Porquê escolher o comércio e a indústria?
O setor do comércio e da indústria é extremamente diversificado, oferecendo várias opções quanto à escolha do tipo de organização, tamanho e cargo a desempenhar.
Se optar por trabalhar no comércio e/ou na indústria, terá potencialmente acesso a uma enorme variedade de oportunidades nesta área em Portugal, com diversas empresas, desde start-ups a multinacionais, que constantemente procuram talentos.
A grande variedade da indústria portuguesa atrai muitos recrutadores para esta área. Devido a esta variedade, um trabalhador com experiência industrial torna-se bastante flexível, sendo as suas capacidades facilmente transferíveis.
Este setor também permite uma trajetória muito mais maleável para quem tenha aspirações em tornar-se CFO de uma start-up ou incorporar uma multinacional. Mas para quem tiver maiores ambições, como por exemplo tornar-se CEO ou COO, então o comércio é uma melhor opção.
A grande variedade da indústria portuguesa atrai muitos recrutadores para esta área.
A escolha do setor e o tamanho da empresa, obviamente, têm impacto no tipo de posições disponíveis para si. Além disso, o tamanho da função de finanças irá ditar a exposição do resto do negócio, e é aí que vai achar que, embora a descrição do trabalho possa parecer semelhante, na realidade, os cargos podem ser tão diversos como as empresas com as quais trabalha.
A escolha do setor e do tamanho da empresa obviamente têm impacto no tipo de ofertas disponíveis para si.
Algumas áreas incluídas no setor do comércio e da indústria incluem:
- Construção;
- Energia/ Recursos Naturais;
- FMCG/ Retail;
- Manufatura;
- Marketing/Media/Publicidade;
- Farmacêutica/ Bio-Tecnologia;
- Serviços Profissionais;
- Setor Público sem fins lucrativos/ Caridade;
- Compra e Venda de propriedades.
Trabalhar com produtos tangíveis torna o comércio e a indústria numa área extremamente emocionante. Outro ponto positivo é a oportunidade de se envolver num processo de tomada de decisão comercial no início da sua carreira.
Conteúdo relacionado
Ver todosJavier de Gregorio, Manager da Divisão de Engenharia da Robert Walters Portugal, analisa o setor e como são os novos perfis de engenharia que as empresas exigem. O avanço da engenharia para um futuro mais sustentável As alterações climáticas, o impulso para a sustentabilidade e a crise da pandemia e
Ler mais