pt

Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Aumentos recordes: 60% dos empregadores deram aumentos em janeiro

 60% das empresas de serviços profissionais declararam que tencionam dar aos seus empregadores um aumento salarial no novo ano – com um aumento médio de cerca de 1-5%.

Os principais motivos para os aumentos salariais, segundo os gestores, têm sido:

  •  Apoiar os funcionários com custo de vida (51%) 
  •  Para ajudar a moral e retenção (32%) 
  • Para uma promoção, tempo de serviço ou metas foram atingidas (17%) 
     

As conclusões são da consultoria global de recrutamento Robert Walters – que acompanha as previsões salariais para o próximo ano, além de entrevistar  4.000 profissionais e 2.000 empregadores para identificar as próximas tendências do local de trabalho.  

François-Pierre Puech, Diretor Robert Walters Brasil e Portugal comenta: "Historicamente, os aumentos salariais têm sido usados como uma métrica para recompensar o trabalho árduo, a lealdade ou a progressão. No entanto, o que este inquérito revela é quão verdadeiramente único o mercado continua a ser - onde os aumentos salariais estão agora a ser concedidos por necessidade por empregadores que receiam não aparecer como um empregador responsável ou ético."

Aumentos salariais marginais para os quadros menos seniores

Embora o custo de vida possa estar na vanguarda dos empregadores, Pesquisa Salarial Robert Walters revela que o aumento salarial médio de 1% a 5% fica em linha com a taxa de inflação prevista para o próximo ano (3,6%). 

François-Pierre Puech: “Realmente não é surpreendente ver esses tipos de aumentos salariais na extremidade sénior do mercado, onde em todos os setores enfrentamos uma escassez aguda de candidatos. Em tempos turbulentos, as empresas muitas vezes preferem a experiência ao potencial e, por isso, a guerra pelo talento tem sido mais pronunciada na extremidade sénior do mercado – com a principal atração nestes tempos sendo a remuneração em vez da segurança da empresa, a longevidade da carreira ou os valores de um potencial empregador.

Embora seja tentador aceitar a oferta de um salário inflacionado em outra empresa, aconselhamos os profissionais a abordar essa decisão com cautela. O que sobe vai descer. A escassez de candidatos está a fazer subir os salários, mas as empresas também estão a fazer muita formação interna e recrutamento na extremidade júnior para ajudar a colmatar esta lacuna num futuro próximo.

Quando a escassez de candidatos estabilizar – o que acontecerá – as empresas analisarão seus maiores custos de pessoal e analisarão se precisam pagar mais esse preço. Vimos acontecer algo semelhante na pandemia, onde a maioria dos cortes foi feita em nível de gestão intermediária."

Empresas compensando com benefícios

Os empregadores admitiram estar receosos com a perda de funcionários que tenha recebido aumentos salariais inferiores à inflação, dessa forma empregadores aumentaram o investimento na cultura do local de trabalho, e nos soft benefits como:

  1. Snacks no escritório
  2. Trabalho flexível
  3. Dispositivos eletrónicos
  4. Carro da empresa 
  5. Programas internos de treinamento 
  6. Bolsas de estudos
  7. Vouchers a utilizar nos estabelecimentos filiados
  8. Descontos para atividades esportivas e de lazer
     

Clique aqui para ter aceder a Pesquisa Salarial Robert Walters 2024 e ter acesso aos principais de insights de contratação do próximo ano.

Partilhar artigo

Links relevantes

Envie-nos a sua oferta de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de contratação
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Junte-se à nossa equipa global de pensadores criativos, solucionadores de problemas e trabalhadores inovadores. Oferecemos progressão acelerada na carreira, uma cultura dinâmica e treino especializado.