Destacar-se da maioria numa entrevista

homem ao telefone na rua

As pessoas tendem a adotar estratégias semelhantes para enfrentarem uma entrevista, mas o que vai ajudar a que se destaque dos outros candidatos? Cristiano Aron, diretor da Robert Walters em Portugal, dá-lhe algumas dicas sobre como se diferenciar da maioria dos candidatos.


Faça uma pesquisa aprofundada

Se o que sabe sobre a empresa está disponível no site corporativo, pode ter a certeza de que os outros candidatos também terão acesso às mesmas informações. Em vez disso, seja proativo e utilize outros meios para fazer sua pesquisa. Converse com as pessoas do setor e faça perguntas que lhe podem fornecer mais informações sobre a cultura da empresa, fatores de sucesso, clientes e concorrentes, bem como o seu crescimento e participação no mercado. Consulte também, jornais, revistas e artigos sobre a empresa na comunicação social, com o objetivo de ter uma noção das suas atividades e estratégias de marketing. Os seus conhecimentos sobre o setor e as suas observações pessoais irão diferenciá-lo dos outros candidatos.

Os seus conhecimentos sobre o setor e as suas observações pessoais irão diferenciá-lo dos outros candidatos.

Use depoimentos

Os depoimentos são ferramentas poderosas que podem diferenciar positivamente um candidato de outro. Recorra à sua rede de contactos e colegas de diversos setores, pergunte-lhes se podem escrever algumas linhas sobre o que pensam sobre si e como o vêem em relação ao seu trabalho. Guarde-os e utilize-os como uma ferramenta de marketing pessoal. Os interlocutores tendem a impressionar-se mais com o que os outros dizem sobre si do que com o que o candidato diz sobre si mesmo.

Faça perguntas

É essencial estar bem preparado para fazer perguntas que possam mostrar que irá contribuir para a organização, e que demonstrem que tem interesse em fazer parte da empresa. As perguntas seguintes são bons pontos de partida para adaptar a entrevistas específicas que tiver:

  • Quais são os planos de crescimento da empresa para os próximos cinco anos?
  • Quais são as minhas oportunidades de desenvolvimento de carreira nesta organização?
  • Existem oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento?
  • Existem oportunidades internacionais de trabalho nos escritórios da empresa?
  • Como vê alguém como eu a promover mudanças na sua empresa?
  • Qual é o objetivo da empresa para a pessoa a ocupar este cargo?

Estude a descrição do cargo e reflita sobre cada aspeto mencionado. Rever os dados da oferta e pensar nas suas respostas e ideias em função disso é sempre um bom ponto de partida.
O objetivo é que seja capaz de fazer perguntas específicas e  perspicazes, demonstrando que tem um real interesse na oferta. A entrevista é, igualmente, a sua oportunidade de descobrir se a oportunidade é ideal para si ou não.

Mais importante, é preciso ser positivo, equilibrado e confiante. Foque-se nas suas capacidades, mas reconheça os seus pontos mais fracos, explicando as medidas que devem ser tomadas para melhorar estas áreas.

Para mais dicas de carreiras, fale connosco

banner seta azul neon - alertas de emprego

Subscrever alertas
de emprego 

Read more »

Veja mais conselhos
de carreira 

banner telhado de vidro azul - conselhos de carreira
Read more »

Fale com um consultor
especializado 

banner luzes cidade - contacto
Read more »

Descubra se está
na altura de mudar de trabalho 

banner mulher com tablet - artigo mudar de trabalho
Read more »

Veja as nossas ofertas
de emprego 

banner bolas desfocadas coloridas - ofertas de emprego
Read more »