Como criar o discurso perfeito da sua marca pessoal

mulher com portátil a janela

É o chamado elevator pitch que, em poucas palavras, mostra aos recrutadores e contactos o que temos para oferecer. Deixamos aqui algumas dicas para fazê-lo da melhor maneira.

Num mundo em que somos permanentemente bombardeados com informação, faz toda a diferença conseguir destacar-nos. Construir um discurso potente sobre a nossa marca pessoal ajuda-nos a atingir este objetivo.

Esta ferramenta essencial de auto-marketing é basicamente um discurso conciso e cuidado sobre quem somos, os nossos conhecimentos e competências-chave, bem como o valor que podemos acrescentar a uma qualquer empresa onde gostássemos de trabalhar. Por exemplo:     

  • Software developer acreditado com 7 anos de experiência de desenvolvimento de apps e ferramentas para reconhecidas empresas de Fintech;
  • Accountant especializado em PMEs criativas, interessado em pôr em prática as suas competências profissionais para apoiar a cultura empreendedora de start-ups e pequenas empresas.

Pense no seu discurso de marca pessoal enquanto “elevator pitch” para mostrar quem é e o que tem para oferecer. Isto é ideal para chamar a atenção de um potencial futuro chefe, ou consultor de recursos humanos que esteja em busca de novos perfis, ou simplesmente para ter uma boa frase preparada quando um entrevistador lhe diga por Skype: “Fale-me sobre si...”

Mas onde pode utilizar a sua marca pessoal? Como elaborá-la? E quais serão as melhores técnicas para se destacar dos restantes candidatos?

Como utilizar o seu discurso de marca pessoal

A sua marca pessoal pode ser utilizada em qualquer lugar que possa ajudá-lo a “vender-se” a um potencial empregador: no cabeçalho do seu CV, numa carta de apresentação, num email, no seu perfil do LinkedIn, entre outros.

Também pode utilizar o seu discurso de marca pessoal ou personal branding para começar bem uma entrevista, ou enquanto faz networking com novos contactos cara-a-cara. A ideia não é soar como um papagaio a repetir um guião decorado, mas é útil ter um resumo previamente pensado, especialmente naqueles momentos em que não lhe ocorre nada para dizer, ou está sem ideias para começar uma conversa.

Este discurso, na sua forma mais simples, é tipicamente uma única frase, no estilo dos exemplos anteriores, mas é útil ter versões de extensão diferente para poder adaptar a diversos contextos. Por exemplo:

  • Software developer acreditado por reconhecidas empresas de Fintech;
  • Software developer acreditado com 7 anos de experiência de desenvolvimento de apps e ferramentas para conhecidas empresas de Fintech;
  • Software developer acreditado com 7 anos de experiência de desenvolvimento de apps e ferramentas para empresas de Fintech reconhecidas. Estou à procura de uma oportunidade laboral onde possa desenvolver as minhas capacidades de team-building num ambiente em que a inovação tecnológica seja vital para o sucesso do negócio.

Como elaborar um discurso dos seus objetivos (mission statement)

Tal como pode ver nos exemplos que se seguem, os mission statements costumam seguir uma fórmula típica:

  • “[Eu sou] um X com Y à procura de fazer Z”

X resume o que faz, idealmente com algum tipo de acreditação. Por exemplo, “acreditado por...”; “grande experiência em...”; ou “bilingue”.

Y tem a ver com a sua experiência e o tipo de valor que pode oferecer, como por exemplo: “... com 5 anos de experiência na negociação de fusões e aquisições no setor retalhista.”

Z é o que está à procura, também idealmente apresentado como um benefício para a sua potencial audiência. Por exemplo: “estou em busca de uma oportunidade que me permita traduzir as minhas reconhecidas capacidades de desenvolvimento de negócio em eficazes iniciativas de angariação de fundos sem fins lucrativos.

Pense no seu discurso de marca pessoal enquanto “elevator pitch” para mostrar quem é e o que tem para oferecer.

Dicas essenciais para fazer destacar o seu discurso

  • Comece por se sentar e fazer uma lista com as suas competências-chave, qualidades e experiência. Quais se destacam? Quais interessarão mais ao seu futuro chefe? Como pode combiná-las para conseguir o melhor efeito possível na fórmula do seu discurso?
  • Pense em alguém que conheça, com experiência e objetivos semelhantes aos seus. O seu discurso soa igual ao dessa pessoa? O que pode mudar para que o seu se distinga?
  • Lembre-se que cada palavra no seu discurso tem de estar lá para enriquecê-lo, ou seja, não há espaço para bengalas, repetições ou ambiguidade. Continue a trabalhar nisto até que o seu discurso seja tão conciso como um bom título de jornal.
  • Perceba também aquilo que deve ficar de fora do seu discurso: não se trata de descrever a sua missão de vida, ou o seu trabalho de sonho, pelo que deve mantê-lo puramente profissional, evitando extravagâncias ou ideias demasiado abstratas.
  • Mantenha a calma e os pés bem assentes na terra. Evite expressões exageradas como “sou incrivelmente talentoso” ou “super inteligente”, ou alegar ideias do tipo “desde criança que sonho ser financeiro...”.
  • Pratique o seu discurso com amigos ou familiares. Faz sentido fora do contexto? O discurso é fluído, ou tropeça em certas palavras ou frases? Continue a rever e a editar até que tenha um formato com o qual se sinta confortável e que seja fácil de expressar.
  • Evite utilizar clichés e expressões do tipo “com uma paixão por...”; “orientação a resultados”; “motivado e enérgico”; “altamente organizado” ou “atenção ao detalhe” – tudo isto costuma ser ignorado por ser muito genérico e utilizado pela grande maioria dos candidatos. Em vez destas expressões, utilize outras que acrescentem valor e pormenores concretos, como por exemplo: “MBA recente com...”; “Developer de Python com...”; “Financeiro especializado em Tesouro com...”
  • Mantenha o discurso atualizado

Tal como com o seu restante CV, é uma ótima ideia rever e atualizar o seu discurso com regularidade à medida que as suas competências, experiência e aspirações se forem alterando. Além disso, esteja preparado para o adaptar de forma a torná-lo mais relevante para as diferentes ofertas de emprego a que se candidate.

Mais exemplos

Deixamos aqui mais alguns exemplos para se inspirar e criar um excelente discurso de marca pessoal:

  • Especialista em marketing digital internacional que lançou mais de 20 websites em 10 línguas em 12 países diferentes. Atualmente procuro uma oportunidade para combinar as minhas capacidades de marketing técnico e criativo, idealmente em ecommerce ou B2B. 
  • Desde DM até à criação de apps, sou especialista em comunicação e não necessito de uma agência para ser criativa por mim. Tenho um bom track record de ROI de campanhas. Atualmente procuro fazer a diferença numa empresa que queira realmente contar a sua história de uma forma única, memorável e com impacto.
  • Business developer na área de saúde no espaço Ásia-Pacífico, responsável por implementar novos modelos de atenção integrada e coordenada. Procuro um provedor que partilhe a minha visão de uma sociedade onde todos possam receber atenção personalizada, que incorpore as várias dimensões fundamentais para o bem-estar de um indivíduo. 
  • Consultor especializado em comércio internacional e tecnologia, frequentemente abordado por headhunters, com 8 anos de experiência em política tecnológica, desenvolvimento e estratégia de negócio internacional no Reino Unido, EUA e Nova Zelândia. Busco um novo desafio como assessor comercial de C-level numa empresa tecnológica em crescimento.
  • Contratei-os a todos, e agora vou ajudá-lo a mantê-los na sua equipa! Especialista em aquisição de talentos e recursos humanos, abri escritórios em diferentes países e formei equipas para alguns dos melhores recrutadores profissionais da Europa. Estou atualmente interessado num posto para um ambicioso global player centrado no desenvolvimento de marcas de empregadores e estratégia de retenção de talento.

Quer obter mais informações sobre as últimas ofertas de emprego, ou conversar sobre a sua carreira ou necessidades de contratação? Entre em contacto connosco hoje.

banner prisma roxo

Subscrever alertas de emprego 

Read more »

Mais conselhos de carreira 

Read more »

Últimas ofertas de emprego 

banner telhado azul
Read more »

Compare o
seu salário 

banner ponte azul iluminada
Read more »

Fale com um dos nossos consultores especializados 

banner seta lâmpadas
Read more »

Últimas ofertas