pt

Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais

Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco
Ofertas de emprego

Os nossos especialistas do setor ouvirão as suas aspirações e partilharão a sua história com as organizações de maior prestígio em Portugal. Juntos, vamos escrever o próximo capítulo da sua carreira.

Ver todas as ofertas de emprego
Candidatos

Juntos, mapearemos caminhos que definem a sua carreira e mudam a sua vida para alcançar as suas ambições profissionais. Navegue pela nossa gama de serviços, conselhos e recursos.

Saiba mais
Serviços

Os principais empregadores de Portugal confiam em nós para fornecer soluções de contratação rápidas e eficientes, adaptadas às suas necessidades exatas. Navegue pela nossa gama de serviços e recursos personalizados.

Saiba mais
Sobre a Robert Walters Portugal

Para nós, o recrutamento é mais do que apenas um trabalho. Entendemos que por trás de cada oportunidade está a chance de fazer a diferença na vida das pessoas.

Saiba mais

Trabalhe connosco

As pessoas são o coração do nosso negócio. Ouça histórias da nossa equipa para saber mais acerca de uma carreira na Robert Walters Portugal.

Saiba mais
Contacte-nos

Verdadeiramente global e orgulhosamente local, estamos em Portugal há cerca de 7 anos sempre prontos para oferecer-lhe as melhores soluções de recrutamento.

Fale connosco

Construir uma carreira no domínio da cibersegurança

A procura de especialistas em cibersegurança disparou nos últimos cinco anos, à medida que os empregadores começaram a reconhecer a importância de sistemas robustos para proteger o acesso aos dados, sendo que a incapacidade de o fazer conduz a enormes custos em termos financeiros e de reputação.

Para muitos especialistas neste domínio, a contratação é uma perspectiva apelativa, dando-lhes a oportunidade de obterem taxas diárias lucrativas e ganharem experiência numa vasta gama de empresas e sistemas.

Fabienne Viegas, Senior Manager de IT da Robert Walters Portugal partilham quatro passos que os jovens profissionais de cibersegurança podem dar para se prepararem para uma carreira de sucesso na contratação.

Escolha o seu percurso profissional

O termo “cibersegurança” é muito abrangente e os profissionais que estão a pensar em contratar terão de decidir em que área se querem especializar.

Quando tiver decidido a área em que se quer especializar, pode procurar projetos e formação que o dotem das competências necessárias para se destacar nesta área.

Os profissionais deste sector podem ser classificados, em termos gerais, como especializados nos domínios da auditoria, da aplicação/implementação e da consultoria.

Todas estas especializações podem oferecer oportunidades de contratação, mas exigem que os profissionais desenvolvam competências distintas.

Para os especialistas em consultoria que prestam serviços de aconselhamento às empresas, é essencial ter um conhecimento profundo das tecnologias disponíveis, aliado a um forte sentido de perspicácia empresarial, a fim de adaptar os seus conselhos às necessidades específicas da empresa e compreender o impacto que podem ter noutras prioridades.

Para os profissionais que pretendem especializar-se em funções de auditoria, é essencial ter experiência no estabelecimento de processos sólidos e garantir que as partes interessadas recebem formação adequada para utilizar estas ferramentas de forma eficaz.

Embora os especialistas em implementação possam ter sucesso como generalistas, a procura é geralmente maior para os especialistas que conseguem encontrar um nicho, tornando-se peritos num determinado sistema ou ferramenta. No entanto, os profissionais que adoptam esta abordagem tem de estar conscientes da necessidade de atualizar constantemente os seus conhecimentos para garantir que as suas competências se mantêm relevantes.

Os jovens profissionais da cibersegurança devem descobrir quais são os seus pontos fortes e interesses no início da sua carreira. Quando tiver decidido a área em que se quer especializar, pode procurar projetos e formação que o dotem das competências necessárias para se destacar nessa área.

Procure experiências variadas

Independentemente da área em que pretende especializar-se, é essencial ter uma vasta experiência. Como empreiteiro, trabalhará com empresas de vários sectores, com prioridades e desafios variados.

No início da sua carreira, aproveite todas as oportunidades disponíveis para trabalhar em projetos variados. Quando procuram assumir funções de contratação, os empregadores procuram profissionais que possam demonstrar uma vasta gama de experiência em todo o ciclo de vida da implementação de sistemas.

Embora trabalhar para uma série de empregadores seja uma forma de ganhar experiência em diferentes projetos, os profissionais também o podem conseguir oferecendo-se como voluntários para projetos variados no âmbito de uma única função.

Procurar qualificações relevantes

Cada vez mais, os empregadores procuram contratar pessoal com qualificações específicas da sua profissão. Mesmo no domínio da cibersegurança, as qualificações específicas são muito valorizadas pelos empregadores. Antes de iniciar uma carreira no sector da contratação, a aquisição destas qualificações pode ajudá-lo a destacar-se da concorrência quando procura um emprego.

Dependendo da especialidade que pretende seguir, as seguintes qualificações podem ajudá-lo a adquirir um conhecimento sólido da sua área e a demonstrar os seus conhecimentos.

CISSP - Esta qualificação é altamente considerada pelos empregadores entre os contratantes que procuram passar para uma função de consultoria.

CISA - Para os profissionais que procuram seguir uma carreira na contratação de segurança cibernética como um especialista em auditoria, esta qualificação.

CISM - A qualificação Certified Information Security Manager é muito valiosa para os profissionais que pretendem iniciar uma carreira de contratação em funções de consultoria técnica.

CEH e GPEH - As qualificações Certified Ethical Hacking e General Protocol Error Handling são extremamente valiosas para os profissionais que procuram funções de contratação, ajudando a testar os sistemas de cibersegurança dos clientes.

CRISC - O número de funções híbridas em que os profissionais cobrem o risco de TI e de informação está a aumentar. Esta qualificação (Certified in Risk and Information Systems Control) é muito procurada por empregadores que procuram candidatos para preencher estas funções.

Aprender a adaptar-se

As oportunidades lucrativas oferecidas pela contratação podem atrair muitos profissionais, tal como a oportunidade de trabalhar numa vasta gama de projetos e para uma variedade de empresas em diferentes sectores.

No entanto, a contratação também é, naturalmente, menos fiável do que um papel permanente, o que significa que os contratantes precisam de procurar ativamente novas oportunidades, bem como oportunidades que possam oferecer projetos mais longos para trabalhar para garantir um rendimento.

Em muitos casos, trabalhar com uma agência de recrutamento para ter acesso à sua rede de oportunidades de contratação pode ser um aspeto útil da sua estratégia para encontrar novas funções de contratação, para além de recorrer aos seus próprios contatos.

A contratação pode oferecer oportunidades extremamente atrativas para os profissionais da cibersegurança. Tendo em conta o crescimento exponencial da indústria, a procura de especialistas neste domínio é extremamente elevada, o que, combinado com uma grave escassez de competências, levou a que os contratantes pudessem obter taxas diárias lucrativas.

Embora seguir uma carreira de contratação traga os seus próprios desafios, pode oferecer oportunidades excepcionais para ganhar experiência numa vasta gama de indústrias e oferecer uma flexibilidade sem paralelo.

Partilhar artigo

Links relevantes

Registe-se para criar alertas de emprego
Pesquisa Salarial
Conselhos de carreira
Fale connosco

Saiba mais ao entrar em contacto com um dos nossos consultores especializados em recrutamento

Conteúdo relacionado

Ver todos

7 maneiras de se destacar dos outros candidatos

É um excelente candidato para a oferta de emprego? Mas não é o único. Inspire-se nestas histórias de candidatos que foram além do necessário para impressionar uma empresa e conseguir uma proposta de emprego. Em muitas indústrias e profissões, a competição por bons empregos continua a aumentar. Claro

Ler mais

A importância de um processo de recrutamento eficaz

É essencial gerir as entrevistas de emprego corretamente para conseguir contratar os melhores profissionais. Muitos responsáveis de contratação já compreenderam a necessidade e importância de realizar entrevistas de maneira eficaz, chegando a promover e implementar medidas específicas. Mas serão as

Ler mais

Como pode o mindfulness aumentar a inovação e criatividade?

Existe um paradoxo nas empresas que tentam ser eficientes ao mesmo tempo que querem gerar ideias inovadoras. A maioria das culturas empresariais está mais focada em conseguir uma mudança rápida e rentável e, muitas vezes, na resolução de problemas utilizam uma abordagem comercial em vez de tentarem

Ler mais

Sou Robert Walters, você é?

Usando uma combinação dos dados da nossa equipa de Inteligência de Mercado, informações disponíveis publicamente e o conhecimento dos nossos especialistas em recrutamento, criamos relatórios de salary benchmarking sob medida para atrair os melhores talentos.