O dia da entrevista

mulher desfocada com trânsito a caminho da entrevista

Preparar-se para a entrevista é importante, mas também é essencial organizar-se para o próprio dia, planeando a sua roupa, meio de transporte e aquilo que vai levar consigo.

O que vestir

Com seis em dez gestores a afirmar que a forma de vestir de um candidato tem um grande impacto na sua empregabilidade, as primeiras impressões são mesmo importantes.

No entanto, hoje em dia há bastante mais flexibilidade e variedade na roupa que as pessoas vestem para o trabalho, pelo que é importante fazer uma pesquisa para perceber realmente o dress code da empresa para a qual se está a candidatar. Pode ver as redes sociais e sites corporativos para perceber o tipo de formalidade necessário. Afinal, não vai querer aparecer numa entrevista para uma start-up tecnológica vestido com o seu melhor fato, ou de calças de ganga num escritório de advogados.

Embora seja importante vestir-se de forma profissional, não vai querer parecer um clone sem personalidade – pode expressar-se através da sua roupa, desde que não abuse.
A ideia é impressionar o seu entrevistador pelas suas competências e experiência, e não pela roupa que tem vestida, que deve causar boa impressão mas não ser o foco.

Idealmente, pergunte ao seu consultor de recrutamento o que deve vestir, pois este saberá aconselhá-lo da melhor maneira. Porém, se estiver a lidar directamente com o departamento de recursos humanos da empresa, ou com o manager do departamento que tem esperança de integrar, o mais fácil é perguntar qual é o dress code para a entrevista. Ninguém vai levar a mal a pergunta: “Desculpe, pode-me dizer qual é o dress code mais indicado para a entrevista?”

Vestir-se de forma profissional vai ajudar a que as suas competências, êxitos e personalidade brilhem. Não se esqueça de mudar subtilmente a sua roupa para a segunda entrevista.

A ideia é impressionar o seu entrevistador pelas suas competências e experiência, e não pela roupa que tem vestida, que deve causar boa impressão mas não ser o foco.

Planeie a viagem

Planeie o caminho e meio de transporte para a entrevista no dia anterior, assegurando-se de deixar algum tempo no caso de haver algum atraso nos transportes ou trânsito. É boa ideia organizar-se de forma a chegar ao local da entrevista algum tempo antes, para poder fazer um reconhecimento da área e beber um café com calma, revendo as suas notas. Independentemente da hora a que chegue, não entre na receção da empresa a apresentar-se até faltarem 10 minutos para a hora da entrevista.

O que levar

É sempre uma boa ideia levar mais do que uma cópia impressa do seu CV, para o caso de o entrevistador inesperadamente trazer outro colega para a sala de entrevista – vai passar uma imagem de calma e organização se puder entregar cópias adicionais sem ficar atrapalhado.

Outro conselho importante é escrever num papel a morada da empresa, hora da entrevista, nome e função do seu entrevistador, no caso de ficar sem bateria no telefone e não tiver maneira de saber estes dados no momento.

RECORDE

  • Descubra qual é o dress code com tempo antes da entrevista
  • Planeie o seu itinerário para a entrevista
  • Chegue à recepção da empresa 10 minutos antes da hora marcada
  • Leve cópias extra do seu CV, e um portfolio em caso aplicável

Caso necessite de mais conselhos de recrutamento, entre em contacto com um dos nossos consultores, ou faça download do nosso novo Guia completo para entrevistas

Conselhos
de carreira 

»

Guia completo para entrevistas de emprego 

»

Ofertas
de emprego 

»

Compare o
seu salário  

»

Subscreva os nossos 
alertas de emprego 

»