Como responder perguntas com base em competências em uma entrevista

homem loiro com smart phone

À medida que os empregadores refinam seus processos de recrutamento para melhorar sua capacidade de identificar os melhores profissionais, as perguntas baseadas em competências estão se tornando cada vez mais populares nas entrevistas.

Embora estas perguntas possam ser desafiadoras, elas também oferecem a oportunidade de enfatizar suas realizações e valiosas habilidades. Garantir que destaque efectivamente seus pontos fortes é a chave para o sucesso. Veja o que esperar e como se preparar melhor.

1. Preparação

Como em qualquer entrevista, a preparação é fundamental. Antes da entrevista, identifique exemplos de metas específicas que alcançou ou do trabalho que fez que se relaciona com a especificação do trabalho. As especificações pessoais e as principais habilidades destacadas na descrição do trabalho são bons indicadores do tipo de perguntas que serão feitas na entrevista.

Muitos empregadores desejam que forneça exemplos específicos de trabalhos anteriores e os relacione com a forma como transferirá essas habilidades e sua experiência para a nova função. Reserve um tempo para considerar os momentos em que se destacou em funções anteriores e identifique onde demonstrou as habilidades que o empregador está a procurar.

2. Ensaie suas respostas

As respostas às perguntas baseadas em competências precisam ser entregues de forma articulada, detalhada e estruturada. Os candidatos devem ser capazes de falar com o entrevistador por meio de seus exemplos, explicando o processo usado para resolver problemas ou atingir metas.

Muitas funções profissionais exigem excelente organização e habilidades de gerenciamento de tempo, juntamente com a capacidade de lidar com várias tarefas de forma eficiente e eficaz. Portanto, certifique-se de que seus exemplos destacam essas três habilidades para o entrevistador. Se seus exemplos não destacam qualidades de que você pode precisar para o trabalho, tente escolher um exemplo diferente que o faça.

3. Preste atenção no entrevistador

Ler as dicas fornecidas pelo entrevistador sobre o que ele está procurando é fundamental em uma entrevista baseada em competências. Ao explicar seus exemplos, observe se a linguagem corporal ou o comportamento do entrevistador está gerando uma resposta positiva.

Os candidatos mais fortes são aqueles que podem adaptar suas respostas e comportamentos ao que sabem que o entrevistador está a procurar e apresentá-los de maneiras que influenciam o entrevistador. Siga as dicas do nível de formalidade deles para mostrar que está a prestar atenção à situação e se posicionando de forma a ajudar no que for possível.

4. Tente antecipar as perguntas antes que elas sejam feitas

Ter uma boa ideia do que o entrevistador irá perguntar a você é uma parte fundamental do processo de preparação. Se já considerou as prováveis ​​perguntas baseadas em competência de antemão, é menos provável que seja pego de surpresa e mais preparado para dar uma boa resposta.

As perguntas mais comuns baseadas em competência em uma entrevista incluem:

  • Descreva um período em que teve de trabalhar com um prazo apertado, enquanto ainda gerenciava sua carga de trabalho normal
  • Dê um exemplo de um projeto ou tarefa complexa e como se certificou de ver a tarefa até o fim
  • Pode descrever um caso em que desenvolveu uma estratégia para se manter organizado e garantir que todo o seu trabalho seja feito sob pressão?
  • Descreva uma época em que teve vários projetos - como gerenciou seu tempo de forma eficaz e priorizou suas tarefas?

5. Seja você mesmo

Embora parte de uma entrevista baseada em competência seja vender a si mesmo, você não quer parecer falso ou forçado. Os profissionais podem dizer quando alguém está se esforçando demais para dar a resposta “correta” em vez de uma resposta genuína.

Dê respostas relevantes, honestas e estruturadas que mostrem sua experiência enquanto deixam sua personalidade brilhar. Os empregadores não querem uma resposta de livro didático; eles querem ver a maneira como interage e como apresenta suas informações.

»

Webinars
Robert Walters 

470070440
»
»
»
»