As melhores práticas na área de vendas

homem com headphones e micro em conferência telefónica

O mundo de um profissional de vendas está rodeado de novidades: os mais recentes softwares, brochuras e estudos atualizados de cada setor do mercado. No entanto, estas ferramentas tornam-se insignificantes se não se fizerem acompanhar de um bom conjunto de capacidades emocionais e intelectuais.

Estas são as qualidades necessárias para ajudar tanto no setor das vendas como no estado de espírito do comercial.

Persistência e paciência

A paciência é fundamental num ambiente de vendas de ritmo acelerado. O cliente procura uma solução rápida e rentável, sendo que para isso necessita de avaliar todas as opções. Se o comercial  é impaciente e continua a forçar  a venda, o cliente poderá sentir-se pressionado e hesitar em comprar.

Faça perguntas

Ter uma conversa e fazer com que o potencial comprador se sinta incluído irá tornar a abordagem de vendas mais fácil e, possivelmente, conseguir concretizá-las. Isto mostra que o comercial realmente se preocupa com o problema do cliente e quer ajudá-lo. O hábito de fazer boas perguntas deve ser inato para quem trabalha nesta área, pois quanto mais interesse se mostrar na resolução de um problema, mais provável será retribuir esse mesmo interesse para o produto ou serviço que o comercial quer apresentar.

Mantenha a autoconfiança

A confiança é contagiante. Acreditar em si mesmo faz com que tanto a sua empresa como os potenciais clientes também acreditem nas suas capacidades. Além disso, a autoconfiança também ajuda nos momentos mais difíceis, fomentando a persistência para continuar a tentar atingir os objetivos. Cultivar a assertividade é uma das ferramentas mais importantes nesta área.

Improvise e tenha sentido de humor

É importante adaptar cada apresentação ao potencial comprador. Isto significa fazer perguntas, ter sentido de humor, improvisar e ser criativo em certas partes da apresentação, de modo a torná-la mais interessante e abrangente. O humor e a capacidade de improviso dar-lhe-ão uma vantagem perante outros vendedores. Isso faz com que se ganhe confiança e flexibilidade para maximizar o potencial de vendas, como nenhuma outra ferramenta. O humor também quebra as barreiras para estabelecer uma relação de confiança rapidamente.

Integridade

Integridade e confiança são as características que mais se valorizam num vendedor. Os clientes querem sentir-se confiantes ao comprar um produto ou serviço e acreditam que o comercial lhes está a oferecer um acordo honesto que resolva as suas necessidades.

Seja adaptável à mudança

A flexibilidade permite detectar o que precisa ser modificado, ou por outro lado, o que deve permanecer igual. Adaptar-se a essas mudanças irá ajudá-lo a construir um melhor relacionamento com o cliente e trabalhar numa melhor estratégia, segundo as circunstâncias de cada situação.

Existem muitas maneiras diferentes de abordar as vendas. É importante conseguir destacar-se do resto e melhorar constantemente os métodos testados. Ao empregar este conjunto de ferramentas emocionais e intelectuais, juntamente com as suas habilidades comerciais, irá certamente ser bem sucedido nesta área. 

banner bolas amareladas - alertas de emprego

Subscreva os nossos alertas de emprego 

Read more »

Últimas ofertas de emprego 

banner bolas luminosas cores - ofertas de emprego
Read more »

Veja os nossos conselhos
de carreira 

banner luzes citadinas - conselhos de carreira
Read more »

Fale connosco 

banner bolas luminosas - contacto
Read more »

Compare o seu salário com outros profissionais  

banner ponte azul iluminada - salary survey
Read more »