empresas devem promover os pontos fortes da sua cultura, mas garantindo que são honestas e abertas às suas realidades. Acima de tudo, seja transparente, e explique com clareza o que vai ser esperado de uma determinada função, e como os candidatos podem progredir na carreira dentro da empresa se forem promovidos.

 “Ao encorajar os empregados de todos os níveis a partilharem as suas ideias e opiniões sobre a cultura da sua organização, as empresas podem ficar com uma boa noção de que áreas necessitam da sua atenção mais urgente para atrair o melhor talento”, comenta Marco Laveda.

RECORDE:

  • Reconheça a importância do encaixe cultural
  • Identifique quem está responsável por conduzir a cultura da empresa
  • Comunique a sua cultura corporativa a potenciais candidatos
  • Seja aberto e transparente sobre a sua cultura corporativa quando está a recrutar
  • Dê a oportunidade a potenciais empregados de aprenderem sobre a sua cultura corporativa
  • Garanta que os seus empregados se sentem livres para discutir e comentar a cultura corporativa, e escute ativamente as suas opiniões

Encontrar profissionais que se integram bem na sua cultura corporativa pode melhorar a produtividade do negócio, e a retenção de empregados a longo-prazo, proporcionando benefícios significativos para a companhia. Assim, as empresas devem analisar se consideram uma prioridade encontrar candidatos que sejam um bom encaixe durante o processo de recrutamento.

Tem uma oferta de emprego que gostaria de publicar, ou precisa de conselhos de contratação? Fale connosco.

banner mulher de perfil com tablet - salary survey

Pesquisa Salarial Europeia 2019 

Read more »

Conselhos de contratação 

Banner bolas de luz desfocadas - conselhos de contratação
Read more »

Envie-nos a sua
oferta de emprego 

banner seta azul com luz neon - enviar oferta de emprego
Read more »

Fale connosco sobre as suas necessidades de contratação 

banner telhado azul ripado - contacto
Read more »

Como gerir entrevistas de grupo 

Banner ponte azul iluminada - artigo gerir entrevistas de grupo
Read more »