Como tornar a vida do seu manager (e a sua) mais fácil? 4 recomendações eficazes

homem loiro com smart phone

A existência e desenvolvimento da gestão “de baixo para cima” é essencial para potenciar as relações profissionais com os cargos de chefia

“Um bom manager gasta uma grande parte do seu tempo e energia a tentar compreender as pessoas da sua equipa – por exemplo, o tipo de suporte que necessitam e como conseguir que deem o seu melhor. Por seu turno, os melhores membros da equipa procuram compreender os seus managers e como obter o melhor deles. Esta gestão de baixo para cima pode ajudar a fortalecer a sua relação profissional e a criar mais confiança com o seu chefe”, comenta François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal.

O e-guide Como Sobreviver ao Teletrabalho da Robert Walters recomenda 4 formas de melhorar a relação profissional com os chefes de equipa para facilitar o entendimento entre todos: 

1. Descubra o estilo de trabalho do seu manager

Descobrir o que motiva o seu manager pode ser uma grande ajuda para a construção de uma relação de trabalho bem-sucedida e duradoura. Ao perceber como o seu manager prefere comunicar, como gosta de receber feedback ou quais são as suas maiores irritações, pode adaptar o seu próprio comportamento para tornar a vida de ambos um pouco mais fácil. Desta forma, beneficiará de uma relação mais positiva, o seu manager apreciará o seu esforço de adaptação e o trabalho fluirá muito melhor. 

2. Partilhe mais do que faria tipicamente 

É sempre uma boa ideia ser visível para o seu manager, mas, estando em teletrabalho, isto torna-se ainda mais importante. Não se trata de encher a caixa de entrada do seu manager com mensagens e atualizações constantes (uma espécie de micromanagement ao contrário). Na verdade, ao descobrir o seu estilo de trabalho prestando atenção ao seu comportamento e a tudo aquilo que vão falando, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe (ou chefes) prefere. Ao manter o seu manager informado sobre o seu progresso, este não sentirá necessidade de ir atrás de si para saber o estado de cada projeto, pelo que é menos uma coisa com que se preocupar. 

Ao descobrir o seu estilo de trabalho prestando atenção ao seu comportamento e a tudo aquilo que vão falando, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe (ou chefes) prefere

“Às vezes reportamos a mais do que uma pessoa, e cada uma delas tem o seu próprio estilo de trabalho e de gestão. É importante perceber como cada uma funciona de forma a conseguir o melhor de ambas e do seu próprio trabalho. Vai ver que se experimentar gerir as relações profissionais com as chefias desta forma tudo vai ser mais fácil”, sugere François-Pierre Puech.

3. Crie confiança através das suas ações 

Construir confiança tem tudo a ver com integridade. “Ninguém é perfeito o tempo todo, e há muitas coisas que fogem do nosso controlo diariamente, mas fazer realmente aquilo que se diz que vai fazer é uma das coisas que os managers mais valorizam, pois muitas pessoas dizem que vão fazer ou tratar do assunto X e depois não cumprem”, comenta François. Ao entregar o seu trabalho dentro do prazo, sendo realista e responsável com aquilo que pode fazer e cumprir as suas promessas, ou ao estar disponível para ajudar em projetos adicionais, irá apresentar-se como um trabalhador independente que não precisa ser “microgerido.” Afinal, o micromanagement é frequentemente o resultado da convicção de um manager de que as pessoas da sua equipa não vão fazer o seu trabalho sem o seu controlo ou ajuda.

4. Lembre-se de discordar

O seu manager não lê pensamentos. Se discordar de uma decisão que se está a tomar, ou se tiver uma sugestão de como algo podia ser melhorado, cabe-lhe a si fazer-se escutar. Não deixe que pareça que se está a queixar, pelo contrário, encontre o momento e local adequados para expressar as suas divergências e faça-o com todo o respeito. Fazer isso mostra que se preocupa, e “um bom manager respeitará e considerará bem vindo escutar pontos de vista alternativos – quem sabe a sua perspetiva simplesmente não lhe tenha ocorrido antes?” conclui François-Pierre Puech.

E-guide Como Sobreviver ao Teletrabalho

Neste guia, a Robert Walters oferece uma série de conselhos para diferentes tipos de personalidade ou situações de vida em teletrabalho, assim como estratégias essenciais para ajudar cada pessoa, a sua equipa e manager a trabalharem remotamente de forma eficaz e produtiva. Solicite uma cópia totalmente gratuita aqui.

Para mais informação, solicite o nosso Survival Guide to Working from Home, visite a nossa página sobre Smart Working ou assista aos nossos webinars. Descubra todos os nossos e-guides aqui.

Precisa de mais conselhos de carreira? Entre em contacto connosco.

A Revolução do Smart Working 

»

Webinars
Robert Walters 

»

Descubra os
nossos e-guides 

»

O nosso propósito 

»

Fale connosco 

»