Tirar o máximo partido de uma consultora de recrutamento especializado

As consultoras de recrutamento especializado têm acesso às melhores ofertas do mercado, bem como às melhores empresas.
Desenvolver uma relação próxima com a sua consultora pode significar conseguir o seu trabalho de sonho sem sequer saber da sua existência. Mas, como conseguir o que se pretende desta relação?
Vá para o primeiro encontro preparado: trate o assunto como se fosse uma entrevista
A maioria das consultoras de recrutamento especializado vai querer conhecê-lo pessoalmente antes de distribuir, formalmente, o seu currículo aos clientes. A reunião inicial costuma incidir sobre os seus motivos em procurar um novo emprego, qual o tipo de atividade que quer desempenhar, exemplos e perfis de empresas onde gostaria de trabalhar, e uma conversa sobre as posições em aberto que o consultor acha que seriam mais apropriadas para o seu perfil.
Vale muito a pena ver o site da consultora antes da primeira conversa, para ter certeza de quais são as oportunidades que lhe podem interessar. A Robert Walters tem uma seleção de oportunidades disponíveis em Portugal: comece sua procura aqui.
Para ter certeza de que está bem preparado para a entrevista, veja o Interview Guide da Robert Walters. Tenha em mente que a reputação de um consultor com um cliente (a empresa recrutadora) está em jogo quando envia um candidato para uma oferta, pelo que vai querer ter a certeza de que o candidato tem uma boa performance quando conhecer pessoalmente o cliente recrutador.
Seja claro em relação às oportunidades que lhe interessam
Candidatos que vão abordar consultoras de recrutamento e seleção especializada estão, obviamente, à procura de uma mudança na carreira. Mas, para muitos, essa é a única certeza que têm. Embora seja bom estar aberto a novas oportunidades, é melhor fazer uma pesquisa e reflexão sobre o tipo de oportunidades que se deseja encontrar. Isso fará com que os consultores parem de sugerir ofertas e atividades que não sejam interessantes para si, e possam desenvolver uma relação mais próxima consigo.
Os consultores de recrutamento querem ajudá-lo, mas precisam da sua ajuda e orientação para entenderem o que realmente procura.
Pedir feedback ao seu consultor de recrutamento pode ajudá-lo a melhorar a forma de se apresenta no futuro. Os consultores vêem e têm acesso a CVs todos os dias e sabem o que os empregadores estão à procura.
Mantenha o contacto com seu consultor de recrutamento
As consultoras de recrutamento e seleção especializada conhecem muitos profissionais talentosos todas as semanas, pelo que é importante manter-se em contacto. Também é frequente organizarem periodicamente eventos de networking para os candidatos - assim, se for convidado para um desses eventos, faça o máximo por ir, pois isso não só o mantém na mente do seu consultor, como também lhe permite saber mais sobre as últimas tendências de mercado e sobre quaisquer oportunidades em aberto. Conte com a Robert Walters para saber as informações mais atualizadas sobre o mercado de recrutamento.
Visite constantemente o site da sua consultora para ver se há novas oportunidades, entre em contacto com o seu consultor para saber se tem o perfil indicado para a oferta que lhe interessou, ou leia artigos da área para se manter atualizado.
Dê pistas ao seu consultor: se souber de alguma oportunidade em aberto, seja pelo site da empresa ou pelo seu próprio networking, deixe o seu consultor saber. Dessa forma, pode facilitar o seu acesso a essas oportunidades.
Tire partido do conhecimento do consultor
Tire o máximo partido da relação com o seu consultor de recrutamento. Por serem especialistas neste setor e trabalharem próximos dos profissionais de diversos mercados, são capazes de o informar sobre as oportunidades mais recentes e o tipo de habilidades que os recrutadores estão à procura num candidato. Quando conseguir uma entrevista, faça perguntas específicas sobre a empresa que está a recrutar, pois o seu consultor conhece-a e está apto a dar-lhe informações sobre o que o espera.
Embora esse conhecimento não seja uma garantia de conseguir o emprego, vai prepará-lo para que possa destacar os seus pontos fortes na entrevista.
Este também é o momento para compreender o contexto da oportunidade: se é uma nova oferta dentro da empresa ou se é uma reposição; há quanto tempo esta oferta está aberta; quanto tempo o processo de recrutamento pode demorar; quantos candidatos estão a ser avaliados para essa oportunidade; etc.
Peça feedback à sua consultora de recrutamento especializado
Pedir feedback ao seu consultor de recrutamento pode ajudá-lo a melhorar a forma de se apresenta no futuro. Os consultores vêem e têm acesso a CVs todos os dias e sabem o que os empregadores estão à procura. Assim, se tiver em conta as suas sugestões, pode tornar o seu currículo mais forte.
Se foi entrevistado nalguma empresa, o consultor vai entrar em contacto com o responsável de recrutamento. A maioria entrará em contacto consigo para discutir mais detalhes sobre a entrevista, então aproveite o máximo dessa conversa para receber um feedback sobre a sua performance. Se não usa uma consultora de recrutamento e seleção especializados, não terá acesso a este tipo de conhecimento, por isso aproveite as vantagens desta relação.
Tenha em conta o feedback do seu consultor, não apenas para as ofertas a que se candidatou, mas também para o seu comportamento durante as entrevistas, como por exemplo motivação, energia, discurso, etc.
Dê referências antecipadamente
Quando tiver oportunidade de conhecer o recrutador pessoalmente, seja proativo e ofereça-lhe contactos e nomes de pessoas que possam dar-lhe referências. Seja um colega de trabalho, um chefe, ou um empregado, isso mostrará iniciativa, confiança e credibilidade.
Caso necessite de conselhos de recrutamento, entre em contacto com um dos nossos consultores.
Partilhar: